sobre nóscontatolíngua | ENGLISH Portuguese
sobre nóscontato língua • ENGLISH Portuguese

Receita de Risoto de Limão

28 Janeiro 2015 Receitas

Passagem Gastronômica - Receita de Risoto Cremoso de Limão - Amanda Hesser

Quem acompanha o blog sabe que eu tenho uma paixão profunda por risoto! Eu amo as possibilidades de combinações que ele proporciona, a praticidade (porque você pode fazer com os ingredientes que achar na sua geladeira) e o fato de ser uma das comidas mais reconfortantes que existe.

Quando encontrei essa receita de risoto de limão no livro da Amanda Hesser fiquei com muita vontade de fazer. Ele é super cremoso e ótimo como acompanhamento de alguma proteína – principalmente peixe – ou como prato principal. Essa quantidade de ingredientes é suficiente para 4 pessoas como acompanhamento ou 2 como prato principal.

Receita de Risoto de Limão
Ingredientes
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 cebola pequena picada
  • 1 xícara e 1/2 de chá de arroz arbóreo
  • 1/2 xícara de chá vinho branco
  • 5 xícaras de chá de caldo de frango ou legumes
  • suco e raspas de 1 limão siciliano
  • 1/2 xícara de chá de crème fraîche*
  • 1/4 xícara de chá de queijo parmesão ralado
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Algumas folhas de rúcula (opcional)
  • * No Brasil pode ser difícil encontrar crème fraîche. Por isso, como substituição você pode usar iogurte ou o sour cream. Neste caso, recomendo que você coloque aos poucos e vá experimentando para checar qual a quantidade necessária. Outra opção é fazer o próprio crème fraîche (tem o modo de fazer no blog icouldkillfordessert)
Preparo
  1. Em uma panela coloque o caldo de legume ou frango para esquentar. Aliás, se o caldo não for suficiente para cozinhar o risoto até o ponto certo você pode utilizar água quente.
  2. Para o risoto utilize uma panela de fundo mais grosso e com diâmetro maior. Essas especificações ajudam o risoto a cozinhar de uma forma mais uniforme, já que distribuem o calor melhor entre todos os grãos.
  3. Coloque a manteiga e o azeite na panela. Quando esquentar coloque a cebola e refogue até que ela fique transparente. Adicione o arroz e refogue por cerca de 2 minutos, mexendo sempre pra ter certeza que todos os grãos estão cobertos pela manteiga e azeite. Adicione o vinho e mexa até que ele seja absorvido pelo arroz.
  4. Comece a colocar o caldo quente devagar - cerca de duas conchas grandes por vez - mexendo constantemente. Quando começar a secar coloque mais uma concha e assim por diante. Quando ele começar a ficar mais macio adicione metade das raspas de limão e cerca de 1/3 do suco.
  5. Continue adicionando o caldo e quando estiver al dente - macio mas com um pouquinho de resistência no centro - coloque o crème fraîche e o restante das lascas de limão. Experimente para ver se precisa de mais suco de limão - isso fica a gosto de cada um, pois algumas pessoas gostam mais azedinho e outras nem tanto. Adicione o parmesão, mexa e cheque se precisa de mais sal ou pimenta.
  6. Para servir acho gostoso colocar algumas folhas de rúcula temperadas com azeite, sal e limão. Dá um constraste gostoso com a maciez do risoto.
http://passagemgastronomica.com.br/2015/01/receita-de-risoto-de-limao-amanda-hesser/

Passagem Gastronômica - Receita de Risoto Cremoso de Limão - Amanda Hesser Passagem Gastronômica - Receita de Risoto Cremoso de Limão - Amanda Hesser Passagem Gastronômica - Receita de Risoto Cremoso de Limão - Amanda Hesser Passagem Gastronômica - Receita de Risoto Cremoso de Limão - Amanda Hesser

Deixar um Comentário

2

Anonymous

Fevereiro 15, 2015

Sensacional Pati. Ninguém resiste. Bj

Patricia Cochoni

Fevereiro 23, 2015

Esse risoto é demais mesmo!!