sobre nóscontatolíngua | ENGLISH Portuguese
sobre nóscontato língua • ENGLISH Portuguese

Receita de Sticky Toffee Pudding, do livro Pride and Pudding

30 Março 2017 Receitas

Passagem Gastronômica - Receita de Sticky Toffee Pudding

Pra mim nada harmoniza mais com uma receita do que uma história. Nada mais excitante do que ter um prato na sua frente e ouvir de quem o preparou o motivo daquele prato ser importante pra ele, a origem daquela receita e a relação que ele tem com o que você está prestes a comer. Isso pra mim possui o poder de elevar qualquer prato, pois você se apaixona pela história e todo aquele novo contexto que te faz apreciar ainda mais aquilo que você está comendo. Por isso, quando ouvi falar sobre o livro Pride and Pudding – que é um livro sobre a história da gastronomia inglesa – da Regula Ysewijn fiquei super curiosa pra conhecer. Na verdade conheci a Regula Ysewijn alguns anos atrás – antes mesmo dela publicar esse livro – em um evento onde ela estava contando sobre seu blog e seu interesse pela gastronomia inglesa. Lembro que fiquei intrigada pela paixão dela por uma gastronomia que está longe de ser associada a adjetivos positivos e ainda mais quando ela contou que é originalmente da Bélgica e que desde jovem nutre esse interesse pela Inglaterra.

O livro é simplesmente apaixonante com lindas fotos e ilustrações encantadoras – que foram feitas pelo marido da Regula – espalhadas por suas páginas . Algumas receitas não são para todos os gostos e particularmente eu não prepararia em casa – como o black pudding griddle cakes e o cabbage pudding – mas ao mesmo tempo as receitas se encaixam no contexto do livro e possuem um motivo para estarem elencadas nele, já que afinal elas fazem parte da história da gastronomia inglesa.

Pride and Pudding é publicado pela Murdoch Books e é exclusivamente dedicado a receitas de pudding – que podem ter variações doces e salgadas – e cada capítulo cobre uma preparação diferente para o pudding, como no vapor, assado e puddings com leite. As receitas são históricas mas foram adaptadas para os nossos dias de hoje e cada uma delas possui uma introdução e a origem daquele prato.

A receita que escolhi pra preparar é a minha sobremesa inglesa favorita: a receita de sticky toffee pudding, um bolo preparado com tâmaras ou ameixas servido com calda de caramelo e creme de leite ou sorvete de baunilha. O sticky toffee pudding é pesado e doce, mas é daquelas sobremesas MARAVILHOSAS que é impossível resistir. Adoro a combinação do sabor levemente agridoce da tâmara, com o caramelo da calda e a cremosidade levemente azeda do creme de leite.

Anteriormente já fiz outra receita de sticky toffee pudding que levava tâmaras – ao invés de ameixa como nesta receita – e era assada como um bolo tradicional e não como o banho-maria. Mas eu adorei a textura do bolo nesta receita, que fica mais molhadinho e denso comparado ao tradicional assado diretamente no forno. Sobre a calda de maçã – que é chamada de apple butter ou appelstroop em Belga de onde esse ingrediente é proveniente – a idéia é que ela dê um toque de acidez ao doce da sobremesa. Não consegui encontrar este ingrediente por aqui e fiz uma receita que encontrei na internet que achei que ficou muito doce e por isso não deu uma mega diferença no resultado final. Por isso, se estiver com preguiça de fazer a calda de maçã pode substituir por açúcar.

Sticky Toffee Pudding
Ingredientes
    Para o bolo:
  • 225g ameixa seca sem caroço
  • 85g manteiga sem sal amolecida
  • 100g açúcar mascavo 
  • 2 ovos
  • 2 colheres de sopa calda de maçã ou 1 colher de sopa extra de açúcar mascavo
  • Uma pitada de sal
  • 175g farinha de trigo com fermento
  • creme de leite de caixinha ou nata para servir
  • Para a calda de maçã:
  • 1 e 1/2 xícaras de chá suco de maçã
  • 1/2 xícara de chá de açúcar mascavo
  • 1 colher de sopa maple syrup ou mel
  • Para o caramelo:
  • 50g manteiga sem sal
  • 175g açúcar mascavo
  • 200ml creme de leite fresco
  • 1 colher sopa calda de maçã (opcional)
Preparo
  1. Comece pela calda de maçã. Coloque o açúcar e o suco de maçã em uma panela. Deixe reduzir em fogo baixo até atingir a temperatura de 107C. Tire do fogo e deixe esfriar. Em seguida adicione o maple syrup. 
  2. Enquanto isso unte uma forma de muffin com bastante manteiga e corte círculos em papel manteiga do tamanho do fundo das forminhas e coloque por cima da camada de manteiga. Reserve.
  3. Coloque as ameixas em uma vasilha e cubra com água fervente por cerca de 15 minutos. Em seguida retire o líquido e bata as ameixas em um liquidificador até obter uma consistência de purê.
  4. Combine a manteiga e o açúcar com a batedeira ou batedor de arame. Adicione os ovos e bata. Acrescente o purê de ameixa, a calda de maçã e a pitada de sal e misture. Por fim adicione a farinha peneirada e mexa.
  5. Passe a mistura para as formas de muffin e coloque dentro de uma forma maior para cozinhar em banho-maria. Preencha a forma de baixo com água fervente até atingir a metade da forma de muffin. Imediatamente cubra com papel alumínio e leve ao forno preaquecido a 180C por 30-45 minutos ou até que um palitinho saia limpo quando inserido no centro do bolinho. Retire do forno e deixe esfriar levemente.
  6. Para preparar a calda de caramelo derreta a manteiga em fogo baixo e em seguida junte os demais ingredientes. Deixe cozinhar até o açúcar estar dissolvido.
  7. Coloque os bolinhos na calda de caramelo e sirva com mais caramelo e creme de leite.
  8. Rendimento: Cerca de 8 bolinhos de 7-8 cm
http://passagemgastronomica.com.br/2017/03/receita-de-sticky-toffee-pudding-do-livro-pride-and-pudding/

Passagem Gastronômica - Receita de Sticky Toffee Pudding Passagem Gastronômica - Receita de Sticky Toffee Pudding Passagem Gastronômica - Receita de Sticky Toffee Pudding Passagem Gastronômica - Receita de Sticky Toffee Pudding Passagem Gastronômica - Receita de Sticky Toffee Pudding Passagem Gastronômica - Receita de Sticky Toffee Pudding Passagem Gastronômica - Receita de Sticky Toffee Pudding Passagem Gastronômica - Receita de Sticky Toffee Pudding Passagem Gastronômica - Receita de Sticky Toffee Pudding Passagem Gastronômica - Receita de Sticky Toffee Pudding Passagem Gastronômica - Receita de Sticky Toffee Pudding Passagem Gastronômica - Receita de Sticky Toffee Pudding Passagem Gastronômica - Receita de Sticky Toffee Pudding

Deixar um Comentário

1

Liz Cochoni

Abril 7, 2017

Que bom colocar no blog essa receita tão gostosa e que faz pensar em uma tarde fria e chuvosa com uma xícara de chá quentinha na mão. Beijos