sobre nóscontatolíngua | ENGLISH Portuguese
sobre nóscontato língua • ENGLISH Portuguese

Receita de Pão de Queijo

01 Setembro 2014 Receitas Passagem Gastronômica - Receita Pão de Queijo - Gui Poulain, blog Moldando Afeto

Uma das receitas que me chamou a atenção no blog Moldando Afeto do Gui Poulain foi a receita de pão de queijo. É um quitute tipicamente brasileiro e uma das coisas que mais sinto falta morando fora do Brasil. Além de ser delicioso, todo mundo adora pão de queijo e não tem estação nem hora do dia pra comer.

Sei que tem bastante gente que opta pela comodidade de comprar o pão de queijo já congelado no supermercado, mas o feito em casa é bem mais gostoso, além de não possuir conservantes ou mesmo essências como alguns industrializados.

Na receita original o Gui usa apenas polvilho azedo, mas eu gosto da mistura do sabor do polvilho azedo com o doce por isso adaptei para utilizar os dois. Além disso, como é impossível encontrar queijo minas meia cura em Londres optei por utilizar o parmesão.

A receita é fácil e divertida de fazer, e como rende bastante você pode fazer bolinhas e congelar para assar quando for servir.

Receita Pão de Queijo
Ingredientes
  • 500 g de polvilho doce
  • 500 g de polvilho azedo
  • 250 ml de água
  • 250 ml de óleo
  • 250 ml de leite
  • 1 colher de sopa de sal
  • 500 g de queijo parmesão ralado ou 600 g de queijo minas meia cura
  • 6 ovos
Preparo
  1. Em um recipiente grande peneire os dois tipos de polvilho. Em seguida, despeje a água, que deve estar à temperatura ambiente, e sove a massa para desmanchar os blocos de polvilho que se formaram. Faça isso por alguns minutos, até que os blocos médios e grandes tenham se desmanchados. Não se preocupe em desmanchar todos, pois a mistura fica um pouco empelotadinha mesmo.
  2. Leve uma panela ao fogo com o óleo e o leite até que ferva. Quando ferver desligue e despeje na vasilha com o polvilho. Mexa com uma colher para incorporar os ingredientes, e assim que estiver em uma temperatura suportável mexa com as mãos. Acrescente o sal e sove até que os líquidos e secos estejam bem misturados.
  3. Agora comece a adicionar os ovos um a um, incorporando muito bem cada um antes de colocar outro. A massa tem uma consistência bem pegajosa. Se você achar que a massa está muito líquida use entre 4 ou 5 ovo, se achar que ela está muito seca coloque um pouquinho de leite. Se possível utilize ovos de galinha caipira, pois o pão de queijo fica com uma cor bem amarelinha e bonita.
  4. Quando a massa estiver bem incorporada junte o queijo ralado e misture bem para distribuí-lo.
  5. Coloque óleo nas mãos e faça bolinhas do tamanho que desejar. Eu utilizei um boleador de sorvete para fazer as bolinhas porque é bem mais rápido, untando com um pouco de óleo com frequência para que não grudasse.
  6. Quem quiser congelar os pães de queijo é só coloca-los em uma assadeira e levar ao congelador. Assim que estiverem congelados, retire da forma e coloque num saquinho.
  7. Leve ao forno à 180C até que os pães de queijos fiquem bem moreninhos, e aí é só servir!
http://passagemgastronomica.com.br/2014/09/receita-pao-de-queijo-gui-poulain-do-moldando-afeto/

Passagem Gastronômica - Receita Pão de Queijo - Gui Poulain, blog Moldando Afeto Passagem Gastronômica - Receita Pão de Queijo - Gui Poulain, blog Moldando Afeto Passagem Gastronômica - Receita Pão de Queijo - Gui Poulain, blog Moldando Afeto Passagem Gastronômica - Receita Pão de Queijo - Gui Poulain, blog Moldando Afeto Passagem Gastronômica - Receita Pão de Queijo - Gui Poulain, blog Moldando Afeto

Deixar um Comentário