sobre nóscontatolíngua | ENGLISH Portuguese
sobre nóscontato língua • ENGLISH Portuguese

Restaurante Taberna do Mercado em Londres

29 Setembro 2015 Restaurantes Passagem Gastronômica - Restaurante Taberna do Mercado - Londres

O restaurante Taberna do Mercado em Londres é a mais recente empreitada do prestigiado chef português Nuno Mendes. Chef do impecável Viajante e do badalado Chiltern Firehouse, Nuno Mendes toma uma direção mais descontraída e retorna às suas origens portuguesas com o Taberna do Mercado. O restaurante fica localizados no Spitafields Market, com um menu relativamente enxuto com pratos clássicos mas que em alguns casos são preparados usando técnicas mais modernas.

O ambiente do restaurante Taberna do Mercado em Londres é muito mais relaxado do que os outros empreendimentos de Nuno Mendes.  A decoração é simples com a exposição de alguns produtos portugueses revelando a inspiração do menu. A carta de vinhos traz opções acessíveis e com ótimos vinhos portugueses. Aliás, o Taberna do Mercado em geral não aceita reservas (apenas para alguns dias específicos da semana, nos outros é por ordem de chegada).

Passagem Gastronômica - Restaurante Taberna do Mercado - Londres Passagem Gastronômica - Restaurante Taberna do Mercado - Londres

As porções do menu são pequenas para que as pessoas possam compartilhar os pratos, o que é ótimo para experimentar mais itens do cardápio. Como entrada pedimos o tradicional queijo português Serra da Estrela que é um dos meus favoritos e super cremoso, servido com deliciosas torradinhas. Em seguida pedimos um dos itens da parte mais comentada do menu, a de house tinned fish – peixe enlatado. Aqui os peixes são cozidos lentamente todos os dias com uma quantidade bem grande de óleo pra que eles se aproximem dos conhecidos peixes enlatados, mas com um sabor muito mais fresco. Nós pedimos o mackerel tomato sofrito, com uma redução de tomate que era bom. Acho que este é um tipo de produto peculiar que depende muito do gosto de cada um (eu não sou muito fã), mas achei mais suave do que inicialmente tinha imaginado. O que gostei mais neste prato foi a couve-flor fatiada muito fininha em conserva que era divina, levemente ácida e combinava perfeitamente com o peixe mais oleoso.

Depois pedimos o que foi pra mim o melhor da refeição, o bifana de porco, um sanduíche habitual dos portugueses. Tradicionalmente são algumas fatias de porco servidas dentro de um pão, mas aqui alguns itens dão um toque mais contemporâneo ao prato como a maionese de fermento e a erva-doce. Adorei o fato de tanto o pão quanto o porco serem muito macios e a apresentação simples mas fofa do sanduíche. Nosso último prato foi a ervilha com favas e broa, que não agradou tanto quanto os demais. A combinação não fazia tanto sentido, parecendo que faltava algum elemento para definir o prato.

Para a sobremesa pedimos a opção mais popular do restaurante – vi este item indo pra várias mesas e fiquei maravilhada com a apresentação – o pão de ló de azeite. É um desafio descrever essa sobremesa pois as primeiras colheradas são apaixonantes, a casquinha super macia ao redor com o contraste do interior ainda muito cremoso – praticamente uma massa de bolo crua – com o toque do azeite e dos flocos de sal. Mas depois de avançarmos um pouco na sobremesa o interior vai ficando pesado e enjoativo, quase um desafio para finalizar.

Passagem Gastronômica - Serra da Estrela - Restaurante Taberna do Mercado - Londres Passagem Gastronômica - Mackerel Tomato Sofrito - Restaurante Taberna do Mercado - Londres Passagem Gastronômica - Bifana de Porco - Restaurante Taberna do Mercado - Londres Passagem Gastronômica - Ervilhas, Fava e Broa - Restaurante Taberna do Mercado - Londres Passagem Gastronômica - Pão de Ló de Azeite - Restaurante Taberna do Mercado - Londres Passagem Gastronômica - Pão de Ló de Azeite - Restaurante Taberna do Mercado - Londres

Gostamos: Da versão mais atual e inovadora de alguns clássicos da cozinha portuguesa. O bifana de porco, por exemplo, era muito saboroso e nós adoramos.

Não Gostamos: Ficamos com a sensação de que o Taberna do Mercado é daquele tipo de restaurante que as pessoas gostam ou não dependendo do item do cardápio que elas pedem. O prato de ervilhas com favas não nos chamou nem um pouco a atenção e a sobremesa de pão de ló, apesar de criativa, chegava a ser um pouco enjoativa.

Veredicto: Mesmo que nem todos os pratos tenham funcionado bem, nós voltaríamos sim pois comemos alguns itens que gostamos e ficamos curiosos para experimentar outros pratos do cardápio.

Telefone: 0207 375 0649
Endereço: 107b Commercial Street
Site: www.tabernamercado.co.uk

Deixar um Comentário