sobre nóscontatolíngua | ENGLISH Portuguese
sobre nóscontato língua • ENGLISH Portuguese

Receita de Bolo de Arroz Salgado

21 Setembro 2015 Receitas Passagem Gastronômica - Receita de Bolo de Arroz Salgado

Esta receita de bolo de arroz salgado parte da minha crença de que um dos maiores talentos de um cozinheiro é conseguir aproveitar ao máximo os ingredientes que utiliza, especialmente evitando o desperdício. Acho tão legal ver algumas pessoas criando pratos maravilhosos com sobras de alimentos! Nunca me esqueço de um episódio de um programa de competição culinária onde o desafio era criar pratos com sobras de ingredientes que haviam sido descartadas por outros chefes. Fiquei chocada com alguns dos resultados, com pratos maravilhosos que poderiam estar no menu de muito restaurantes.

Evitar desperdício deveria ser uma prática adotada por todos. A minha avó – tenho falado muito dela aqui ultimamente mas ela é uma cozinheira sensacional – sempre tem algumas idéias legais pra aproveitar o que sobrou dos deliciosos almoços na casa dela. Uma delas é essa receita de bolo de arroz salgado que é muiiiiito boa e fácil de fazer. Aliás, você pode acrescentar outros ingredientes nesse bolo como queijo ralado, azeitonas ou ervas.

Receita de Bolo de Arroz Salgado
Ingredientes
  • 2 ovos
  • 1/2 cebola pequena
  • 1 dente de alho (opcional)
  • folhas de cheiro verde a gosto
  • 1/2 xícara de chá de leite (de vaca ou de amêndoas)
  • 2 xícaras de chá de arroz cozido
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de fermento
Preparo
  1. Essa receita é daquelas que você tem que fazer um pouco a olho, pois varia de acordo com o arroz que você está usando e o quão recentemente ele foi preparado. O principal pra ficar atento é a quantidade de leite e farinha. Por isso, utilize inicialmente as quantidades que passei, mas se precisar pode adicionar mais de um desses dois ingredientes até obter uma consistência igual a de um bolo.
  2. Bata a cebola, o alho, o leite, os ovos e o cheiro verde no liquificador, mas se o copo for de plástico recomendo ralar a cebola e o alho a parte e misturar depois pra evitar que ele pegue gosto. Por sinal, o alho fica evidente nessa receita, então se não for muito fã não precisa utilizar.
  3. Em seguida adicione o arroz e pulse algumas vezes, mas não bata demais para que você ainda fique com uns grãozinhos inteiros. Passe para uma vasilha e acrescente a farinha, o sal e o fermento, misturando até ficar homogêneo. Aliás, a quantidade de sal é uma sugestão pois depende do quanto o seu arroz já está salgado (o meu por exemplo quase não tem sal).
  4. Coloque em uma forma untada com manteiga e farinha. Leve ao forno preaquecido à 180C por cerca de 30 minutos ou até que o bolo esteja corando e ao colocar um palitinho no centro ele saia limpo. Retire do forno, passe uma faca ao redor do bolo para soltar da forma e vire em um prato. Sirva e aproveite.
http://passagemgastronomica.com.br/2015/09/receita-de-bolo-de-arroz-salgado/

Passagem Gastronômica - Receita de Bolo de Arroz Salgado Passagem Gastronômica - Receita de Bolo de Arroz Salgado Passagem Gastronômica - Receita de Bolo de Arroz Salgado Passagem Gastronômica - Receita de Bolo de Arroz Salgado

Deixar um Comentário

2

Lara

Setembro 22, 2015

TOP essa receita!!!!
Seu blog tá sensacional, parabéns xuxu =D

Patricia Cochoni

Setembro 29, 2015

Obrigada querida!
= )