sobre nóscontatolíngua | ENGLISH Portuguese
sobre nóscontato língua • ENGLISH Portuguese

Receita de Torta de Abóbora

11 Dezembro 2015 Receitas

Passagem Gastronômica - Receita de Torta de Abóbora

No espírito do Outono, vi receitas e mais receitas de torta de abóbora e estava ansiosa para preparar uma – nada mais típico nesta época do ano do que usar abóbora. No final de semana passado tive um jantar e achei que seria uma ótima ocasião pra tentar a tal torta de abóbora. Comecei o preparo da massa um dia antes e no dia estava tão confiante que decidi incrementar a aparência colocando uma trança como borda. Eis que quando a torta de abóbora foi pro forno, a trança pesou e jogou toda a borda da massa pra dentro da forma. Tirei do forno e apressadamente tentei trazer a massa pra borda. Ao final ela não saiu tão bonita quanto gostaria mas estava deliciosa.

Ainda quero fazer outro teste com trança na borda da torta mas estou pensando em algumas soluções: (a) usar uma forma que tenha a borda mais larga, pois assim você cria uma base mais firme para grudar a trança; e (b) colocar a trança quando a massa já está pronta e levar ao forno junto com o recheio. Alguém já tem alguma dica pra ter uma torta com uma trança linda na borda?

Discussões à parte, essa receita de torta de abóbora é muito boa porque traz sabores simples e reconfortantes e é bem o que você espera de uma torta de abóbora. Ela toma algum tempo pra preparar e sugiro que você faça com calma a massa, para que ela tenha tempo de descansar entre as etapas e seja mais fácil de trabalhar.

Receita de Torta de Abóbora
Ingredientes
    Para a Massa:
  • 150 g de farinha de trigo
  • 1/4 colher de chá de sal
  • 140 g de manteiga sem sal (de preferência com alto teor de gordura) gelada e em cubos
  • Água bem gelada (cerca de 3 colheres de sopa, mas pode variar)
  • Para o Recheio:
  • 425 g de purê de abóbora (enlatado ou feito em casa)
  • 130 g de açúcar granulado
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de canela em pó
  • 1/2 colher de chá de gengibre em pó
  • 1/8 colher de chá de cravo em pó
  • 1 pitada generosa de noz-moscada
  • 227 ml de creme de leite fresco (Heavy Cream no UK)
  • 3 ovos grandes
Preparo
  1. Para a massa sugiro fazer no dia anterior e deixar descansando na geladeira. Isso faz com que ela seja mais maleável pra trabalhar e com menos chance de rasgar quando estiver abrindo. Mas se você não tiver muito tempo, o mínimo que ela deve descansar na geladeira é 1 hora.
  2. Se você tiver um processador, vale usar para preparar a massa. Primeiro pulse a farinha com o sal e depois adicione os cubos gelados de manteiga um a um, pulsando até que que fique uma espécie de farofa grossa. Comece a adicionar a água gelada 1 colher de cada vez, pulsando entre cada inclusão. Caso não possua processador, junte farinha e sal em uma vasilha. Coloque os cubos de manteiga aos poucos, amassando com as pontas dos dedos até obter a farofa grossa. O restante do processo é igual - mas ao invés de pulsar a água você vai adicionando aos poucos e misturando com os dedos. Quando a massa começar a tomar forma passe para a bancada levemente enfarinhada. Sove até ela ficar lisa e uniforme. Nesse ponto a massa não pode estar molhada, mas sim úmida. Faça uma bola com a massa, achate-a com as mãos até formar um disco e enrole bem em plástico filme. Leve à geladeira por no mínimo 1 hora, idealmente 1 dia ou no máximo 2 dias.
  3. Tire a massa da geladeira e amasse-a com as mãos até ela ficar mais maleável (dependendo do tempo na geladeira ela pode estar bem firme). Em uma superfície com um pouco de farinha comece a abrir a massa com um rolo (ou uma garrafa de vinho devidamente limpa). A cada vez que passo o rolo gosto de virar a massa 90 graus para que ela abra de forma circular e uniforme. Se ela começar a grudar na bancada coloque mais farinha. De preferência tente abrir a massa rapidamente, principalmente se sua cozinha for quente, pois como ela leva manteiga pode ficar muito mole e ruim pra trabalhar.
  4. Essa receita é suficiente para cobrir uma forma de 23 cm, então abra a massa até ter em torno de 20 cm. Transfira a massa para a forma (gosto de enrolar a massa no rolo para ajudar a transferir). Ajuste a massa dentro da forma e principalmente nos cantos. Cubra com plástico filme e leve para a geladeira por 30 minutos.
  5. Retire da geladeira e corte o excesso de massa na borda - costumo passar o rolo na borda. Tente deixar um pouquinho de excesso de massa na borda para que ela fique um pouco mais alta, já que a massa costuma encolher levemente quando assa. Coloque papel manteiga por cima da massa e encha o fundo de feijões evitando que a massa levante quando assar. Leve ao forno preaquecido à 190 graus por 20 minutos. Transcorrido esse tempo retire os feijões e deixe por mais 5-7 minutos ou até que a massa esteja dourada. Retire do forno e deixe esfriar.
  6. Se você preferir usar a abóbora em natura, descasque-a, corte em cubos e leve ao forno em uma forma coberta com papel alumínio à 200 C por cerca de 30 minutos ou até que os cubos fiquem macios. Quando esfriar, bata no liquidificador ou processador até obter ficar um espécie de purê liso.
  7. Em uma panela junte o purê de abóbora e as especiarias. Deixe em fogo médio, mexendo sempre por cerca de 5 minutos. Passe para uma vasilha e coloque o creme de leite. Mexa até obter uma mistura homogênea e acrescente os ovos um a um, misturando entre cada inclusão.
  8. Coloque o creme de abóbora dentro da torta e leve ao forno preaquecido à 180 C por cerca de 35 minutos ou até que o centro não esteja mais líquido - vale também inserir um palitinho no meio e se ele sair levemente úmido está bom.
  9. Com a torta assada retire do forno e deixe esfriar. Ela pode ser servida à temperatura ambiente ou gelada. Antes de servir coloque as nozes pecan para decorar ou pique-as grosseiramente e espalhe por toda a superfície - isso garante que cada mordida da torta tenha uma textura crocante.
http://passagemgastronomica.com.br/2015/12/receita-de-torta-de-abobora/

Passagem Gastronômica - Receita de Torta de Abóbora Passagem Gastronômica - Receita de Torta de Abóbora Passagem Gastronômica - Receita de Torta de Abóbora Passagem Gastronômica - Receita de Torta de Abóbora Passagem Gastronômica - Receita de Torta de Abóbora Passagem Gastronômica - Receita de Torta de Abóbora Passagem Gastronômica - Receita de Torta de Abóbora Passagem Gastronômica - Receita de Torta de Abóbora Passagem Gastronômica - Receita de Torta de Abóbora Passagem Gastronômica - Receita de Torta de Abóbora

Deixar um Comentário

2

Brigadeiros e barcelona

Dezembro 14, 2015

Sabe que eu acho que nunca provei torta de abóbora? Eu sempre como como prato salgado, mas acabo achando tnao doce que acho mais válido colocar em forma de torta mesmo! hehe
Bjs!

Patricia Cochoni

Dezembro 17, 2015

Abóbora é tão versátil né?! Dá pra usar como doce, salgado…tantos combinações diferentes. Gostei muito dela como torta, mas também amo como molho de macarrão
= )