sobre nóscontatolíngua | ENGLISH Portuguese
sobre nóscontato língua • ENGLISH Portuguese

Receita de Frango Assado com Queijo Feta

20 Março 2015 Receitas
Passagem Gastronômica - Receita de Frango Assado com Queijo Feta - Melissa Clark

A Receita de Frango Assado com Queijo Feta é da Melissa Clark que escreve para o NY Times (aliás, ela tem vídeo fazendo esta receita). Aqui em casa fazemos bastante frango assado (passei uma receita do Heston Blumenthal aqui), mas achei brilhante a sugestão da Melissa de usar queijo feta, limão, orégano e bastante pimenta-do-reino. Essa combinação de sabores sicilianos com certeza eleva o sabor do frango assado para outro patamar.

Já falei em um post anterior aqui no blog que um dos processos que mais uso quando faço frango assado é deixar o frango em “brine”, uma solução de água e sal – em uma proporção determinada – que ajuda o frango a ficar mais molhadinho. Quando assamos o frango ele perde em média cerca de 30% do seu peso (maioria em água), mas se você deixar o frango nesta solução antes de assa-lo essa perda caiu para 15% (pra quem quiser saber sobre a ciência por trás deste processo leia este artigo). Por isso, é essencial fazer esta etapa para conseguir um resultado final muito mais macio, molhadinho e saboroso.

Esta receita de frango assado com queijo feta é um ótimo prato pra servir quando você tiver amigos em casa. Ela é prática de fazer e é possível fazer em maior ou menor quantidade sem alterar a quantidade de trabalho envolvido, já que só muda o peso do frango.

Receita de Frango Assado com Queijo Feta
Ingredientes
  • 114 g de queijo feta
  • 3 e 1/2 colheres de chá de sal
  • 1 frango com cerca de 2kg
  • 1 colher de sopa de pimenta-do-reino moída
  • 2 colheres de sopa de orégano seco
  • 2 limões sicilianos
  • 1/4 xícara de chá de azeite
  • 2 ramos de alecrim (opcional)
  • folhas verdes ou espinafre pra servir (opcional)
Preparo
  1. Na noite anterior bata no liquidificador metade do queijo feta, 2 colheres de chá de sal e 4 xícaras de chá de água. Coloque o frango dentro de um saquinho estilo ziplock e despeje a mistura dentro do saco. Feche, coloque o saco com o frango em uma vasilha (pra não ter perigo de vazar) e leve à geladeira por no mínimo 8 horas ou da noite para o dia.
  2. Cerca de 1 hora antes de assar o frango retire-o da geladeira e do líquido (no Brasil retiraria apenas 15-20 minutos antes por causa do calor). Seque o frango com papel toalha e deixe voltar à temperatura ambiente. Quanto mais sequinha ficar a pele mais crocante ela tende a ficar quando assar.
  3. Rale o limão siciliano para retirar cerca de 1 colher de sopa de raspas. Junte com o restante do sal, a pimenta e o orégano. Esfregue essa mistura por todo o frango e coloque um pouco dentro da cavidade. Corte os limões ao meio e coloque 3 metades dentro do frango (ou 2 se o seu frango for menorzinho) junto com os ramos de alecrim. Amarre as pernas do frango com barbante de cozinha para que ele cozinhe mais uniformemente.
  4. Leve uma frigideira ao fogo com o azeite e quando estiver bem quente coloque o frango (com o peito virado pra cima) e depois leve ao forno preaquecido à 230C. Se você não tiver uma frigideira que vá ao forno, uma solução é colocar o azeite dentro de uma forma, levar ao forno e quando esquentar bem colocar o frango.
  5. Ele deve assar por cerca de 1 hora, mas isso depende muito do seu forno. Uma dica é fazer um cortinho na parte mais grossa da coxa e se o líquido que sair estiver sem vestígios de sangue está bom. No caso de você cortar o frango e a carne estar rosada volte para o frango até ela estar branca.
  6. Retire o frango da panela e deixe descansar por cerca de 10 minutos. Enquanto isso corte o resto do queijo feta em cubos, coloque na panela ou forma que assou o frango e também esprema o limão que estava na cavidade do frango. Misture tudo isso quebrando um pouco os cubos de feta mas deixando alguns inteiros. Reserve.
  7. Para servir eu faço uma cama de espinafre em uma travessa e jogo parte do molhinho do frango por cima. O frango você pode servir inteiro ou já cortar em pedaços menores e colocar em cima da cama de espinafre com molhinho por cima. Se quiser que a pele se mantenha bem crocante deixe o molhinho a parte ou ela vai ficando mais mole com o líquido.
http://passagemgastronomica.com.br/2015/03/receita-de-frango-assado-com-queijo-feta/

Passagem Gastronômica - Receita de Frango Assado com Queijo Feta - Melissa Clark Passagem Gastronômica - Receita de Frango Assado com Queijo Feta - Melissa Clark Passagem Gastronômica - Receita de Frango Assado com Queijo Feta - Melissa Clark Passagem Gastronômica - Receita de Frango Assado com Queijo Feta - Melissa Clark

Deixar um Comentário

4

Dona Lígia

Março 21, 2015

com certeza vou fazer e amei a dica do sal c a agua

Patricia Cochoni

Março 24, 2015

O frango fica bem molhadinho com essa dica! Depois me conta como ficou o seu!
Beijos Patty

Rafael Santos

Janeiro 25, 2016

ótima receita, estão de parabéns gostei.

Patricia Cochoni

Janeiro 25, 2016

Obrigada Rafael! : )