sobre nóscontatolíngua | ENGLISH Portuguese
sobre nóscontato língua • ENGLISH Portuguese

Melhor Steak Tartare em Londres

08 Setembro 2015 Restaurantes

Passagem Gastronômica - Steak Tartare - Chiltern Firehouse

Foi recentemente que comecei a comer steak tartare. A idéia de comer carne crua até alguns anos atrás não me apetecia mesmo pedindo os meus steaks praticamente sangrando. O steak tartare me conquistou tanto que hoje até estou fazendo post sobre o melhor steak tartare em Londres.

O interessante do steak tartare é que apesar dos ingredientes serem praticamente os mesmos nas diferentes versões ele ainda assim acaba sendo muito variado. A principal diferença são as formas diversas em que a carne é servida, ela pode vir moída, cortada em pedaços maiores ou até mesmo praticamente um patê. Outra variação é a forma em que ele é apresentado. Ele pode vir pra mesa com todos os ingredientes já misturados ou podem vir separados para serem misturados na hora.

Existem algumas lendas que giram em torno da origem do steak tartare. Alguns dizem que ele se originou quando da entrada de mongóis na Europa há mais de 800 anos. Conta a lenda que os mongóis colocavam um pedaço de carne de cavalo embaixo da cela para que ficasse macia após o percurso traçado e que depois era consumido. Apesar de existir versões de steak tartare feitos com carne de cavalo na França (aparentemente mais populares antigamente), prefiro acreditar que essa história não é verdadeira. De qualquer forma, o prato se popularizou na França por volta dos anos 1950 quando era chamado de “beefsteack à l’Américaine.”

Dizem que Paris serve o melhor steak tartare do mundo, mas Londres também não deixa a desejar. Em Londres também existem ótimas opções para experimentar. Decidi fazer uma lista com o melhor steak tartare em Londres, com alguns dos que considero os meus favoritos na cidade em ordem de preferência (mas todos muito bons). Ouvi bons comentários do steak tartare do The Delaunay mas ainda não tive tempo de conhecer.

Independente da lista sempre sugiro tomar muito cuidado com os restaurantes que servem este prato. O risco de contaminação pelo fato da carne não ser cozida é altíssimo e por isso preze sempre por restaurantes que sejam muito bem recomendados e preocupados com a higiene na cozinha.

1. The Ivy – De todos esse é o mais simples mas ao mesmo tempo o mais direto. É o clássico steak tartare com todos os sabores que você espera.

2. Chiltern Firehouse – De longe o mais lindo de todos. A apresentação é demais. Ganha muitos pontos pela torradinha super fininha e crocante que acompanha o steak tartare.

3. Pollen Street Social – Adorei a combinação com beterraba e trufas. As beterrabas eram feitas em conserva o que dava um sabor mais adocicado ao prato.

4. Social Eating House – É o mais apimentado da lista e com os sabores mais marcantes.

5. Typing Room – Parecido com o servido no Pollen Street Social mas com a adição de pão crocante por cima para dar textura.

6. 34 – Também faz a versão mais clássica mas com a adição de uma gema por cima.

Passagem Gastronômica - Steak Tartare - The IvyPassagem Gastronômica - Steak Tartare - Pollen Street SocialPassagem Gastronômica - Steak Tartare - Social Eating HousePassagem Gastronômica - Steak Tartare - Typing Room

Deixar um Comentário