sobre nóscontatolíngua | ENGLISH Portuguese
sobre nóscontato língua • ENGLISH Portuguese

Dicas sobre Queijo

17 Novembro 2015 Receitas, Tips & Tricks

Passagem Gastronômica - Dicas Sobre Queijo

Meu interesse por queijo começou na Le Cordon Bleu, onde tive aulas com um professor que amava queijo acima de todas as coisas e era cheio de dicas sobre queijo. Ouvir alguém falar tão apaixonadamente sobre um assunto definitivamente desperta seu interesse.

Essa minha curiosidade sobre queijos foi aguçada essa semana quando recebi o livro A Year in Cheese (publicado por Frances Lincoln) dos famosos cheesemongers em Londres Alex e Leo Guarneri. Os irmãos nasceram e cresceram na França e se mudaram para Londres onde hoje possuem uma loja especializada em queijos no Spitalfields Market, o Androuet, que também tem um restaurante que serve tábuas de queijo e fondues.

O livro A Year in Cheese é divido em 4 partes representando as 4 estações do ano, o que reflete a sazonalidade dos queijos que são vendidos na Androuet. A mudança de clima em cada estação afeta a qualidade do leite, entre outros fatores, o que influencia no fator final do produto. Queijos são como legumes e frutas, onde cada um tem uma época em que atinge o pico de sua qualidade. As fotos do livro são maravilhosas e as receitas variadas – com opções doces e salgadas – todas centradas em queijos de diferentes texturas, sabores e proveniências.

Passagem Gastronômica - Dicas Sobre Queijo Passagem Gastronômica - Dicas Sobre Queijo

Nós visitamos o Androeut pra conversar com o Alex Guarneri sobre esse universo de queijos e pedir algumas dicas pra passar para os leitores do blog, que compilei abaixo.

1. Ao servir uma tábua de queijos, é interessante combinar pelo menos um queijo macio (estilo camembert), um duro (estilo parmesão) e um azul (estilo gorgonzola). Se quiser servir quatro variedades, inclua um queijo de cabra e no caso de cinco, o washed-rind cheese, que é um tipo de queijo que é banhado em algum tipo de líquido, tempero, entre outros. Outra opção é focar na seleção de queijos levando em consideração a origem do leite, como vaca, cabra, ovelha e búfala

Aliás, no livro o Androuet sugere a quantidade de queijo por pessoa, sendo esta: 80 g ao servir no final da refeição, 120 g no início se servir com frios e 200 g se a atração principal do jantar forem os queijos. Para acompanhar os queijos ele sugere chutney, mel, uvas, figos e marmelada.

2. Guarde seus queijos na parte de baixo da geladeira ou na gaveta onde ficam os legumes. Esses lugares costumam ser mais úmidos, evitando que seu queijo resseque.

3. Compre os queijos em data próxima dos eventos em que for servi-los, respeitando a vida útil de cada um. Isso faz com que o queijo esteja em seu melhor momento, aproveitando assim o ápice de seu sabor. Nada de deixar o queijo mofando na geladeira durante semanas para consumi-lo. Por isso, é sempre melhor não comprar em grande quantidade e ideal é comprar cada variedade em pedaços não muito grandes.

O Alex Guarneri é apaixonado por queijos e deu pra perceber que essa paixão se transfere para a qualidade dos queijos que ele vende em sua loja. É fascinante ouvi-lo falar sobre o assunto e por isso super recomendo uma visita a loja Androuet pra quem mora em Londres. O livro A Year Cheese também é muito interessante e vale a pena para quem adora esse universo. Você pode comprar na Amazon por meio deste link.

Passagem Gastronômica - Dicas Sobre Queijo Passagem Gastronômica - Dicas Sobre Queijo Passagem Gastronômica - Dicas Sobre Queijo Passagem Gastronômica - Dicas Sobre Queijo Passagem Gastronômica - Dicas Sobre Queijo

Deixar um Comentário

2

Marina la gatta

Novembro 18, 2015

Pati, que delicia de post! AMO queijo, sou viciada! Essa lojinha em Spitafields é o máximo mesmo!!!! Saudades de londres e de vocês!!! Bjinhos

Patricia Cochoni

Novembro 18, 2015

Ma também amo queijo demais!! Essa loja é um sonho! Saudades de você tb! Beijinhos