sobre nóscontatolíngua | ENGLISH Portuguese
sobre nóscontato língua • ENGLISH Portuguese

Restaurante L’atelier de Joel Robuchon em Paris

04 Maio 2015 Restaurantes, Viagens

Passagem Gastronômica - Restaurante L'atelier de Joel Robuchon - Paris - França

Quem acompanha o Passagem Gastronômica pelo instagram (@passagemgastronomica) viu que este feriado fomos passar uns dias em Paris. Toda vez que vou à Paris a agenda gastronômica fica lotada, pois existe cidade mais incrível pra comer do que lá?! Amo as inúmeras pâtisseries, boulangeries e lojinhas com os mais diversos tipos de doces. Sem contar na infinidade de restaurantes que existem na cidade! Dentre esses finalmente fomos conhecer o restaurante L’atelier de Joel Robuchon em Paris que estava na minha lista fazia muito tempo.

Eu tive experiências muito extremas com alguns dos restaurantes do Joel Robuchon nos últimos anos. Nunca me esqueço da primeira vez que visitei um dos restaurantes do grupo em Nova York, onde comi um dos melhores pratos da minha vida. Engraçado como algumas experiências gastronômicas marcam a gente, pois até hoje lembro do spaghetti à carbonara que comi durante esta visita. Ao invés do molho já vir totalmente pronto, o garçom servia o prato com o ovo cozido ainda intacto em cima da pasta e quando você quebrava o ovo a gema se espalhava. O sabor do molho era maravilhoso e duvido que ainda vá encontrar um carbonara que consiga competir com o que comi por lá. Anos depois voltei ao mesmo restaurante, mas o prato não estava mais no cardápio.

Já quando visitamos Tokyo em 2013 fomos jantar no Joel Robuchon de lá, mas a experiência não foi nada marcante. Os pratos eram medianos e não comemos nada que se equiparasse à experiência que tivemos em Nova York. Por isso, acabamos não visitando mais nenhum restaurante do grupo com medo da qualidade não ser mais tão boa – o que acontece em alguns casos quando o grupo abre inúmeras unidades do restaurante pelo mundo.

Assim que decidimos que íamos à Paris nesse final de semana, percebi que seria uma oportunidade interessante para uma visita ao restaurante L’atelier de Joel Robuchon que ainda não conhecíamos, ainda mais por se tratar do restaurante original do grupo e pela unidade em Paris ser considerada um dos 50 melhores restaurantes do mundo.

Passagem Gastronômica - Restaurante L'atelier de Joel Robuchon - Paris - França Passagem Gastronômica - Restaurante L'atelier de Joel Robuchon - Paris - França

O restaurante L’atelier de Joel Robuchon em Paris possui duas unidades e nós fomos conhecer a que fica localizada na Champs Elysées. A decoração segue o mesmo padrão dos outros do grupo em tons mais escuros de vermelho e preto. Nós escolhemos um lugar no balcão para ver a ação dos chefs na cozinha (mas também existe a opção de se sentar em mesas pra quem preferir) e ficamos muito confortáveis. Uma coisa que me chamou a atenção foi o ótimo atendimento e simpatia – principalmente do pessoal da recepção –  coisa rara em Paris onde o atendimento não costuma ser muito bom.

No almoço existem diferentes opções de menu e a possibilidade de pedir os pratos à la carte. Procuramos pedir os pratos mais clássicos do restaurante e escolhemos uma opção do menu do almoço com uma entrada, um prato principal e uma sobremesa. Antes das entradas chegarem foi servido um amuse-bouche que era um croquete de quinoa sensacional! Nunca tinha pensado em quinoa frita, mas ela funciona muito bem!

Como entrada pedimos o ovo frito que tinha a gema molinha com lascas de parmesão e de presunto ibérico, acompanhado de salada de folhas verdes. Nós adoramos. Também pedimos uma espécie de gaspacho de tomates com queijo de cabra que era saboroso mas um pouco enjoativo (não foi meu favorito, mas mais pelo fato de que não sou fã de gaspacho).

Os pratos principais foram os melhores de toda a refeição. O meu prato foi o spaghetti de lagosta que era sensacional! Fiquei super na dúvida se pedia este ou não, pois em geral não gosto muito de lagosta. Mas esse era muito saboroso sem ter um gosto forte. A massa estava cozida perfeitamente e a porção era bem servida. O Ale pediu a bochecha de vitela cozida lentamente acompanhada de uma espécie de purê de cenouras. A carne vinha desmanchando, não era gordurosa e o purê de cenouras era uma ótima combinação pois era cremoso e tinha um gosto suave que contrastava com o sabor mais intenso da carne. Além disso, ele vinha acompanhado de uma porção de purê de batatas que na minha opinião é o melhor do mundo (o Joel Robuchon usa uma proporção aproximada de metade manteiga pra metade batata).

As sobremesas eram gostosas também. Pedimos a sobremesa de chocolate que era uma ganache de chocolate com biscoitos de oreo e outra sobremesa que era de ruibarbo, mais ácida e saborosa pra terminar a refeição.

Passagem Gastronômica - Croque de Quinoa - Restaurante L'atelier de Joel Robuchon - Paris - França Passagem Gastronômica - Ovo com Presunto Ibérico, Parmesão e Salada - Restaurante L'atelier de Joel Robuchon - Paris - França Passagem Gastronômica - Gaspacho com Queijo de Cabra - Restaurante L'atelier de Joel Robuchon - Paris - França Passagem Gastronômica - Bochecha de Vitela com Purê de Cenouras - Restaurante L'atelier de Joel Robuchon - Paris - França Passagem Gastronômica - Spaghetti com Lagostas - Restaurante L'atelier de Joel Robuchon - Paris - França Passagem Gastronômica - Sensação de Chocolate - Restaurante L'atelier de Joel Robuchon - Paris - França Passagem Gastronômica - Sobremesa com Ruibarbo - Restaurante L'atelier de Joel Robuchon - Paris - França

Gostamos: Os pratos principais foram os melhores que comemos em Paris! Tanto a bochecha de vitela quanto o spaghetti de lagosta eram divinos!

Não Gostamos: O gaspacho de tomate era um pouco enjoativo.

Veredicto: Nós adoramos o restaurante L’atelier de Joel Robchon em Paris e recomendamos pra quem apreciar gastronomia francesa.

Endereço: 133, avenue des Champs Elysées, Paris
Tel: +33 (0)1 47 23 75 75
Site: www.joel-robuchon.com/en/restaurants-paris-atelier-etoile

Deixar um Comentário