sobre nóscontatolíngua | ENGLISH Portuguese
sobre nóscontato língua • ENGLISH Portuguese

Roteiro de San Sebastian, Espanha

18 Maio 2015 Viagens Passagem Gastronômica - Roteiro de San Sebastian - Espanha

San Sebastian é um dos destinos gastronômicos mais importantes da Europa, principalmente por ser a cidade com o maior número de restaurantes com estrelas Michelin por metro quadrado do mundo. Mas a cidade é muito mais do que restaurantes estrelados, sendo também muito conhecida por seus bares de pintxos (originalmente beliscos em palitos servidos para acompanhar uma bebida, mas hoje as opções servidas são muito mais elaboradas e diversificadas). Este roteiro de San Sebastian, Espanha traz um pouco do que há de melhor na cidade.

Além do cenário gastronômico, San Sebastian é super charmosa, com praias de águas cristalinas. Por isso, a cidade é bem concorrida no verão quando fica lotada de turistas das mais diferentes nacionalidades – alguns em busca de um lugar ao sol e outros da gastronomia.

San Sebastian estava nos nossos planos há alguns anos e foi uma viagem com certeza interessante. Nosso principal motivo para a visita foi a gastronomia, mas também ficamos contentes com a beleza da cidade e de suas praias. O que mais nos impressionou foi a qualidade não só dos restaurantes mais conhecidos do mundo, mas também dos pintxos divinos que comemos em bares espalhados pela parte antiga da cidade.

Definitivamente San Sebastian é um lugar que indico para quem procura um destino que concilie alta gastronomia com uma cidade muito gostosa pra se visitar. No entanto, acho que vale a ressalva que, na nossa opinião, a viagem só vale a pena se você quiser conciliar essas duas paixões, já que existem inúmeras outras opções na Europa que possuem praias mais paradisíacas e um número maior de atrações turísticas do que San Sebastian.

Vou dividir nossas dicas de San Sebastian em dois tipos de posts, um focado nas opções gastronômica e outro nas atrações turísticas da cidade. Espero que se apaixonem tanto quanto nós e aproveitem este roteiro de San Sebastian, Espanha.

O Que Visitar:

San Sebastian é uma cidade pequena e o foco principal está na gastronomia – por isso a maior parte dos turistas passam grande parte do dia entre os cerca de 200 pintxos bar. Mas a cidade proporciona outras alternativas para quem precisa de um intervalo entre as refeições.

De qualquer forma, é possível visitar a cidade de San Sebastian em 1 dia. Mas é gostoso ficar mais tempo para curtir os diversos restaurantes, as praias e outras cidades que existem ao redor de San Sebastian e que são gostosas pra se visitar. Vou dividir as dicas entre as regiões de San Sebastian pra ficar mais fácil pra se organizar.

Cidade Vieja

A parte antiga é onde estão concentradas a grande maioria das atrações da cidade. O mais interessante é passear por suas ruas e ir parando nas diferentes igrejas, praças e lojinhas que encontrar pelo caminho. Aproveite para reparar na bela arquitetura de alguns dos prédios que possuem influência francesa e são lindos. Abaixo listei algumas das principais atrações pela parte antiga de San Sebastian.

1. San Telmo Museum

O Museu de San Telmo possui algumas exibições temporárias, além de uma seção permanente voltada principalmente para a história e arte basca. O ponto alto do museu é poder entrar no convento dominicano da Igreja de San Telmo. Nele existem lindas pinturas do artista Ignacio Zuloaga feitas em 1929 quando da restauração do convento, sobre a vida e a história do estado basco.

Endereço: Plaza Zuloaga, 1 / Horário: Das 10h às 20h de terça a domingo / Site: www.santelmomuseoa.com

Passagem Gastronômica - San Telmo Museum - Roteiro de San Sebastian - Espanha Passagem Gastronômica - San Telmo Museum - Roteiro de San Sebastian - Espanha

2. Igrejas

Existem duas igrejas na parte antiga da cidade. Dentre elas a nossa preferida foi a igreja de Santa Maria que é linda de viver.

(a) Igreja de San Vicente (Calle San Vicente, 3) – Erguida entre os séculos 15 e 16 no estilo gótico. Um dos seus destaques é o altar construído em 1586 que mostra cenas do sofrimento e morte de Cristo.

(b) Igreja de Santa Maria (Calle 31 de Agosto, 46) – A igreja mais emblemática de San Sebastian, foi construída por volta de 1743.

