sobre nóscontatolíngua | ENGLISH Portuguese
sobre nóscontato língua • ENGLISH Portuguese

Como Congelar Alimentos

15 Agosto 2016 Receitas, Tips & Tricks

Passagem Gastronômica - Como Congelar Alimentos

Minha mãe é uma das pessoas que mais usa o congelador no mundo! Exageros a parte eu sempre me lembro dela organizando o congelador com porções de frutas, comidas prontas e carnes (ela tem ótimas dicas de como congelar alimentos). Definitivamente o congelador é um ótimo aliado pra evitar o desperdício e pra sempre ter algo à mão no dia-a-dia. Durante muitos anos os produtos congelados sofreram desdém pela comunidade culinária. Muitos alegavam que a textura do produto ficava diferente, perdia o frescor e o sabor. Mas recentemente essa tendência tem mudado. O New York Times publicou uma matéria algum tempo atrás falando exatamente sobre isso. Muitos chefes usam agora o congelador como aliado, inclusive afirmando que os produtos se mantêm mais frescos do que se mantido na geladeira por alguns dias. Quando estagiei no Ledbury em Londres, lembro que o chefe recebia a lagosta fresca, passava na água fervendo rapidamente e congelava pra usar no dia seguinte. Ele dizia que dessa forma a lagosta ficava mais fresca do que se ele a deixasse na geladeira até o outro dia.

Eu também sou super adepta do freezer, já que me ajuda a organizar as refeições em casa sem ter que ir ao supermercado constantemente. Além disso, é ideal pra aproveitar o pico de alguns ingredientes, como é o caso do tomate no verão que é infinitamente mais gostoso do que no inverno (e muitas vezes mais barato). Por isso, eu costumo fazer um volume bem grande de molho de tomate nos meses quentes e congelo em vários potinhos pra ir descongelando nos próximos meses.

Algumas dicas de como congelar alimentos são valiosas:

1. Para armazenar os ingredientes no congelador o ideal é usar recipientes de plástico – os de vidro podem expandir e estourar – e não encher demais. Outro ótimo amigo do freezer são os saquinhos estilo zip-lock que são mais compactos e ocupam menos espaço.

2. Sempre marque os recipientes no freezer com uma caneta permanente ou etiqueta mais forte pra não escapar quando a superfície congelar. Coloque a data e indique o ingrediente/prato. Facilita muito pra achar o que está procurando depois.

3. Quando congelar frutas como amora ou morangos o ideal é espalhar em uma assadeira, congelar e só depois passar para um recipiente. Assim eles não formam um bloco de frutas e fica mais fácil de descongelar só a quantidade que você quiser. O mesmo vale pra pão de queijo ou legumes como brócolis.

4. Quando for congelar bifes enrole cada um individualmente em plástico filme e congele separadamente. Assim você consegue pegar porções individuais quando for preparar, sem ter que tentar descongelar tudo de uma vez.

5. Uma vez descongelado não congele novamente! Cada produto/prato só deve ser descongelado uma única vez.

6. Não lote o freezer, pois isso dificulta que ele mantenha a temperatura necessária para impedir o crescimento de microorganismos que estragam a comida.

7. Para melhor preservar a textura, cor e sabor dos vegetais o melhor é cozinhar parcialmente em água fervendo e passar em água gelada antes de congelar.

8. Quando descongelar não use água fervendo, pois isso muda a textura e o sabor dos alimentos. O ideal é deixar descongelando na geladeira ou no balcão.

 9. Alguns alimentos não congelam muito bem como: vegetais com alto nível de água (como pepino e alface); leite e seus derivados; molho e caldas a base de ovos.

Deixar um Comentário