sobre nóscontatolíngua | ENGLISH Portuguese
sobre nóscontato língua • ENGLISH Portuguese

Receita de Spaghetti com Molho de Abóbora

06 Novembro 2015 Receitas

Passagem Gastronômica - Receita de Spaghetti com Molho de Abóbora

Um dos segredos de um prato delicioso é o uso de ingredientes frescos. Por isso, sempre busco cozinhar com produtos que sejam da estação. Em Londres agora é outono e um dos ingredientes mais típicos dessa época do ano é a abóbora e por isso escolhi essa receita de spaghetti com molho de abóbora  pra fazer essa semana.

Outro dia estava buscando inspiração de pratos usando abóbora como ingredientes central e me deparei com uma receita de spaghetti feito de abobrinha com molho de abóbora. Adorei a idéia, mas ao mesmo tempo não queria comprar um spiralizer – que transforma a abobrinha em fios parecidos com spaghetti – já que sabia que não ia usar muito e por ele não ser barato. Por isso, adaptei a receita de spaghetti com molho de abóbora para incorporar a abobrinha na massa, dando um contraste interessante com os outros elementos do prato.

Essa receita de spaghetti com molho de abóbora é uma delícia e muito simples pra preparar!

Receita de Spaghetti com Molho de Abóbora
Ingredientes
  • 1 abóbora pequena
  • 4 dentes de alho
  • folhas de salvia
  • 2 colheres de sopa de creme de leite fresco
  • ½ xícara de chá de caldo de legumes
  • 1 abobrinha
  • 250 g de spaghetti
  • queijo feta ou de cabra
  • 1 limão siciliano
  • azeite
  • sal e pimento-do-reino moída
  • noz-moscada
Preparo
  1. Tire a casca e as sementes da abóbora. Corte a abóbora em cubos colocando-os em uma forma. Acrescente um fio de azeite generoso, sal, pimenta, noz-moscada, os dentes de alho (com a casca) e as folhas de salvia. Cubra com papel alumínio e leve ao forno preaquecido a 180C por cerca de 45 minutos ou até que os cubos de abóbora estejam macios. Retire do forno e deixe esfriar um pouco.
  2. Enquanto isso, usando um descascador de legumes julienne – que corta em tirinhas – descasque a abobrinha. Vá descascando até atingir a parte das sementes. Coloque as tirinhas de abobrinha com suco de 1/2 limão e uma pitada de sal em uma vasilha e reserve. Isso vai fazer com que a abobrinha fique mais azedinha o que vai bem com o molho mais cremoso.
  3. Separe os alhos que assaram com a abóbora e esprema com um garfo para se livrar da casca. Eu gosto de colocar o alho aos poucos no molho e ir experimentando, mas sinta-se livre para adicionar o quanto quiser. Coloque a abóbora, a salvia, alho, o caldo de legumes e o creme de leite no processador (ou liquificador). Bata até que a mistura fique homogênea. A quantidade de caldo de legumes varia bastante, por isso se sentir que o molho está muito grosso adicione mais caldo até atingir a consistência que gostar. Também vale colocar mais creme de leite se gostar do molho mais cremoso. Quando atingir a consistência e cremosidade que gostar ajuste o sal, pimenta e noz-moscada. Eu também gosto de colocar um pouquinho de suco de limão no molho mas isso é opcional (adoro acidez nos pratos e acabo usando limão em quase tudo).
  4. Cozinhe o spaghetti em água fervente com sal até ficar al dente. Escorra mas guarde cerca de 2 conchas da água do cozimento. Volte o spaghetti para a panela, adicione o molho, a abobrinha e um pouco da água do cozimento, colocando aos poucos, para obter a consistência desejada. Sirva em um prato e coloque pedacinhos de queijo feta por cima.
http://passagemgastronomica.com.br/2015/11/receita-de-spaghetti-com-molho-de-abobora/

Passagem Gastronômica - Receita de Spaghetti com Molho de Abóbora Passagem Gastronômica - Receita de Spaghetti com Molho de Abóbora Passagem Gastronômica - Receita de Spaghetti com Molho de Abóbora Passagem Gastronômica - Receita de Spaghetti com Molho de Abóbora Passagem Gastronômica - Receita de Spaghetti com Molho de Abóbora

Deixar um Comentário