Passagem Gastronômica - Igreja de San Vicente - Roteiro de San Sebastian - Espanha Passagem Gastronômica - Igreja de San Vicente - Roteiro de San Sebastian - EspanhaPassagem Gastronômica - Igreja de Santa Maria - Roteiro de San Sebastian - Espanha Passagem Gastronômica - Igreja de Santa Maria - Roteiro de San Sebastian - Espanha

3. Constitution Square

Esta praça foi construído em 1689, mas com os saques das tropas anglo-portuguesas foi totalmente destruída. Foi posteriormente reconstruída pela prefeitura, que vendeu os apartamentos ao redor da praça mas manteve o direito sobre os balcões que alugava durante as touradas que aconteciam nela. É por isso que você pode ver os números em cima das sacadas de cada apartamento, já que eram os lugares vendidos para assistir as touradas.

Passagem Gastronômica - Constitution Square - Roteiro de San Sebastian - Espanha Passagem Gastronômica - Constitution Square - Roteiro de San Sebastian - Espanha

4. La Bretxa Market

Se você é apaixonado por comida e ingredientes de boa qualidade sugiro conhecer o mercado La Bretxa que é o principal mercado de comida de San Sebastian. O local oferece os mais diferentes produtos como queijos, carnes e peixes, e é interessante para ver a rapidez e eficiência com que as pessoas que trabalham no mercado limpam os peixes e carnes. Se não me engano o mercado fica aberto todos os dias menos aos domingos e o melhor horário pra visitá-lo é por volta das 11h da manhã. Aliás, ele funciona no subsolo do prédio.

Endereço: Calle de San Juan, 4

Passagem Gastronômica - La Bretxa Market - Roteiro de San Sebastian - Espanha Passagem Gastronômica - La Bretxa Market - Roteiro de San Sebastian - Espanha Passagem Gastronômica - La Bretxa Market - Roteiro de San Sebastian - Espanha

Centro

A parte mais central da cidade – que fica próxima à cidad vieja – não tem muitas atrações turísticas mas possui prédios lindos e muitas lojinhas (a calle Loiola é a principal avenida de compras por lá). Além das compras, o principal ponto turístico é a catedral da cidade.

1. Catedral Buen Pastor (Urdaneta, 12) – Esta catedral pode ser avistada de diferentes pontos da cidade pois sua torre tem quase 75 metros de altura. Ela foi construída no final do século 19 com pedras tiradas do Monte Igueldo (que fica em San Sebastian).

Passagem Gastronômica - Catedral Buen Pastor - Roteiro de San Sebastian - Espanha Passagem Gastronômica - Catedral Buen Pastor - Roteiro de San Sebastian - Espanha Passagem Gastronômica - Catedral Buen Pastor - Roteiro de San Sebastian - Espanha

Porto

Existem algumas opções de passeio no porto de San Sebastian.

1. Aquarium

O aquário da cidade tem, além da exibição de diferentes espécies do mar, uma parte voltada à replica em miniatura de antigos navios e barcos. Ele é gostoso pra se visitar principalmente se o dia estiver chuvoso ou se você estiver viajando com crianças.

Endereço: Plaza de Carlos Blasco Imaz, 1 / Horário: Aberto todos os dias das 10h às 19h (em alguns meses do ano fica aberto até mais tarde – checar neste link) / Site: www.aquariumss.com

Passagem Gastronômica - Aquarium - Roteiro de San Sebastian - Espanha Passagem Gastronômica - Aquarium - Roteiro de San Sebastian - Espanha

2. Passeio de Barco

Fizemos um passeio de barco tranquilo pela baía de San Sebastian que que durou cerca de 40 minutos. A empresa que utilizamos foi a Katamarana que vende ingressos bem pertinho do aquário.

Passagem Gastronômica - Porto - Roteiro de San Sebastian - Espanha Passagem Gastronômica - Passeio de Barco - Roteiro de San Sebastian - Espanha Passagem Gastronômica - Passeio de Barco - Roteiro de San Sebastian - Espanha

3. Outras opções

Existem dois passeios que não fizemos no porto, mas que ouvimos recomendações boas.

(a) Monte Urgull – Muitas pessoas gostam de caminhar até o topo do Monte Urgull onde se tem uma vista linda da baía.

(b) Isla Santa Clara – Do porto saem barcos até a ilha de Santa Clara que fica bem pertinho. A empresa que faz este trajeto é Motoras de Las Isla. Vale checar o horário no site, pois não existem barcos o dia todo.

