sobre nóscontatolíngua | ENGLISH Portuguese
sobre nóscontato língua • ENGLISH Portuguese

Como Preparar Aspargos

11 Maio 2016 Receitas, Tips & Tricks Passagem Gastronômica - Como Preparar Aspargos

Quando começam a aparecer aspargos nas feiras em Londres é sinal de que a primavera finalmente chegou. Finalmente começam a aparecer uma variedade maior de legumes, frutas e vegetais após uma longa temporada de inverno. O aspargo é um ingrediente muito versátil que pode ser usado em sopas, risotos, feitos grelhados ou  mesmo servido com ovos no café da manhã. Aspargos possuem sabor delicado, e portanto é importante prepará-los da forma correta para aproveitar da melhor forma. Por isso, separei estas 5 dicas de como preparar aspargos.

1. Evite aspargos que estão começando a amarelar, pois isso é sinal de que eles estão deteriorando. Procure por aspargos verdes e que estejam firmes.

2. A melhor forma de manter o aspargo fresco é enrolá-los em um papel toalha úmido e colocar dentro de um saco plástico na geladeira.

3. Corte o final do cabo dos aspargos pois em geral essa parte é fibrosa. A melhor forma é escolher um aspargo e aplicar leve pressão ao final do cabo para que ele quebre naturalmente na parte onde é mais fibrosa (tomando cuidado para não quebrá-lo na metade). Use este aspargo como guia para cortar os demais. Aliás, você pode usar as pontas mais fibrosas quando estiver fazendo caldo de legumes ou de frango.

4. Existe uma certa polêmica sobre se é necessário descascar o corpo do aspargo. Além da ponta do cabo que é muito fibrosa, todo o restante é comestível. No entanto, algumas pessoas sugerem descascar  o aspargo quando ele é muito grosso, pois seu exterior costuma ser mais fibroso. Por isso, acho que só vale descascar nesse caso (porque querendo ou não dá um certo trabalho) ou se você o fizer por motivos estéticos (fica bem bonito descascado, mas desde que os aspargos não sejam muito finos pois se perde muito do ingrediente).

5. Dependendo do tipo de preparação que você for fazer o ideal é passar os aspargos em água fervendo antes. Isso porque na maioria das preparações – grelhar, assar ou selar – as temperaturas são altas, o que faz com que o aspargo doure muito rápido no exterior sem cozinhar o interior adequadamente. Para cozinhar os aspargos o ideal é usar uma panela com água salgada, deixando cozinhar por cerca de 1 a 3 minutos, dependendo da grossura do aspargo. Cheque inserindo uma faca – ele deve estar levemente al dente – e imediatamente escorra e transfira para um bowl com água com gelo. Isso impede que o aspargo continue cozinhando e fique mole demais.

Seguindo essas dicas seu aspargo fica uma delícia e pronto para ser utilizado na sua receita favorita!

Passagem Gastronômica - Como Preparar AspargosPassagem Gastronômica - Como Preparar Aspargos Passagem Gastronômica - Como Preparar Aspargos Passagem Gastronômica - Como Preparar Aspargos Passagem Gastronômica - Como Preparar Aspargos Passagem Gastronômica - Como Preparar Aspargos

Deixar um Comentário

3

ana mungioli

Maio 13, 2016

Eu Adoro, mas sempre compro aqueles que sao mais fininhos, sabe?
Bjs!

Patricia Cochoni

Maio 23, 2016

Simmm! Também adoro esses. Fica bem gostoso pra molhar na gema do ovo cozido no café da manhã.
= )