sobre nóscontatolíngua | ENGLISH Portuguese
sobre nóscontato língua • ENGLISH Portuguese

Receita de Couve-Flor Assada

11 Maio 2015 Receitas

Passagem Gastronômica - Receita de Couve-Flor Gratinada

Depois da comilança do dia das mães nada melhor do que uma receita mais leve pra começar a semana. Esta receita de couve-flor assada surgiu de uma visita ao supermercado. Normalmente uso a ida ao supermercado como um propulsor de idéias para preparar diferentes pratos, procurando algum ingrediente ou tempero que pareça apetitoso e interessante para cozinhar algo novo. Da última vez, este ingrediente foi a couve-flor. Na minha opinião a couve-flor é um ingrediente de uma certa forma menosprezado, pois no Brasil não temos muita diversidade no seu preparo e por isso muitas pessoas torcem o nariz pra pratos que levam couve-flor. Mas a couve-flor tem um sabor muito delicado, e isso permite que ela seja usada em diferentes preparações (em sopa, grelhada ou até como massa em bolinhos).

Dessa vez, decidi fazer a couve-flor no forno pois ela fica levemente crocante por fora e macia por dentro. Como o sabor é bem delicado finalizei com algumas sementes de romã pra dar um pouco de acidez e iogurte grego para ficar cremoso. Você pode servir este prato tanto como uma entradinha ou acompanhamento de peixes ou frangos. Esta receita de couve-flor assada é bem simples, gostosa, fácil de fazer e não pesa na consciência.

Receita de Couve-Flor Assada
Ingredientes
  • 1 couve-flor
  • 1 a 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • sal e pimenta-do-reino
  • algumas folhas de menta
  • iogurte grego (o normal também funciona)
  • sementes de romã
Preparo
  1. Corte os cabinhos da couve-flor perto da base central que une todos em uma cabeça só. Fique à vontade para cortar em floretes maiores ou menores – eu particularmente prefiro os menores pois ficam mais bonitos.
  2. Coloque em uma forma e tempere com o azeite, sal e pimenta. Aqui você pode colocar mais azeite se quiser ou mesmo outros temperos de sua preferência. Leve ao forno preaquecido à 180C e deixe assar por cerca de 20-30 minutos ou até que eles estejam dourados por fora e macios por dentro (mas ainda al dente). Durante o tempo de cozimento mexa de vez em quando pra que todos os lados dos floretes cozinhem uniformemente.
  3. Corte a menta em fatias fininhas, deixando para fazer isso no último minuto pois a menta oxida muito rápido. Junte a menta no iogurte, mexa e tempere com azeite, sal e pimenta. Coloque um pouco de iogurte sobre os floretes e por cima as sementes de romã. Sirva e aproveite.
http://passagemgastronomica.com.br/2015/05/receita-de-couve-flor-gratinada/

 Passagem Gastronômica - Receita de Couve-Flor Gratinada Passagem Gastronômica - Receita de Couve-Flor Gratinada Passagem Gastronômica - Receita de Couve-Flor GratinadaPassagem Gastronômica - Receita de Couve-Flor GratinadaPassagem Gastronômica - Receita de Couve-Flor GratinadaPassagem Gastronômica - Receita de Couve-Flor Gratinada

Deixar um Comentário