sobre nóscontatolíngua | ENGLISH Portuguese
sobre nóscontato língua • ENGLISH Portuguese

Cookbook Club: Summers Under the Tamarind Tree

23 Fevereiro 2017 Tips & Tricks

Passagem Gastronômica - Cookbook Club: Summers Under the Tamarind Tree

Em 2017 um dos projetos que eu queria organizar era um cookbook club, onde um grupo interessado em comida escolhe um livro de receitas por mês para discutir e preparar pratos do livro. O primeiro encontro do cookbook club aconteceu no começo de fevereiro e foi muito gostoso poder conhecer pessoas novas e compartilhar nosso amor pela cozinha. O livro que escolhemos para cozinhar foi o “Summers Under the Tamarind Tree: Recipes and memories from Pakistan” da escritora Sumayya Usmani, um livro de gastronomia contemporânea do Paquistão que celebra a tradição do país, onde a autora passou sua infância aprendendo a cozinhar com sua mãe e avó.

Nas mais de 100 receitas do livro é marcante a presença de temperos nos mais diversos pratos e inclusive nas bebidas. Achamos interessante poder explorar esse universo dos temperos e ver o resultado das combinações nos pratos. Cada um preparou uma receita em sua casa e compartilhamos o que preparamos no encontro. Os pratos escolhidos foram:

– Spiced Pomegranate Sharbat: Uma bebida preparada com romã, gengibre e outros temperos. Mudei um pouco a receita e concentrei as especiarias apenas no gengibre e na pimenta do reino. É um drink refrescante batido com gelo, ainda mais se adicionar um pouco de suco de limão.

– Naan com semente de gergelim e Nigella: Este pão foi minha receita favorita no livro. Ele é macio, mas com uma casquinha queimadinha por fora. Servimos quentinho com iogurte com muita menta picada.

– Arroz com açafrão, especiarias e amêndoas: Adoro qualquer tipo de arroz e foi interessante experimentar esta versão aromática e com uma textura crocante trazida pelas amêndoas. O arroz também leva cebolas caramelizadas que dão um toque adocicado e muito gostoso.

– Pernil de cordeiro: O pernil de cordeiro nesta receita é marinado no iogurte com especiarias, amêndoas e folhas de rosa. Ele vai ao forno por cerca de 3 horas e quando é servido a carne está desmanchando.

– Pudim de arroz: Uma espécie de creme feito com arroz moído, leite e leite condensado que é servido com pistache e pétalas de rosa. A apresentação fica linda com o contraste do verde e rosa no fundo branco!

Em geral gostamos muito das receitas do livro, mas todos nós ficamos decepcionados com as instruções. Para preparar o pão, por exemplo, o livro lista 300ml de leite e na descrição do preparo faz referência apenas à metade dessa quantidade. O pudim de arroz leva muito mais tempo pra preparar do que o sugerido no livro e as instruções do cordeiro não são tão claras e geram dúvida.

De qualquer maneira, gostamos dos pratos que preparamos, e o livro é uma boa fonte de inspiração!

Foi um almoço muito divertido pra compartilhar a experiência de cozinhar com este livro, além de ser uma oportunidade pra conhecer pessoas novas que possuem o mesmo interesse. Vamos repetir o cookbook em março e não vejo a hora de reunir a turma novamente. Aliás, se alguém morar em Londres e quiser participar, é mais que bem-vindo, só me mandar uma mensagem!

Passagem Gastronômica - Cookbook Club: Summers Under the Tamarind Tree Passagem Gastronômica - Cookbook Club: Summers Under the Tamarind Tree Passagem Gastronômica - Cookbook Club: Summers Under the Tamarind Tree Passagem Gastronômica - Cookbook Club: Summers Under the Tamarind Tree Passagem Gastronômica - Cookbook Club: Summers Under the Tamarind Tree

Deixar um Comentário

2

Liz Cochoni

Março 11, 2017

Parabéns pelo blog atualizado sempre e pela iniciativa do grupo muito interessante.Beijos