sobre nóscontatolíngua | ENGLISH Portuguese
sobre nóscontato língua • ENGLISH Portuguese

Receita de Cheesecake com Oreo, Chocolate e Caramelo

23 Abril 2015 Receitas

Passagem Gastronômica - Receita de Cheesecake de Oreo, Chocolate e Caramelo

No momento em que vi esta receita de cheesecake de chocolate e caramelo com crosta de oreo no blog Call me Cupcake achei a coisa mais deliciosa do mundo! Decidi que precisava fazer a receita e só estava esperando companhia pra ajudar a comê-la. Não sei se vocês conhecem este blog, mas ele tem umas das fotos de comida mais lindas que já vi! Os bolos e as produções que ela faz são lindos e dá vontade de preparar tudo.

Essa foi a primeira vez que fiz uma receita do Call me Cupcake e devo dizer que fiquei um pouco decepcionada com as instruções. Tudo parece bem simplista, mas quando você começa a preparar percebe que algumas etapas são bem mais desafiantes do que pareciam.

Como por exemplo colocar a farofinha de oreo na lateral da forma. Pra forrar o fundo é uma maravilha, mas pra dispor a farofa nas laterais é necessário muita paciência e criatividade porque a farofa não gruda por nada nesse mundo. A ganache não deu certo porque ela pede pra usar heavy cream ao invés de single (aqui no Reino Unido essas categorias indicam o percentual de gordura, quanto mais gordura tiver mais chance do creme e do chocolate separarem na ganache), então como a gordura separou fiz algumas manobras pra salvar mas ela ficou totalmente diferente, mais parecida com um creme amanteigado.

Independentemente dessas dificuldades esta receita de cheesecake de chocolate e caramelo é bem gostosa. Fiz algumas modificações na receita original pra não ficar tão doce e deixar as instruções mais detalhadas. Ah, uma coisa que eu gostaria de ter são mais nozes pecan em cima. Ficaria legal batê-las pra ficarem em pedaços menores e cobrir o bolo como se fosse uma farofa. A textura crocante que elas adicionam deixaria o cheesecake ainda mais interessante. Ah, se sobrar caramelo ou a farofinha de oreo guarde e sirva junto com o cheesecake. Pois assim, cada um pode adicionar mais se gostar e fica bem gostoso com o cheesecake pronto.

Pra quem quer a receita original ou mesmo só pra ver as fotos lindas do site – você vai reparar que o meu cheesecake não é nem de longe tao bonito quanto o dela – é só clicar neste link e procurar pela receita de chocolate and caramel cheesecake no recipe index.

