sobre nóscontatolíngua | ENGLISH Portuguese
sobre nóscontato língua • ENGLISH Portuguese

Receita de Muffins de Mirtilo

09 Junho 2016 Receitas

Passagem Gastronômica - Receita de Muffins de Mirtilo

Quando estávamos no aeroporto de Estocolmo comemos um muffin de mirtilo que estava muito gostoso. Fiquei com uma idéia fixa de preparar uma receita de muffins de mirtilo em casa, pois queria muito comer um quentinho, recém saído do forno. Muffins são daquelas criações que são incomparavelmente melhores fresquinhos.

Quando comecei a procurar por receitas de muffins de mirtilo encontrei uma infinidade delas com ingredientes e modos de preparo totalmente diferentes. Decidi preparar uma receita de muffins de mirtilo do The Joy of Cooking, que é um livro que uso bastante em casa. O muffin ficou gostoso, mas ao mesmo tempo achei que ele ficou muito molhado – principalmente pela quantidade grande de mirtilo – e por isso um pouco denso.

No dia seguinte testei uma nova receita que utilizava praticamente os mesmos ingredientes, mas que batia a manteiga com o açúcar (a primeira apenas misturava manteiga derretida com açúcar) e espremia metade dos mirtilos antes de colocar na massa. Essa segunda receita de muffins de mirtilo ficou mais gostosa, principalmente pois com os mirtilos congelados eles mantêm a forma e não molham o muffin. Também achei que bater a manteiga com o açúcar deixa o muffin mais fofo do que apenas combinando ingredientes secos e molhados.

Independente da receita que você usar, uma constante que encontrei em todas as receitas é a instrução de não misturar demais a massa. Isso faz com que o gluten da farinha se desenvolva, deixando o muffin duro. Por isso, é normal que sua massa fique com alguns caroços (eles desaparecerão depois de assados), então evite a todo custo mexer demais.

Para complementar esta receita de muffins de mirtilo, criei uma farofinha de amêndoas para ir por cima. Ela fica muito gostosa e combina muito bem com o muffin. Mas a farofa de amêndoas é opcional (na foto vocês podem ver a versão com e sem a farofinha). Aliás, a última foto é para comparar as duas receitas que preparei. A da esquerda é a segunda receita e o da direita a primeira.

Receita de Muffins de Mirtilo
Ingredientes
    Para a Farofa de Amêndoas:
  • 1/3 xícara de chá de farinha de amêndoas
  • 1/8 xícara de chá de açúcar mascavo
  • 1/8 xícara de chá de rapadura em pó ou açúcar refinado
  • 1/8 colher de chá de sal em flocos ou refinado
  • 1 colher de sopa de manteiga gelada em cubinhos
  • 1/8 xícara de chá de amêndoas grosseiramente picadas
  • Para os Muffins:
  • 1/2 xícara de chá de manteiga amolecida (mas não derretida)
  • 2/3 xícara de chá de açúcar demerara ou refinado
  • 2 ovos
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 2 colheres de chá de fermento em pó
  • 1/2 xícara de leite (pode usar o de amêndoas também)
  • 2 xícaras de chá de mirtilo (metade congelada e metade fresca)
Preparo
  1. Comece fazendo a farofa. Misture todos os ingredientes da farofa, menos as amêndoas picadas. Com as pontas dos dedos vá misturando. Quando a massa estiver quase homogênea acrescente as amêndoas e amasse mais um pouco para que ela fique bem distribuída. Reserve.
  2. Retire os mirtilos do congelador e passe em um pouco de farinha retirando o excesso. Isso ajuda a evitar que os mirtilos fiquem todos no fundo do muffin enquanto assar. Volte para o congelador. A outra metade dos mirtilos você deve espremer com um garfo. Aliás, não é necessário usar o mirtilo fresco. Pode comprar o congelado se não encontrar o fresco e descongelar metade para amassar.
  3. Na batedeira ou com um batedor de arame bata a manteiga. Quando ela estiver macia coloque o açúcar e bata até ficar mais claro. Adicione um ovo de cada vez, batendo entre cada adição. Acrescente a baunilha.
  4. Em uma outra vasilha peneire todos os ingredientes secos.
  5. Adicione o leite e os secos na vasilha com manteiga mexendo com uma colher, intercalando cada um (inclua metade do leite e misture, metade da farinha e misture, e assim por diante). Lembre-se de misturar o mínimo possível. Acrescente ambos os mirtilos na massa e mexa rapidamente para distribuir.
  6. Coloque nas forminhas e salpique por cima a farofa de amêndoas. Leve ao forno preaquecido à 180C por cerca de 30 minutos ou até espetar um palitinho no centro do muffin e ele sair limpo.
http://passagemgastronomica.com.br/2016/06/receita-de-muffins-de-mirtilo/

Passagem Gastronômica - Receita de Muffins de Mirtilo Passagem Gastronômica - Receita de Muffins de Mirtilo Passagem Gastronômica - Receita de Muffins de Mirtilo Passagem Gastronômica - Receita de Muffins de Mirtilo Passagem Gastronômica - Receita de Muffins de Mirtilo Passagem Gastronômica - Receita de Muffins de Mirtilo Passagem Gastronômica - Receita de Muffins de Mirtilo

Deixar um Comentário