sobre nóscontatolíngua | ENGLISH Portuguese
sobre nóscontato língua • ENGLISH Portuguese

Receita de Bolinho de Abobrinha

11 Fevereiro 2016 Receitas

Passagem Gastronômica - Receita de Bolinho de Abobrinha

O segredo da alimentação é equilíbrio. Sou contra dietas malucas que cortam um milhão de alimentos e acredito que devemos comer um pouco de tudo. Tem espaço pra um docinho de vez em quando, batata-frita e pizza. Mas no dia-a-dia sou super a favor da alimentação saudável procurando sempre alimentos que possuem alto valor nutritivo fazendo bem ao nosso corpo, como esta receita de bolinho de abobrinha.

O melhor é que hoje em dia existem diversos sites, livros e revistas que focam em idéias criativas e saborosas pra gente se alimentar bem. Algumas semanas atrás recebi o livro Hungry Healthy Happy da Dannii Martin que traz opções de pratos saudáveis pras diferentes refeições do nosso dia. Fiquei morrendo de vontade de preparar a receita de bolinho de abobrinha que a Dannii ensina e gostei tanto que decidi passar aqui no blog.

A receita de bolinho de abobrinha é ótima como entrada mas também pode ser servido no café da manhã (a receita original é servida com ovo poché ao invés de salmão e tem algumas outras pequenas alterações).

Receita de Bolinho de Abobrinha
Ingredientes
  • 2 abobrinhas médias
  • 1 salsinha picada em rodelas fininhas
  • 1 dente de alho picado
  • 1 a 2 ovos
  • 4 colheres de sopa de farinha integral
  • 4 colheres de sopa de parmesão ralado
  • 1/4 de colher de sopa de sal
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1 pitada de pimenta de Espelette ou outra de sua preferência
  • azeite
  • sal e pimenta-do-reino
  • 100 g de salmão defumado
  • sour cream
  • dill, seco ou fresco
  • raspas de limão siciliano
Preparo
  1. Rale a casca da abobrinha até atingir as sementes. Pegue a abobrinha ralada e esprema com as mãos para se livrar do excesso de água - vale utilizar um pano de prato limpo, muslin ou pano para queijo que deixam a tarefa mais eficiente. Coloque azeite em uma frigideira, acrescente o alho picado e quando começar a dourar coloque a abobrinha. Refogue por cerca de 2 minutos - não deixe muito tempo para a abobrinha não ficar muito mole. Acrescente o cheiro verde e refogue por mais 1 minuto. Tempero com sal e pimenta a gosto e passe para uma vasilha.
  2. Se você estiver apressado e não quiser refogar a abobrinha não tem problema. Nesse caso substitua o alho cru por alho em pó, cerca de 1/2 colher de sopa.
  3. Espere alguns minutinhos para a abobrinha esfriar um pouco antes de colocar o ovo - assim não tem perigo dele cozinhar assim que você coloca. Adicione 1 ovo e misture. Coloque a farinha, parmesão, sal, fermento, pimenta e misture. Se você achar que está muito seco acrescente mais 1 ovo.
  4. Coloque uma frigideira antiaderente em fogo médio para alto com um pouquinho de azeite. Faça bolinhas com a massa e coloque na frigideira achatando levemente. Deixe ficar bem douradinho e vire para dourar o outro lado (cerca de 3 minutos de cada lado). Repita o processo até acabar com a massa colocando mais azeite se necessário.
  5. Vá colocando todos os bolinhos já dourados em papel toalha para absorver a gordura e transfira para uma forma com papel manteiga ou alumínio pra não grudar. Quando todos estiverem prontos leve ao forno preaquecido a 120 graus por cerca de 5-7 minutos. Isso vai fazer com que os bolinhos fiquem ainda mais crocantes, esquentar os que você preparou primeiro e certificar que o meio ficou cozido.
  6. Retiro os bolinhos do forno e coloque em um prato. Acrescente o salmão e o creme azedo por cima, um pouquinho de sal, raspas de limão e dill.
http://passagemgastronomica.com.br/2016/02/receita-de-bolinho-de-abobrinha/

Passagem Gastronômica - Receita de Bolinho de Abobrinha Passagem Gastronômica - Receita de Bolinho de Abobrinha Passagem Gastronômica - Receita de Bolinho de Abobrinha Passagem Gastronômica - Receita de Bolinho de Abobrinha Passagem Gastronômica - Receita de Bolinho de Abobrinha Passagem Gastronômica - Receita de Bolinho de Abobrinha Passagem Gastronômica - Receita de Bolinho de Abobrinha Passagem Gastronômica - Receita de Bolinho de Abobrinha Passagem Gastronômica - Receita de Bolinho de Abobrinha Passagem Gastronômica - Receita de Bolinho de Abobrinha

* Receita adaptada do livro Hungry Healthy Happy da Dannii Martin, fotografado por Jacqui Melville. Publicado por Jacqui Small.

Deixar um Comentário

2

Liz Cochoni

Fevereiro 13, 2016

que delícia vou tentar fazer este blog está ótimo beijos

Patricia Cochoni

Fevereiro 13, 2016

Obrigada!!
= )