sobre nóscontatolíngua | ENGLISH Portuguese
sobre nóscontato língua • ENGLISH Portuguese

Onde Comer Ramen em Tokyo

04 Janeiro 2017 Restaurantes, Viagens

Passagem Gastronômica - Onde Comer Ramen em Tokyo

Tokyo é definitivamente o melhor lugar do mundo para se comer noodles, conhecido no Brasil como macarrão chinês. E por isso decidimos fazer este post com dicas de onde comer ramen em Tokyo. No Japão os três tipos de noodle mais populares são ramen, soba e udon. Ramen é originário da China e preparado com farinha, ovos e água, sendo sempre servido em um bowl com caldo. O soba é proveniente do norte do Japão, feito a base farinha de trigo-sarraceno e é normalmente mais firme e fino. Ele pode ser consumido quente ou frio em sopa, ou ser mergulhado em um molho. Por último, o udon vem do sul do Japão e é mais grosso que os demais.

Além dessas variações básicas, em Tokyo encontramos uma proliferação de estilos e tendências diferentes em noodles. O site Lucky Peach, por exemplo, traz inclusive um guia com ramen regionais em Tokyo. É muito difícil fazer um guia com os melhores lugares para comer ramen em Tokyo pois existe uma infinidade de opções e tipos distintos. Depois de ler uma série de artigos na internet acabei compilando uma lista com os seguintes lugares:

1. Rokurinsha (1-9-1 Marunouchi, Chiyoda-ku – Tokyo Station) – Um dos restaurantes de ramen mais populares em Tokyo, ele é famoso pelo tsukemen (um tipo de noodle que vem a parte e você molha no caldo antes de comer). Sempre com bastante fila, é recomendado chegar cedo.

2. Fu-unji (2-14-3, Yoyogi, Shibuya-ku – Perto da Shinjuku Station) – Mais detalhes abaixo.

3. Afuri (diferentes localizações em Tokyo) – Conhecido pelo ramen com caldo de frango e toque cítrico de yuzu – uma fruta originária da Ásia que lembra uma mistura de tangerina, toranja e limão.

4. Kagari (4-4-1 Ginza, Chuo-ku – Perto da Ginza Station) – Mais detalhes abaixo.

Em Tokyo o melhores locais para ramen são normalmente estabelecimentos pequenos e com bastante fila na entrada. Em geral você faz seu pedido em uma máquina na entrada, paga e quando se senta no balcão seu prato é rapidamente servido. Você vai perceber que esses lugares costumam ser silenciosos, pois a idéia é comer seu ramen e ir embora. Nada de ficar jogando conversa fora ou tomando drink atrás de drink.

Como não passamos muitos dias em Tokyo conseguimos conhecer apenas dois lugares de ramen, o Fu-unji e o Kagari. Os dois são ótimos, mas se tivesse que escolher apenas um com certeza seria o Fu-unji, que é de longe o melhor ramen que comi na vida.

Fu-unji

Popular pelo Tsukemen – tipo de noodle em que os componentes são servidos separados, e você então mergulha o noodle no bowl com molho para comer – o Fu-unji é um dos destinos gastronômicos mais populares para amantes de ramen em Shinjuku (bairro de Tokyo). A fila na entrada é grande e quando você entra no restaurante ainda tem mais umas 15 pessoas na fila, mas a espera é recompensada. O que mais nos chamou a atenção no Tsukemen servido no Fu-unji é o molho extremamente cremoso, a base de caldo de frango e pó de peixe defumado. Quando receber seu pedido mergulhe o noodle – que é “al dente”e vem gelado – no molho e delicie-se.

Pra fazer o pedido na máquina existem dois tipos de Tsukemen, o dipping noodle e o special dipping noodle sendo que o segundo tem adição de ovo e barriga de porco. Você também pode adicionar mais ovo, cebolinha, broto de bambu e alga, mas na verdade todos esses ingredientes já vêm na porção especial (a gente não sabia e acabou pedindo mais de quase tudo, muito exagero). E ah, no balcão eles perguntam se você quer a porção de macarrão média ou grande – o mesmo valor para as duas. A média é bem servida.

Passagem Gastronômica - Fuunji Ramen - Tokyo Passagem Gastronômica - Fuunji Ramen - Tokyo Passagem Gastronômica - Fuunji Ramen - Tokyo Passagem Gastronômica - Fuunji Ramen - Tokyo

Kagari

O Kagari fica em uma viela escondida no meio de um dos distritos mais agitados de Tokyo, Ginza. Mas a fila na porta faz com que seja fácil achar o local. São apenas 8 lugares ao redor de um balcão de madeira e por isso vale a pena chegar cedo para não esperar muito tempo na fila.

Apesar do sinal na porta dizer soba – noodles feito a base de farinha de trigo-sarraceno – eles não possuem nenhuma opção de soba no menu. Na verdade a especialidade da casa é o “tori-paitan ramen”, noodle servido com caldo de frango muito cremoso, acompanhado por fatias de peito de frango suculentas e vegetais. Aqui eles também oferecem opções de acompanhamento extra, como alho frito, mas nós pedimos a versão tradicional que era bem gostosa.

Passagem Gastronômica - Kagari Ramen - Tokyo Passagem Gastronômica - Kagari Ramen - Tokyo Passagem Gastronômica - Onde Comer Ramen em Tokyo

Deixar um Comentário