sobre nóscontatolíngua | ENGLISH Portuguese
sobre nóscontato língua • ENGLISH Portuguese

Receita de Arepas

27 Agosto 2015 Receitas Passagem Gastronômica - Receita de Arepas

Até outro dia nunca havia ouvido falar em arepas. A primeira vez que ouvi esse nome foi quando fui jantar na casa de um amigo venezuelano. Ele me disse que as arepas são originais da Venezuela e que por lá as pessoas utilizam os mais diversos ingredientes (abacate, frango, queijo) para rechea-la.

A arepa é uma espécie de pão preparada com farinha de milho moída (em alguns lugares também pode ser preparada com farinha de casabe que é um tipo de mandioca) e água. Originalmente eram preparadas pelos nativos dos territórios da Colômbia e Venezuela , que disputam a autoria desse alimento , sendo hoje considerado um ícone cultural dessas duas nações.

As arepas são versáteis e um ótimo substituto para o pão, pois a farinha de milho tem um valor nutritivo maior que a de trigo (além de ser mais saborosa). Hoje em dia as pessoas preparam as arepas com farinha de milho pré-cozida. Usei a marca P.A.N. que vende em vários lugares em Londres (como a Casa Brasil em Queensway, Brixton Village e o R Garcia & Sons na Portobello Road), mas com certeza deve ser fácil encontrar esse tipo de farinha no Brasil.

Outra vantagem é que são muito fáceis de preparar! Nós costumamos fazer em casa pro jantar quando estamos sem muito tempo ou mesmo quando queremos comer algo não tão pesado. As arepas podem ser preparadas do tamanho que você quiser. Eu costumo usar 1/3 de xícara de farinha de milho para cada arepa – em geral cada pessoa come de 2 a 3 arepas.

Receita de Arepas
Ingredientes
  • 4x 1/3 de xícara de farinha de milho pré-cozida
  • 5x 1/3 de xícara de água
  • 1 pitada generosa de sal
Preparo
  1. Misture a farinha, a água e o sal até obter uma mistura homogênea sem caroços. Divida a mistura em 4 (ou se quiser arepas menores é só dividir em mais partes) e faça bolinhas.
  2. Esquente uma frigideira anti-aderente com um pouco de óleo. Coloque a bolinha na frigideira quente e pressione com as mãos ou uma espátula achatando-a. Se preferir pode achatar a bolinha na mão antes de colocar na frigideira. Quando um lado estiver dourado vire para dourar o outro. Faça o mesmo com todas as arepas colocando mais óleo na frigideira se achar necessário.
  3. Espalhe as arepas em uma forma e leve ao forno preaquecido à 200C até ficarem mais crocantes e coradas por fora. Isso levará cerca de 25-30 minutos e na metade desse tempo vire as arepas para que os dois lados cozinhem igualmente. Se você gostar dela mais crocante e com o interior mais sequinho deixe mais tempo.
  4. Retire do forno e corte a arepa ao meio como se fosse um sanduíche. Aí vale rechear com o que você mais gostar. Só com manteiga fica uma delícia!
http://passagemgastronomica.com.br/2015/08/receita-de-arepas/
Passagem Gastronômica - Receita de Arepas Passagem Gastronômica - Receita de Arepas Passagem Gastronômica - Receita de Arepas Passagem Gastronômica - Receita de Arepas Passagem Gastronômica - Receita de Arepas Passagem Gastronômica - Receita de Arepas

Deixar um Comentário