sobre nóscontatolíngua | ENGLISH Portuguese
sobre nóscontato língua • ENGLISH Portuguese

Receita de Lasanha Vegetariana de Espinafre e Cogumelos

08 Outubro 2014 Receitas Passagem Gastronômica - Receita de Lasanha Vegetariana de Espinafre e Cogumelos

Na semana passada eu estava com muita vontade de fazer uma lasanha diferente, que não fosse a tradicional de molho a bolonhesa com queijo que costumo cozinhar. Em busca de inspiração pelo site da revista Gourmet Traveller encontrei esta receita de lasanha vegetariana de espinafre e cogumelos e decidi que seria esta que iria fazer.

Aliás, a Gourmet Traveller é minha revista gastronômica favorita que acabei conhecendo quando morei na Ásia. Como ela é uma revista de publicação australiana, não tem tanta circulação aqui na Europa e no Brasil, mas eles tem algumas versões para download em ipad e o próprio site tem algumas matérias e receitas interessantes pra quem não é assinante. A receita tem várias etapas, mas não é difícil de fazer.

A lasanha fica deliciosa e vale o tempo a mais que leva para fazer. Aliás, ela faz o estilo mais pesada, então é uma ótima opção pra quando você procura algo bem reconfortante ou num dia não muito quente. Esta receita rende para 6-8 pessoas (dependendo da fome), mas fique à vontade para reduzir a quantidade.

Receita de Lasanha de Espinafre e Cogumelos
Ingredientes
    Para a lasanha:
  • 5 folhas de lasanha (9x17cm)
  • 150 g de funghi secchi
  • 100 ml de creme de leite fresco
  • 1 cebola média cortada em cubinhos pequenos
  • 2 dentes de alho picados ou espremidos
  • 400 g de cogumelos marrons picados (use os seus tipos preferidos)
  • 500 g de espinafre
  • 200 g de parmesão ralado
  • 3 colheres de sopa de farelo de pão
  • manteiga
  • azeite
  • sal e pimenta-do-reino
  • maisena (para engrossar o molho de cogumelos, se necessário)
  • Para o molho béchamel:
  • 800 ml de leite integral
  • 125 g de farinha de trigo
  • 4 colheres de sopa de manteiga sem sal
  • 60 g de parmesão ralado
  • 1 folha de louro
  • 1 cravo
  • 1 dente de alho amassado
  • 1/2 cebola
  • noz-moscada ralada
  • sal e pimenta-do-reino
Preparo
  1. Aqueça o forno à 200C.
  2. Dependendo do tipo de lasanha que for utilizar será necessário ferver por alguns segundo antes de montar a lasanha. Neste caso, siga as instruções da embalagem e depois que ferverem deixe em um pano de prato para escorrer o excesso de água (algumas vezes papel toalha acaba grudando por isso prefiro utilizar pano de prato).
  3. Coloque o funghi secchi em uma tigela com cerca de meio litro de água fervendo por cerca de 10 minutos ou até que os cogumelos estejam macios.
  4. Enquanto isso prepare o molho béchamel. Fiz um passo a passo bem detalhado sobre como preparar o molho neste link. Nesta receita faça o molho béchamel da forma como ensinei e ao final retire do fogo e misture o parmesão ralado com o molho ainda quente, mexendo para derreter.
  5. Retire o funghi da água e pique grosseiramente. Transfira a água em que ele ficou imerso para uma panela, tomando cuidado para não utilizar o líquido do final onde normalmente ficam depositados os resíduos. Adicione o creme de leite e assim que ferver diminua o fogo de forma que a mistura ferva bem lentamente. Deixe por cerca de 15 minutos ou até que a mistura tenha reduzido pela metade ou engrossado. Se por um acaso o molho não engrossar vale utilizar maisena diluída em água até obter a consistência desejada. Comecei diluindo uma colher de sopa de maisena em um pouquinho de água - o suficiente para conseguir dissolver a maisena - e adicionei à mistura mexendo por alguns minutos para ver o quanto engrossou. Repeti o processo mais duas vezes até obter a consistência que queria - um molho mais encorpoado -, mas prefiro ir fazendo aos poucos do que engrossar demais de uma vez.
  6. Em uma frigideira em fogo médio coloque a manteiga e assim que derreter adicione a cebola. Quando começar a ficar transparente coloque o alho e quando dourar coloque os cogumelos e refogue até que os cogumelos fiquem macios. Retire do fogo e acrescente o molho de cogumelos e os pedaços de funghi que foram picados. Mexa bem e cheque o sal e a pimenta.
  7. Em uma frigideira com azeite ou manteiga (pode colocar alho picadinho se quiser também) refogue o espinafre até que ele fique em uma tonalidade verde mais intensa. Tempere com sal e pimenta. Para quem quiser mais dicas sobre como preparar espinafre fiz um post completo aqui. Em seguida, retire o máximo de água possível pressionando as folhas em um escorredor ou peneira e depois pique as folhas grosseiramente.
  8. Unte uma forma de 20 cm x 24 cm com manteiga - tamanho aproximado da forma para a quantidade de ingredientes desta receita. Se preferir faça duas menores e guarde uma delas na geladeira cubrindo com plástico filme. Cubra o fundo com uma camada de massa (eu gosto de colocar um pouquinho de molho béchamel no fundo antes de colocar as folhas de lasanha só para a massa não grudar muito na forma), um terço do molho com cogumelos, um terço do parmesão ralado, um terço de espinafre e um terço do molho béchamel. Repita o processo finalizando a lasanha com uma camada de molho béchamel, um pouco de parmesão ralado e farelo de pão. Ponha um pouquinho de azeite por cima e cubra com papel alumínio. Se quiser pode deixar pronto na geladeira e assar no dia seguinte.
  9. Leve ao forno por cerca de 30 minutos ou até que ela esteja borbulhando. Retire o alumínio e deixe no forno por mais 10 minutos ou até o topo ficar dourado. Retire do fogo e deixe esfriar um pouco antes de cortar. Esta pronta pra servir!
http://passagemgastronomica.com.br/2014/10/receita-de-lasanha-de-espinafre-e-cogumelos/

Passagem Gastronômica - Receita de Lasanha Vegetariana de Espinafre e Cogumelos Passagem Gastronômica - Receita de Lasanha Vegetariana de Espinafre e Cogumelos Passagem Gastronômica - Receita de Lasanha Vegetariana de Espinafre e Cogumelos Passagem Gastronômica - Receita de Lasanha Vegetariana de Espinafre e Cogumelos Passagem Gastronômica - Receita de Lasanha Vegetariana de Espinafre e Cogumelos

 

Deixar um Comentário

2

anabela

Fevereiro 21, 2016

Andava à procura de uma receita de lasanha vegetariana e encontrei esta página por acaso e gostei muito. Vou espreitar mais receitas.

Esta lasanha tem um aspecto delicioso, vou experimentar.

Bjs

Patricia Cochoni

Fevereiro 23, 2016

Obrigada! Essa lasanha é muito gostosa. Mas o bom de lasanha é que dá pra brincar bastante com os ingredientes. Depois me conta como ficou.
= )
Beijos