sobre nóscontatolíngua | ENGLISH Portuguese
sobre nóscontato língua • ENGLISH Portuguese

Receita de Queijo Mont d’Or Derretido

04 Dezembro 2015 Receitas

Passagem Gastronômica - Receita de Queijo Mont d'Or Derretido

Alguns dias atrás postei uma foto deste queijo derretido no instagram e fez muito sucesso. O queijo chama-se Mont d’Or e o descobri quando fui conversar com o Alex Guarneri no Androuet (que rendeu este post aqui). Ele me disse que esse é um dos queijos que ele mais anseia no inverno.

O queijo Mont d’Or é ótimo pra se ter em casa pois quando você leva ao forno ele se torna uma espécie de fondue. No livro do Alex Guarneri, A Year in Cheese, tem uma receita ótima para incrementar esse queijo. Fiz algumas adaptações na receita original e servi o queijo com brócolis e mini-batatas cozidas, pão e frios. Ficou ótimo e super prático para um jantar a dois em casa.

Receita de Queijo Mont D'Or Derretido
Ingredientes
  • 1 dente de alho
  • ervas frescas variadas de sua preferência (usei alecrim, tomilho e sálvia)
  • 1 colher de sopa de vinho branco seco
  • 1 queijo Mont d'Or Vacherin (500g)
Preparo
  1. Separe um galho de cada erva que for usar e tire os cabinhos, deixando apenas as folhas. Descasque o alho e tire o gérmen (o centro verde). Pique as ervas com o alho até obter pedaços bem pequenos. A quantidade que você vai obter é maior do que vai usar nesta receita, mas picar em uma quantidade um pouco maior é mais fácil e essa mistura de ervas e alho você pode usar para temperar outras coisas, como carnes por exemplo.
  2. Corte uma tampa no topo do queijo para fazer um buraco. Pode cortar um pouco maior do que eu cortei, pois facilita pra misturar os ingredientes no queijo. Coloque no buraco vinho e cerca de 1 colher de café da mistura de ervas com alho. Misture delicadamente por todo o queijo e coloque a tampa de volta.
  3. Coloque papel alumínio sobre o queijo e leve ao forno preaquecido à 190C por cerca de 15-20 minutos. Após esse tempo retire o papel alumínio e deixe o queijo no forno por mais 5 minutos. O ideal é aquecer o queijo mas sem que ele derreta demais.
  4. Enquanto o queijo vai ao forno aproveite para cuidar dos acompanhamentos que deseja servir, cozinhando batatas e brócolis, aquecendo o pão e cortando os frios, por exemplo.
  5. Retire o queijo do forno e exclua a tampa. Sirva imediatamente e mergulhe os acompanhamentos no queijo como se fosse um fondue.
http://passagemgastronomica.com.br/2015/12/receita-de-queijo-mont-dor-derretido/

  Passagem Gastronômica - Receita de Queijo Mont d'Or Derretido Passagem Gastronômica - Receita de Queijo Mont d'Or Derretido Passagem Gastronômica - Receita de Queijo Mont d'Or Derretido Passagem Gastronômica - Receita de Queijo Mont d'Or Derretido Passagem Gastronômica - Receita de Queijo Mont d'Or Derretido Passagem Gastronômica - Receita de Queijo Mont d'Or Derretido

Deixar um Comentário