sobre nóscontatolíngua | ENGLISH Portuguese
sobre nóscontato língua • ENGLISH Portuguese

Restaurante Indiano em Londres: Dishoom

03 Dezembro 2014 Restaurantes Passagem Gastronômica - Restaurante Indiano - Dishoom - Londres

Antes de começar a escrever este post pensei muito se deveria opinar sobre o restaurante Dishoom ou não. Eu praticamente nunca como comida indiana – pra falar a verdade, em geral costumo fugir de comida muito apimentada – e até hoje devo ter visitado no máximo 3 restaurantes (fui apenas em 1 restaurante indiano em Londres além do objeto deste post).  Sempre acho complicado falar de comidas sobre as quais não entendo muito, pois além de não experimentar muito a gastronomia indiana, não leio muito sobre ela e por isso não sei da mistura de temperos ou modo de preparo.

Acabei chegando a conclusão de que seria interessante falar sobre ela primeiramente porque Londres tem uma infinidade de restaurantes indianos e aficcionados por este tipo de cozinha. Além disso, este post pode ser informativo pra quem tem curiosidade de experimentar mas, como eu, é leigo sobre o assunto.

Tenho uma amiga em Londres que sempre me dá ótimas dicas de restaurantes. Sua família é de origem indiana e por isso achei uma ótima oportunidade ir a um restaurante indiano com ela, para que ela pudesse nos guiar pelo cardápio de pratos que não temos muita afinidade.

O lugar que ela escolheu foi o Dishoom, que tem algumas unidades em Londres e é bem reconhecido por aqui. O local foi inspirado nos cafés de Bombay e possui uma atmosfera mais casual. A primeira coisa que me chamou a atenção foi uma fila enorme na porta em um dia relativamente frio (aliás, eles não fazem reserva). Se as pessoas se sujeitam a ficar no frio esperando por uma mesa, costuma ser um bom sinal. Resolvemos encarar a fila e enquanto esperávamos os garçons ofereceram um chá quente com especiarias que era aromático e gostoso.

Ao entrar no salão fiquei apaixonada pela decoração do local, que te transporta para um lugar totalmente diferente. A mistura de quadros, objetos e mesmo a iluminação casavam perfeitamente para criar uma atmosfera muito agradável.

Passagem Gastronômica - Restaurante Indiano - Dishoom - Londres

O Dishoom tem uma carta de drinks interessante, com versões apimentadas de cóqueteis e algumas variações nos coquetéis clássicos que conhecemos. Escolhi o Bollybellini e amei a combinação de rosas, cardamomo, lichia e framboesa. Enquanto tomavamos nossos drinks no bar, pedimos duas entradas para beliscar, o Dishoom Calamari e o Vegetable Somosa. O calamari foi um dos melhores que experimentei, bem crocante e acompanhado de um molho agridoce bem saboroso. Já o somosa era muito apimentado e eu acabei não conseguindo sentir os outros sabores por causa da pimenta, mas pelo menos a massa filo estava crocante.

Passagem Gastronômica - Vegetable Samosa - Restaurante Indiano - Dishoom - Londres Passagem Gastronômica - Calamari - Restaurante Indiano - Dishoom - Londres

Como prato principal pedimos uma variação de pratos – que vinham em porções pequenas ao estilo de tapas – para dividir. Alguns agradaram, mas outros na minha opinião eram apimentados e o único sabor que eu sentia era o calor do chilli (mas vale ressaltar que eu não costumo comer pimenta, então meu nível de tolerância é extremamente baixo). Ao final da refeição meus pratos preferidos foram os que tinham uma influência maior da nossa culinária do que a versão tradicionalmente indiana (como imagino que eles sejam feitos originalmente).

O meu prato preferido da noite foi um prato de lentilhas cozidas em uma espécie de creme (se não me engano o nome é Black House Daal) que era cremoso e amanteigado, me lembrando mais um prato francês do que eu esperaria em um indiano. Outro que gostei bastante foi o Chilli Cheese Toast, que não era muito apimentado e que vinha com bastante queijo por cima. Acabei não experimentando o Chicken Ruby – frango cozido em curry – mas o meu marido gostou bastante. Além disso, os naans  (pães indianos) eram muito bons e bem macios.

Passagem Gastronômica - Chilli Cheese Toast - Restaurante Indiano - Dishoom - Londres Passagem Gastronômica - Chicken Ruby - Restaurante Indiano - Dishoom - Londres Passagem Gastronômica - Sorvete de canela e picolé de pistache - Restaurante Indiano - Dishoom - Londres

O que me chamou mais a atenção negativamente foram os pratos grelhados, pois passaram do ponto. O cordeiro por exemplo estava longe de ter o centro levemente avermelhado – como recomenda-se servir – e estava bem seco.

Como sobremesa pedimos o sorvete de canela e o picolé de pistache, ambos muito bons – especialmente o de pistache – e um ótimo final para uma refeição apimentada.

Gostamos: O ambiente agradável e com uma decoração inusitada. A carta de drinks tinha ótimas opções de coquetéis.

Não Gostamos: Alguns grelhados passaram do ponto e estavam secos.

Veredicto: Uma opção para quem quer experimentar comida indiana e ainda não se sente pronto para um restaurante super tradicional. O ambiente é agradável e é uma boa experiência.

Endereço: 12 Upper St. Martin’s Lane
Tel: 020 7420 9320
Site: www.dishoom.com

Deixar um Comentário