Bahía de La Concha

Um dos passeios mais gostosos em San Sebastian é caminhar desde a cidad vieja até o Monte Igueldo (onde você pega o funicular). A baía é linda e você pode ir admirando as praias que no caminho recebem dois nomes diferentes, playa de la concha e playa de ondarreta. No trajeto ainda existem duas opções de passeios que vou mencionar abaixo.

Passagem Gastronômica - Porto - Roteiro de San Sebastian - Espanha Passagem Gastronômica - Prefeitura - Roteiro de San Sebastian - Espanha Passagem Gastronômica - Praia - Roteiro de San Sebastian - Espanha Passagem Gastronômica - Praia - Roteiro de San Sebastian - Espanha

1. Miramar Palace and Park

O Miramar tem uma das vistas mais privilegiadas da Concha Bay. Além disso, tem um jardim muito lindo atrás desse belo palácio que imita o estilo das casas de campo britânicas. Vale a pena passar por lá.

Passagem Gastronômica - Miramar Palace and Park - Roteiro de San Sebastian - Espanha Passagem Gastronômica - Miramar Palace and Park - Roteiro de San Sebastian - Espanha

2. Funicular Monte Igueldo

Em uma das pontas da praia  você tem a opção de pegar o funicular que te leva até o Monte Igueldo, de onde se tem uma vista linda da cidade. No local funciona também um pequeno parque de diversões, mas que não é muito legal. Assim, acaba sendo um passeio rápido pra quem quiser admirar a vista da baía.

Endereço: Plaza Funicular de Igueldo, 4 / Horário: Praticamente todos os dias em torno das 10h às 18h (existem algumas alterações de acordo com a época do ano. Por isso, vale checar aqui) / Site: www.monteigueldo.es

Passagem Gastronômica - Funicular Monte Igueldo - Roteiro de San Sebastian - Espanha Passagem Gastronômica - Funicular Monte Igueldo - Roteiro de San Sebastian - Espanha

Onde Se Hospedar:

Durante nossa estadia nos hospedamos no hotel Astoria 7 que fica na parte mais nova da cidade. O hotel possui uma decoração influenciada por Hollywood, onde cada quarto é decorado em homenagem a um ator ou diretor conhecido mundialmente.

A área comum do hotel é moderna e descolada, com várias referências ao mundo do cinema – adorei o boneco do Alfred Hitchcock colocado em uma poltrona no saguão do hotel e o banco de cerâmica da Audrey Hepburn.

As suítes são ótimas pois são grandes e muito novinhas. Elas também seguem a mesma decoração moderna do saguão, mas mais minimalista. A cama era muito confortável e espaçosa e o quarto silencioso, o que faz toda a diferença. O banheiro era bem iluminado, novo, grande e com um dos melhores chuveiros que já encontramos em um hotel.

Apesar do hotel não ficar na parte antiga de San Sebastian – onde ficam a maioria das atrações – é bem conveniente chegar até lá. São 20 minutos a pé ou você também pode pegar um ônibus para ir e voltar que sai exatamente da frente do hotel.

O único pormenor que vale comentar é que o valor do café da manhã é um pouco elevado pro que ele oferece. Gostaria de ter mais opções de frutas, pães e sucos.

Nós gostamos muito do hotel Astoria 7 e com certeza recomendamos pra quem for visitar San Sebastian.

Passagem Gastronômica - Hotel Astoria 7 - Roteiro de San Sebastian - Espanha Passagem Gastronômica - Hotel Astoria 7 - Roteiro de San Sebastian - Espanha Passagem Gastronômica - Hotel Astoria 7 - Roteiro de San Sebastian - Espanha Passagem Gastronômica - Hotel Astoria 7 - Roteiro de San Sebastian - Espanha Passagem Gastronômica - Hotel Astoria 7 - Roteiro de San Sebastian - Espanha

Como Chegar:

A forma mais fácil de chegar em San Sebastian é pegar um voo para Biarritz na França ou Bilbao na Espanha. Ambos aeroportos possuem transporte coletivo até San Sebastian – mais informações aqui sobre Biarritz e aqui de Bilbao – mas também é possível alugar um carro e dirigir até lá, pois as estradas são ótimas (esta é uma boa opção pra quem pretende viajar pelos arredores de San Sebastian). Vale mencionar que Biarritz fica a cerca de 50 km de San Sebastian (o que dá em torno de 30 minutos de carro) e Bilbao a 100 km (cerca de 1h de carro).

Deixar um Comentário