sobre nóscontatolíngua | ENGLISH Portuguese
sobre nóscontato língua • ENGLISH Portuguese

Receita de Bolo de Framboesa, La Patissêrie des Reves

04 Julho 2017 Receitas Passagem Gastronomica - Receita de bolo de framboesa

Esta receita de bolo de framboesa vem de uma das minhas patissêries favoritas: a La Patissêrie des Reves (já falei sobre ela nesse post). Alguns anos atrás quando fui a Paris visitei a loja e comi o famoso Saint Honoré (pra quem não conhece ele é feito a base de creme de confeiteiro e bombas recheadas caramelizadas) e foi paixão instantânea!

A La Patissêrie des Reves foi fundada em 2009 pelo pastry chef Philippe Conticini e pelo empresário Thierry Teyssier. O menu foi elaborado pra revisitar clássicos franceses como o Saint Honoré, Madeleines e Tart au Citron, trazendo alguns twists modernos para essas sobremesas tão amadas pelos franceses.

Com o sucesso de Paris, a Patissêrie des Reves abriu algumas unidades em Londres com o mesmo menu e decoração minimalista e encantadora. Infelizmente as unidades em Londres acabaram fechando em 2016, ficando abertas apenas as de Paris.

Em 2014 eles publicaram a versão em inglês do livro da La Patissêrie des Reves (que por sinal literalmente se traduz como Patissêrie dos Sonhos) que é um dos livros de patissêrie mais lindos que encontrei. Algumas receitas são relativamente simples – como essa receita de bolo framboesa, e outras exigem mais etapas e dedicação (como qualquer sobremesa mais sofisticada). O livro é dividido em capítulos dedicados a diferente preparações, como biscoitos, bolos, clássicos e viennoiseries.

Recomendo o livro pra quem procura clássicos da patissêrie francesa com um toque mais moderno. Sem contar que ele é lindo de viver e super inspirador. O livro é publicado pela Grub Street que disponibilizou uma cópia para que pudéssemos testar.

A receita que testamos foi a receita de bolo de framboesa. O bolo é delicioso, não é difícil de fazer e é daqueles que faz estilo mais leve e vai bem em qualquer hora do dia! o chá verde em pó adiciona um sabor interessante, mas é opcional pra quem não gostar ou não encontrar.

Receita de Bolo de Framboesa
Ingredientes
    Para a Massa:
  • 170g de manteiga em temperatura ambiente (extra para untar)
  • 1 pitada de sal
  • 65g de açúcar mascavo
  • 60g de açúcar de confeiteiro (extra para decorar)
  • 60g de farinha de amêndoas
  • 2 ovos
  • 1 gema
  • 15ml de leite semi-desnatado
  • 60ml de creme de leite de caixinha
  • 110g de farinha de trigo peneirada (extra para untar)
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 150g de framboesa fresca
  • 15g de coco ralado
  • 15g de chá verde em pó (matcha)
  • Para as Claras em Neve:
  • 2 claras
  • 15g de açúcar mascavo
Preparo
  1. Usando uma forma retangular de 20cm de comprimento, corte papel manteiga no sentido do comprimento de forma a criar uma espécie de alça para ajudar a retirar o bolo da forma. Passe manteiga para ajudar a grudar o papel e por cima unte com manteiga e farinha.
  2. Para a massa, adicione na batedeira a manteiga, o sal, dois tipos de açúcar e a farinha de amêndoa e bata até ficar uma mistura mais clara. Acrescente os ovos e a gema até que fique bem misturado. Incorpore o leite e o creme de leite. Em seguida adicione a farinha e o fermento em duas etapas, misturando bem entre elas. Reserve.
  3. Bata as claras com o açúcar até ficar em ponto de clara em neve mais firme.
  4. Na massa coloque cerca de 90% das framboesas e misture delicadamente. Adicione metade das claras em neve e misture devagar e depois misture o restante cuidadosamente.
  5. Coloque a mistura na forma (deve encher cerca de 3/4 da altura) e adicione o restante das framboesas e o coco.
  6. Leve ao forno preaquecido a 170C por cerca de 45 minutos ou até espetar um palitinho e ele sair limpo. Se você achar que ele está dourando demais no topo coloque um papel alumínio pra não queimar.
  7. Retire do forno e espere ele esfriar um pouco antes de tirar da forma. Deixe esfriar completamente antes de servir. Para decorar salpique açúcar de confeiteiro e o chá verde por cima. Sirva imediatamente e aproveite (esse bolo é mais gostoso fresquinho, no dia em que assou).
http://passagemgastronomica.com.br/2017/07/receita-de-bolo-de-framboesa-la-patisserie-des-reves/

Passagem Gastronomica - Receita de bolo de framboesa Passagem Gastronomica - Receita de bolo de framboesa Passagem Gastronomica - Receita de bolo de framboesa Passagem Gastronomica - Receita de bolo de framboesa Passagem Gastronomica - Receita de bolo de framboesa Passagem Gastronomica - Receita de bolo de framboesa Passagem Gastronomica - Receita de bolo de framboesa Passagem Gastronomica - Receita de bolo de framboesa Passagem Gastronomica - Receita de bolo de framboesa

 

Deixar um Comentário