sobre nóscontatolíngua | ENGLISH Portuguese
sobre nóscontato língua • ENGLISH Portuguese

Receita de Bolo de Chocolate Sem Farinha

12 Novembro 2015 Receitas

Passagem Gastronômica - Receita de Bolo de Chocolate Sem Farinha

Existe algo melhor que bolo de chocolate?! Agora imagine um bolo de chocolate leve e bem molhadinho. Essa receita de bolo de chocolate sem farinha é exatamente assim. Já faço esse bolo faz alguns anos e todo mundo adora.

Essa receita de bolo de chocolate sem farinha é da Nigella – ela chama de bolo nuvem de chocolate – mas ao invés de utilizar frutas para decorar o topo ela usa chantilly. Gosto das duas opções, mas em geral preparo mais a versão com frutas pois fica mais leve e dá um contraste interessante com o doce do chocolate. Outra opção ótima é servir sorvete de baunilha com o bolo quentinho.

A receita desse bolo de chocolate sem farinha é fácil de preparar. Também fiz um vídeo, que preparei para a palestra do Instituto Gourmet, ensinando o passo-a-passo.

Receita de Bolo de Chocolate Sem Farinha
Ingredientes
  • 250 g de chocolate amargo (70% cacau)
  • 125 g de manteiga sem sal, amolecida
  • 6 ovos (2 inteiros, 4 separados em claras e gemas)
  • 175 g de açúcar
  • raspas de 1/2 laranja (opcional)
  • 1/2 colher de chá de essência de baunilha ou 2 colheres de chá de Cointreau (ou outro licor de sua preferência)
  • frutas frescas e açúcar de confeiteiro pra decorar
Preparo
  1. Corte o chocolate em pedacinhos e derreta em banho-maria ou no microondas (neste caso mexa com frequência para que a parte de baixo que derrete mais rápido não queime).
  2. Junte a manteiga amolecida no chocolate derretido e misture até ficar homogêneo.
  3. Em um recipiente limpo e livre de gordura bata as claras - que devem estar sem resquício de gema - com um batedor de arame ou na batedeira - até ficar espumada. Adicione 1/3 do açúcar e bata até obter um ponto firme.
  4. Em uma vasilha coloque as 4 gemas, os 2 ovos e o restante do açúcar mexendo até que esteja bem incorporado. Adicione as raspas de laranja e a baunilha (ou Cointreau se preferir) e mexa. Acrescente o chocolate e misture.
  5. Agora chegou a hora de incorporar o merengue ao chocolate. É importante incorporar com cuidado já que como o bolo não leva fermento é o ar de dentro do merengue que vai fazê-lo crescer. Comece colocando 2 colheres de sopa e mexendo muito bem. Em seguida acrescente o restante do merengue em duas etapas, mexendo com uma espátula de baixo pra cima pra não perder o ar. Quando a primeira parte estiver quase totalmente incorporada coloque o restante.
  6. Passe a mistura para uma forma de fundo removível com um papel manteiga no fundo - passe manteiga antes de colocar o papel manteiga na forma para grudar. Espalhe para nivelar.
  7. Leve ao forno preaquecido à 180C e asse por cerca de 35 minutos. Ele estará mais firminho quando estiver pronto e aí é só deixar esfriar.
  8. Retire da forma e não se assuste por ele estar com o centro mais fundo que as bordas pois é assim mesmo. É nessa "cratera"que você vai decorar o bolo. Eu usei frutas frescas para decorar e depois polvilhei um pouco de açúcar de confeiteiro por cima.
http://passagemgastronomica.com.br/2015/11/receita-de-bolo-de-chocolate-sem-farinha/

Passagem Gastronômica - Receita de Bolo de Chocolate Sem FarinhaPassagem Gastronômica - Receita de Bolo de Chocolate Sem Farinha

Deixar um Comentário