sobre nóscontatolíngua | ENGLISH Portuguese
sobre nóscontato língua • ENGLISH Portuguese

Receita de Shakshuka

22 Janeiro 2016 Receitas

Passagem Gastronômica - Receita de Shakshuka

Uma das melhores coisas de crescer é expandir o paladar. Lembro de que quando era criança eu tinha várias restrições alimentares – não gostava de coisas verdes, de grãos que não fossem arroz e feijão ou qualquer legume que fosse muito colorido. Não tinha nada no mundo que me fizesse experimentar algo fora da minha zona de conforto. Só de pensar quantos coisas gostosas que deixei passar durante a infância dá uma certa ansiedade. Mas felizmente o tempo passa e a gente vai aprendendo a experimentar diferentes temperos e ingredientes e expandir os horizontes do nosso paladar.

Um desses ingredientes que nos últimos anos passou a fazer parte da minha vida é o grão de bico. Lembro que minha mãe adorava, mas mesmo insistindo eu nunca experimentava. Hoje adoro usar grão de bico que, além de ser uma delícia, é cheio de vitaminas e fibras que fazem muito bem pro nosso corpo. Ele ainda é super versátil e vai bem em várias preparações – e é ótimo pros dias em que você quer evitar carne pois sustentam muito bem a fome.

A receita de grão de bico que faço com mais frequência aqui em casa é o Shakshuka. Este é um prato que se originou no Norte da África, e se espalhou por diferentes países com adaptações à versão original. Em Israel por exemplo, este prato é normalmente servido no café da manhã. Além do Shakshuka ser delicioso, ele é preparado em uma panela só e é muito prático de fazer.

Receita de Shakshuka
Ingredientes
  • 1 cebola picada
  • 1 dente de alho picado
  • 480 g de grão de bico
  • 1 colher de sopa de páprica doce defumada
  • 1 lata de tomate sem pele
  • 4 ovos
  • 1 xícara de chá de queijo feta
  • salsinha picada
  • azeite
  • sal e pimenta-do-reino
Preparo
  1. A quantidade sugerida é para duas pessoas com fome. Nesta receita você pode usar tanto o grão de bico em lata (drene o líquido) quanto o natural. Se usar o natural deixe de molho em água de um dia pro outro e ferva com água até o grão de bico ficar al dente. Escorra e reserve.
  2. Ligue o forno a 200C.
  3. Em uma panela que possa ir ao forno coloque azeite e assim que esquentar a cebola. Refogue até começar a ficar transparente e adicione o alho. Quando começar a dourar acrescente o grão de bico, a páprica, sal e pimenta moída. Mexa por cerca de 2 minutos.
  4. Coloque o tomate sem pele, mexa e quando começar a ferver diminua o fogo e deixe fervendo lentamente até engrossar um pouco (cerca de 15 minutos). Coloque metade do queijo feita sobre o molho.
  5. Em seguida abra 4 espaços na panela para colocar os ovos, quebrando um a um dentro de cada espaço. Leve ao forno e deixe por cerca de 5-8 minutos, até que as claras estejam firmes e a gema mole.
  6. Retire do forno e salpique salsinha e feta por cima. Sirva com pão sírio ou couscous.
http://passagemgastronomica.com.br/2016/01/receita-de-shakshuka/

Passagem Gastronômica - Receita de Shakshuka Passagem Gastronômica - Receita de Shakshuka Passagem Gastronômica - Receita de Shakshuka Passagem Gastronômica - Receita de Shakshuka Passagem Gastronômica - Receita de Shakshuka Passagem Gastronômica - Receita de Shakshuka Passagem Gastronômica - Receita de Shakshuka

Deixar um Comentário