sobre nóscontatolíngua | ENGLISH Portuguese
sobre nóscontato língua • ENGLISH Portuguese

Guia de Marrakech, Marrocos

30 Novembro 2015 Viagens

Passagem Gastronômica - Guia de Marrakech - Marrocos

Há alguns anos tenho dado preferência para visitar destinos exóticos, pois acredito que é uma oportunidade de conhecer culturas bem diferentes. Com essa idéia, marquei uma viagem para conhecermos Marrakech no Marrocos na semana passada.

Marrakech é considerada a capital turística do país, onde moram em torno de 2 milhões de habitantes que são em sua maioria de religião islâmica. No país praticamente todo mundo fala francês e árabe, mas muitas pessoas também falam inglês.

Nossa viagem à Marrakech foi marcada por sentimentos contrastantes. Por um lado ficamos impressionados pela história e arquitetura da cidade. De outro sentimos uma frustração constante devido a forma com que os turistas são tratados, – a cada minuto você sente que alguém está tentando levar vantagem sobre você – a sujeira e a falta de organização da cidade.

Sei que esses fatores negativos são presentes em vários países mais pobres, mas dentre todas as viagens Marrocos foi onde sentimos esses elementos mais pungentes. Não quero desanimar ninguém a visitar Marrakech que é sim interessante, mas ao mesmo tempo acho que esse destino não agrada todo mundo. Aliás, queria aproveitar e dar algumas dicas pra quem visitar a cidade:

1. Taxi
É ultrajante o quanto você vai ser cobrado a mais por uma corrida de taxi por ser turista. Uma viagem que para um local custaria 20 DH pode sair pra você por 100 DH. Para tentar evitar que isso aconteça, sempre pergunte pro hotel o valor aproximado do trajeto que vai fazer e com base nisso negocie o preço com o taxista. Nosso hotel sempre sugeria uma cooperativa chamada Taxi Confiance (telefone 0524 33 9696), onde os motoristas sempre usam taxímetro – o que aparentemente não é obrigatório em Marrakech.

2. Roupas
Sei que em Marrakech faz muito calor mas se vista sempre com braços e pernas cobertas. Além de respeitar os costumes locais, você evita olhares nada agradáveis nas ruas.

3. Compras
O que mais me incomodou em Marrakech foi a abordagem extremamente agressiva de muitas pessoas que trabalham com comércio. A insistência para que você compre algo é absurda. Não se sinta mal em dizer não, sair andando ou mesmo ignorar as pessoas – sei que isso parece extremamente rude mas depois de algumas horas por lá você entenderá o motivo disso. Aliás, cuidado com alguma situações: (a) alguma pessoa local é simpática durante alguma visita que você está fazendo e sugere que você tire uma foto (caso dos encantadores de serpentes). Eles costumam pedir dinheiro depois da foto, então só tire se você estiver disposto a pagar; (b) você está andando e alguém praticamente coloca algum produto na sua mão exigindo que você compre depois; (c) algumas pessoas se oferecem para te ajudar na rua, dando instruções ou algo que o valha. Muitas vezes elas te levam para o lugar errado e exigem dinheiro para te ensinar o caminho certo depois. Por isso, se estiver perdido entre em alguma loja e peça instruções; (d) tente pechinchar sempre, pois faz parte da cultura deles negociar e diminuir o preço (que em alguns casos é quase a metade do valor original).

Claro que cada um tem uma experiência diferente, mas achei interessante dividir a nossa experiência com vocês pra ajudar quem planeja fazer turismo na cidade a evitar aborrecimentos como aconteceu com a gente. Em seguida vou fazer posts pra falar dos passeios, das comidas e todas as outras coisas boas que Marrakech tem a oferecer.

Passagem Gastronômica - Guia de Marrakech - Marrocos Passagem Gastronômica - Guia de Marrakech - Marrocos Passagem Gastronômica - Guia de Marrakech - Marrocos Passagem Gastronômica - Guia de Marrakech - Marrocos Passagem Gastronômica - Guia de Marrakech - Marrocos Passagem Gastronômica - Guia de Marrakech - Marrocos Passagem Gastronômica - Guia de Marrakech - Marrocos Passagem Gastronômica - Guia de Marrakech - Marrocos Passagem Gastronômica - Guia de Marrakech - Marrocos

Deixar um Comentário

2

Mariella

Novembro 30, 2015

Oi Passagem Gastronômica.

Adorei o post!
Estou indo para o Marrocos daqui 2 semanas e adoraria ver as outras dicas que você tem para dar.

Obrigada!

Patricia Cochoni

Novembro 30, 2015

Oi Mariella,

Que bom que gostou! Obrigada! Vou passar aqui os restaurantes e os passeios mais interessantes que fizemos. Você vai só pra Marrakech ou outras cidades no Marrocos também?

Beijos