sobre nóscontatolíngua | ENGLISH Portuguese
sobre nóscontato língua • ENGLISH Portuguese

Receita de Fantasminhas de Merengue

27 Outubro 2015 Receitas Passagem Gastronômica - Receita de Fantasminhas de Merengue

Já é quase Halloween! Fico fascinada com as produções cinematográficas nos Estados Unidos nessa época! Sei que no Brasil a gente não tem muito costume de comemorar o dia das bruxas, mas é uma festa tão divertida pra se celebrar! As crianças são as que mais aproveitam a festa. Por isso, decidi fazer essa receita de merengue em forma de fantasma, pois além de fofos são muito divertidos pra fazer com as crianças (e pros adultos também!) Você pode usar os fantasmas para decorar o topo de um bolo ou cupcake e também montar um prato pra decorar a mesa de comidas se for receber pessoas em casa.

Fantasminhas de Merengue
Ingredientes
  • 120 g açúcar refinado
  • 2 claras
  • 1/4 colher de chá de cremor de tártaro
  • gel ou caneta na cor preta (tinta comestível)
Preparo
  1. Preaqueça o forno à 180C. Espalhe o açúcar em uma forma e leve ao forno por cerca de 15-20 minutos ou até que o açúcar esteja levemente amarelado. Mexa a forma a cada 5 minutos para que todo o açúcar esquente igualmente.
  2. Coloque as claras em uma vasilha limpa e livre de gordura. Lembrando que as claras não podem ter resquícios de gema, caso contrário atrapalha a formação do merengue. Vale usar batedeira ou fazer com batedor de arame. Bata as claras até que elas fiquem espumadas e comece a colocar o açúcar uma colher por vez até que fique bem incorporado antes de adicionar mais. Quando acabar de adicionar todo o açúcar bata mais um pouco até ver que os grãos de açúcar já se dissolveram. Adicione o cremor de tártaro e bata por cerca de 3 minutos. Aliás, o cremor de tártaro é ótimo pra quando você faz merengues já que ele ajuda a estabilizar as claras, permitindo que ela forme picos mais facilmente e aumentando a tolerância do merengue ao calor.
  3. Coloque o merengue em um saco de confeiteiro com um bico redondo de mais ou menos 1 cm. Pra ajudar na hora de fazer os fantasmas eu gosto de marcar círculos em um papel manteiga pra guiar o tamanho (não tem problema fazer à mão livre também!). Mas é essencial usar papel manteiga ou tapete de silicone no fundo da forma pro merengue não grudar. Os meus fantasmas ficaram com mais ou menos 2 cm de diâmetro por 5 cm de altura, mas fique à vontade pra fazer do tamanho que quiser. Só evite fazer a base muito fina e ele muito alto caso contrário pode tombar. Os primeiros fantasminhas vão saindo mais tortinhos mas depois você vai pegando o jeito.
  4. Leve ao forno preaquecido à 100C por cerca de 40-60 minutos (pra quem gosta do merengue mais macio por dentro deixe em torno de 40). Quando estiverem prontos, desligue o forno e deixe a porta aberta com os fantasminhas esfriando dentro.
  5. Depois de uns 10 minutos (ou quando sentir que os fantasminhas estão mais firmes pra manusear) é hora de pintar a carinha. Use canetinha comestível preta ou gel comestível de colorir preto (não recomendo usar o líquido pois ele escorre quando você estiver pintando). Essa é a parte mais divertida!
  6. Guarde os fantasminhas na geladeira em um pote com tampa pra ele durar mais tempo.
http://passagemgastronomica.com.br/2015/10/receita-de-fantasminhas-de-merengue/

Passagem Gastronômica - Receita de Fantasminhas de Merengue Passagem Gastronômica - Receita de Fantasminhas de Merengue Passagem Gastronômica - Receita de Fantasminhas de Merengue Passagem Gastronômica - Receita de Fantasminhas de Merengue Passagem Gastronômica - Receita de Fantasminhas de Merengue Passagem Gastronômica - Receita de Fantasminhas de Merengue Passagem Gastronômica - Receita de Fantasminhas de Merengue Passagem Gastronômica - Receita de Fantasminhas de Merengue

Deixar um Comentário