Cheesecake com Oreo, Chocolate e Caramelo
Ingredientes
    Para a Crosta de Oreo:
  • 300 g de oreo
  • 100 g de manteiga
  • Para o Cheesecake:
  • 600 g de cream cheese
  • 1/2 lata de leite condensado
  • 30 g de açúcar refinado
  • 4 colheres de sopa de suco de limão siciliano (opcional)
  • 3 ovos grandes
  • 2 colheres de chá de essência de baunilha
  • 100 g de chocolate amargo (usei o 70%)
  • Para o Caramelo:
  • 300 ml de creme de leite fresco em temperatura ambiente
  • 200 g de açúcar refinado
  • 30 g de manteiga em temperatura ambiente
  • flor de sal (opcional)
  • Para a Ganache:
  • 100 g de chocolate amargo (usei o 70%, mas pode usar o 50% se quiser mais doce)
  • 100 ml de creme de leite fresco
  • Para a Decoração:
  • nozes pecan
Preparo
  1. Vale explicar um pouquinho sobre os vários componentes desta receita pra ficar mais claro. Este cheesecake em si tem dois sabores, uma parte de chocolate e uma neutra. Ele é envolto por uma casquinha de farofa de oreo. Depois de assado (e já frio) ele leva duas coberturas: uma de caramelo, que vai primeiro, e uma segunda de ganache de chocolate. Depois vão algumas nozes para decoração.
  2. Comece com a crosta de oreo. Derreta a manteiga (cuidado para que ela não fique muito quente) e, enquanto isso, bata o oreo no liquidificador até ficar em uma consistência de farofa. Passe o oreo para uma vasilha e acrescente a manteiga já derretida misturando bem os dois. Use uma forma de fundo falso de 18 à 24 cm de largura (de preferência para as forma mais altas pois o cheesecake fica mais bonito) e coloque a farofa de oreo no fundo e subindo nas laterais. Como mencionei é bem difícil grudar a farofa nas laterais, fui fazendo aos poucos e colocando a forma no freezer para gelar um pouco a manteiga e solidificar. Se estiver sem tempo nada impede que você coloque a farofa de oreo só no fundo (nesse caso pode diminuir bastante a quantidade dos ingredientes da crosta). Quando tiver forrado fundos e laterais coloque na geladeira.
  3. Preaqueça o forno à 160C e ferva um pouco de água para usar quando for assar o cheesecake. O cheesecake vai ser assado em banho-maria, por isso já separe uma travessa maior que acomode a forma do cheesecake.
  4. Para o cheesecake faremos duas massas diferentes - uma de chocolate e a outra neutra. Na verdade, a gente faz neutra, separa em duas e adiciona o chocolate em uma delas. Comece picando o chocolate em pedaços menores e coloque para derreter em banho-maria. Também pode derreter no microondas, mas nesse caso vá mexendo de vez em quando para que o chocolate derreta uniformemente.
  5. Em uma vasilha junte o cream cheese com o leite condensado e misture com um batedor de arame até ficar homogêneo. Acrescente o açúcar, o limão, a baunilha e os ovos. Transfira 1/3 da mistura do cheesecake para a vasilha do chocolate derretido e misture bem. Se você gosta de cheesecake mais doce sugiro colocar mais umas 3 colheres de sopa de leite condensado na mistura do chocolate, já que por ser 70% cacau ele não fica tão doce. Despeje a massa com chocolate no fundo da forma com a farofa de oreo e por cima o restante do cheesecake (a mistura neutra clarinha).
  6. Envolva o exterior da forma com papel alumínio até quase a borda para evitar que vase manteiga no seu forno ou que entre água no cheesecake. Coloque a forma com o cheesecake dentro da travessa maior e coloque água ao redor do cheesecake até atingir metade de sua altura (ou se preferir coloque a água apenas quando a travessa já estiver no forno, evitando que caia). Leve ao forno preaquecido e asse por cerca de 1 hora ou até que o cheesecake esteja mais firme, mas levemente tremendo quando você mexe (como se fosse um pudim). Retire do forno e deixe esfriar completamente. Cubra e leve à geladeira por no mínimo 8 horas ou de um dia para o outro.
  7. A segunda parte é preparar as duas coberturas que vão em cima do cheesecake, a ganache e o caramelo. O melhor é fazer tanto o caramelo quanto a ganache quando o cheesecake já estiver pronto (e frio). Assim fica mais fácil de obter a consistência ideal para colocar em cima do cheesecake. Quando o caramelo e a ganache estiverem prontos é só retirar o cheesecake da geladeira, tirar da forma e colocar em um prato para montar (instruções mais detalhadas abaixo).
  8. Para fazer a cobertura de caramelo prefira uma panela que tenha um diâmetro maior, pois assim o açúcar derrete mais uniformemente. Coloque 1/3 do açúcar na panela em fogo de médio para alto e espere derreter. Quando estiver derretendo acrescente mais 1/3 e quando derreter novamente o restante. Assim que o caramelo atingir a cor que você quiser (tem gente que gosta mais claro e outros mais escuro - só cuidado pra não queimar pois fica amargo) coloque cerca de 1/3 do creme de leite e mexa. Muito cuidado porque o caramelo vai espirrar violentamente aqui! Parece que vai talhar mas continue mexendo que ele dá certo. Quando ele ficar mais uniforme coloque mais 1/3, mexa e depois o restante. Continue mexendo até ele ficar numa consistência cremosa. Aí desligue e acrescente a manteiga em pequenos pedaços, mexendo pra ela derreter. Eu coloquei uma pitada de flor de sal porque gosto do fundinho salgado no meio do doce, mas é opcional. Deixe esfriar e assim que ele estiver em uma consistência mais grossa, mas não muito, despeje por cima do cheesecake. Cuidado com a temperatura aqui pois se o caramelo ainda estiver muito quente pode comprometer o cheesecake. Leve à geladeira.
  9. Para a cobertura de ganache esquente o leite até que comece a soltar fumaça. Enquanto isso derreta o chocolate em banho-maria ou no microondas (tomando o cuidado que mencionei acima). Coloque o 1/3 do leite no chocolate e mexa com uma espátula ou colher de pau. Quando a mistura estiver homogênea vá adicionando o resto do creme de leite respeitando o mesmo processo. Quando todo o creme de leite estiver incorporado, espalhe em uma forma e deixe esfriar um pouco. Mexa de vez em quando com a espátula até atingir uma consistência mais grossa (se estiver demorando muito coloque um pouco na geladeira), mas não muito já que você vai ter que despejá-la por cima do bolo. Assim que chegar no ponto (uma espécie de calda mais grossa), retire o cheesecake da geladeira e despeje a ganache sobre o caramelo.
  10. Para as nozes pecan coloque em uma forma e leve ao forno à 180C por cerca de 10 minutos ou até que fiquem mais douradas. Retire do forno e espere esfriar. Você pode colocar no bolo diretamente ou bater com um martelo ou processador levemente até ficar uma farofa com pedaços graúdos, e aí colocar em toda a superfície do bolo.
http://passagemgastronomica.com.br/2015/04/receita-de-cheesecake-com-oreo-chocolate-e-caramelo/

Passagem Gastronômica - Receita de Cheesecake de Oreo, Chocolate e CarameloPassagem Gastronômica - Receita de Cheesecake de Oreo, Chocolate e CarameloPassagem Gastronômica - Receita de Cheesecake de Oreo, Chocolate e CarameloPassagem Gastronômica - Receita de Cheesecake de Oreo, Chocolate e CarameloPassagem Gastronômica - Receita de Cheesecake de Oreo, Chocolate e CarameloPassagem Gastronômica - Receita de Cheesecake de Oreo, Chocolate e CarameloPassagem Gastronômica - Receita de Cheesecake de Oreo, Chocolate e CarameloPassagem Gastronômica - Receita de Cheesecake de Oreo, Chocolate e CarameloPassagem Gastronômica - Receita de Cheesecake de Oreo, Chocolate e CarameloPassagem Gastronômica - Receita de Cheesecake de Oreo, Chocolate e CarameloPassagem Gastronômica - Receita de Cheesecake de Oreo, Chocolate e CarameloPassagem Gastronômica - Receita de Cheesecake de Oreo, Chocolate e CarameloPassagem Gastronômica - Receita de Cheesecake de Oreo, Chocolate e CarameloPassagem Gastronômica - Receita de Cheesecake de Oreo, Chocolate e Caramelo

Deixar um Comentário