sobre nóscontatolíngua | ENGLISH Portuguese
sobre nóscontato língua • ENGLISH Portuguese

Receita de Madelene de Chá Verde Matcha

07 Janeiro 2016 Receitas Passagem Gastronômica - Receita de Madeleine - Matcha

Madeleines são como pequenos pedacinhos do céu. Esse bolinho de origem francesa é uma das melhores criações da patisserie francesa. Existem diferentes versões, mas fiquei encantada por essa receita de madeleine de chá verde Matcha que o Luiz Hara ensina em seu livro Nikkei (super recomendo esse livro que tem receitas maravilhosas e bem detalhadas). Além de ser muito prática e saborosa, ela tem um visual lindo com o dourado da casquinha contrastando com o verde do interior.

O grande segredo da madeleine é o tempo. Dominique Ansel (um dos meus chefs de patisserie favoritos) tem em seu livro um capítulo sobre madeleines chamado “The Brief Life of The Madeleine”, onde fala que ela dura apenas por cinco minutos. Por isso, ele só coloca as madeleines para assar quando o cliente faz o pedido. Realmente o sabor de uma madeleine recém saída do forno é incomparável, já que depois dos 5 minutos ela não tem mais aquele sabor fresquinho, a casquinha crocante e o interior areado e macio.

Por esse motivo, recomendo que você só asse as madeleines quando for servir. Praticamente do forno direto pra mesa. E como as madeleines fazem muito sucesso, deixa para fazer uma segunda fornada quando as primeiras tiverem acabado. Com certeza seus amigos estarão esperando ansiosamente por elas. Aliás, essa é uma ótima sobremesa já que dá pra fazer a massa com antecedência (pode fazer de um dia para o outro) e só assar pra servir.

É essencial ter as formas específicas de madeleine. Você não vai se arrepender de comprar, pois elas são parte de todo o charme do bolinho. Aliás, compre as versões antiaderente ou as de silicone para não grudar (mas particularmente prefiro as antiaderente pois a casquinha fica mais crocante).

Espero que gostem da receita de madeleine de chá verde de matcha! Não me canso de fazer e é sempre um sucesso.

Receita de Madeleine de Chá Verde Matcha
Ingredientes
  • 125 g de manteiga sem sal derretida (mas não muito quente)
  • 4 ovos
  • 125 g açúcar refinado
  • 1 colher de sopa de mel
  • 125 g de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1 colher de sopa de chá verde matcha em pó
  • 1 pitada de sal
  • manteiga derretida e farinha para untar a forma
  • 1/2 colher de sopa de açúcar de confeiteiro com 1/2 colher de sopa de chá verde matcha para decorar
Preparo
  1. Comece untando as formas de madeleine. Passe uma camada de manteiga derretida e leve à geladeira. Quando a manteiga estiver sólida (estará com visual opaco), retire da geladeira e aplique mais uma camada. Assim que ela secar jogue farinha e retire o excesso. Volte para a geladeira até precisar usar. Se sua forma for nova e antiaderente normalmente não é necessário untar duas vezes com manteiga pois ela tende a grudar menos. Já a forma de silicone não precisa untar.
  2. Na batedeira coloque os ovos, o açúcar e o mel e bata até ficar cremoso e mais grosso, o que vai levar cerca de 5-10 minutos. Um bom teste é ver se ao levantar a massa com uma colher/batedor e deixar a massa cair de volta na vasilha ela vai deixar um rastro demorando alguns segundos para desaparecer na massa (esse estágio é conhecido como "ribbon stage").
  3. Misture bem os ingredientes secos em uma vasilha e peneire para não ter nenhuma pelota na massa.
  4. Coloque metade da mistura dos secos e da manteiga derretida (não muito quente) na lateral da vasilha onde bateu os ovos. Misture até ficar homogêneo e inclua o restante. Transfira a massa para um saco de confeiteiro e deixe descansar por 45 minutos antes de assar. Se não tiver um saco de confeiteiro, cubra a vasilha para que a massa descanse durante os 45 minutos e use uma colher para preencher a forma, molhando a colher em água quente a cada vez que for pegar mais massa.
  5. Deixe para encher as forminhas quando for assar as madeleines. Encha cerca de 2/3 da forma e leve ao forno preaquecido a 200C por cerca de 5-8 minutos ou até elas estarem crescidas e douradas. Retire do forno e sirva quente ou se preferir deixe esfriar uns 2 minutinhos em uma gradinha para peneirar uma mistura de açúcar de confeiteiro com matcha para decorar.
http://passagemgastronomica.com.br/2016/01/receita-de-madelene-de-cha-verde-matcha/

Passagem Gastronômica - Receita de Madeleine - Matcha Passagem Gastronômica - Receita de Madeleine - Matcha Passagem Gastronômica - Receita de Madeleine - Matcha Passagem Gastronômica - Receita de Madeleine - Matcha Passagem Gastronômica - Receita de Madeleine - Matcha Passagem Gastronômica - Receita de Madeleine - Matcha Passagem Gastronômica - Receita de Madeleine - Matcha Passagem Gastronômica - Receita de Madeleine - Matcha Passagem Gastronômica - Receita de Madeleine - Matcha Passagem Gastronômica - Receita de Madeleine - Matcha Passagem Gastronômica - Receita de Madeleine - MatchaPassagem Gastronômica - Receita de Madeleine - Matcha Passagem Gastronômica - Receita de Madeleine - Matcha

Deixar um Comentário