sobre nóscontatolíngua | ENGLISH Portuguese
sobre nóscontato língua • ENGLISH Portuguese

Receita de Pudim de Leite Condensado

14 Janeiro 2016 Receitas Passagem Gastronômica - Receita de Pudim de Leite Condensado

Tem coisa melhor do que pudim?! Um dos doces brasileiros mais populares, o pudim tem hoje tantas variações. Existe de pistache, de chocolate, de baunilha…mas ainda morro de amores pela versão clássica. Mesmo a versão clássica tem algumas versões, com o caramelo mais escuro, mais furadinho, mais lisinho. Como você gosta do seu pudim?

Receita de Pudim de Leite Condensado
Ingredientes
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata e 1/2 de leite (use como medida a lata vazia de leite condensado)
  • 3 ovos
  • 1 xícara de chá de açúcar
Preparo
  1. Comece a receita com o caramelo. Leve uma panela ao fogo e coloque 1/3 do açúcar em fogo médio. Quando começar a derreter coloque mais 1/3 e repita o processo com o restante. Espere até o caramelo ficar dourado mas tomando cuidado para não deixar o muito escuro ou ele fica amargo. Assim que chegar na cor ideal despeje o caramelo por toda a superfície da forma de pudim, tomando muito cuidado para não se queimar (a forma fica muito quente após colocar o caramelo).
  2. Para a segunda parte misture à mão o leite condensado, o leite e os ovos até obter uma mistura homogênea. Mexer à mão evita que entre muito ar na mistura e o pudim fique com buraquinhos. Despeje o líquido na forma caramelizada e a coloque em uma assadeira com água para que o pudim cozinhe em banho-maria. A água deve ser quente e deve cobrir cerca de 2/3 da forma de pudim. Também coloque papel toalha entre as duas formas para evitar transferência direta de calor.
  3. Agora é só colocar no forno à 180ºC e esperar por cerca de 40 minutos. Como já mencionei antes cada forno é diferente, então vá olhando de vez em quando. Ele estará pronto quando apresentar certa resistência ao toque. Retire do forno e deixe esfriar. Em seguida leve à geladeira.
  4. O pudim deve ficar no mínimo 6 horas na geladeira para ficar firme e não desmoronar quando você desenformar. Aliás para desenformar, passe uma faquinha nas laterais e em volta da bolinha do meio, coloque um prato em cima da forma e segurando os dois vire.
  5. Sirva imediatamente e aproveite.
http://passagemgastronomica.com.br/2016/01/receita-de-pudim-de-leite-condensado/

Passagem Gastronômica - Receita de Pudim de Leite Condensado Passagem Gastronômica - Receita de Pudim de Leite Condensado Passagem Gastronômica - Receita de Pudim de Leite Condensado Passagem Gastronômica - Receita de Pudim de Leite Condensado Passagem Gastronômica - Receita de Pudim de Leite Condensado Passagem Gastronômica - Receita de Pudim de Leite Condensado Passagem Gastronômica - Receita de Pudim de Leite Condensado Passagem Gastronômica - Receita de Pudim de Leite Condensado Passagem Gastronômica - Receita de Pudim de Leite Condensado Passagem Gastronômica - Receita de Pudim de Leite Condensado Passagem Gastronômica - Receita de Pudim de Leite Condensado Passagem Gastronômica - Receita de Pudim de Leite Condensado Passagem Gastronômica - Receita de Pudim de Leite Condensado

Deixar um Comentário

3

Andressa

Janeiro 15, 2016

Eu tb amo pudim! Eu gosto de fazer aquela versão “de preguiçoso” que é só bater leite condensado, creme de leite, leite, um pouco de gelatina sem sabor e um pacote de maria mole de coco no liquidificador e depois colocar pra gelar na forma caramelizada. Fica uma deliiiicia tb!:)

Gabi

Fevereiro 21, 2017

Parabéns pelo site. As fotos são todas lindas e o texto é muito bem escrito também.

Patricia Cochoni

Fevereiro 21, 2017

Muito obrigada Gabi! = )