sobre nóscontatolíngua | ENGLISH Portuguese
sobre nóscontato língua • ENGLISH Portuguese

Como Preparar Espinafre

14 Agosto 2014 Receitas, Tips & Tricks Passagem Gastronômica - Como Preparar Espinafre

Um ingrediente que tenho usado muito ultimamente na minha cozinha é o espinafre. O espinafre é um ingrediente muito versátil, gostoso e nutritivo, mas se não for preparado da forma correta ele acaba ficando totalmente sem graça. Por isso, resolvi fazer um post com algumas dicas que aprendi na Cordon Bleu de como preparar espinafre da forma correta.

1. Lavar

É muito comum o espinafre vir com resíduos de terra e outras sujeiras. Uma boa dica é deixar por uns 5 minutos em uma vasilha com água fria e depois retirar e colocar num escorredor. Não passe a água da vasilha no escorredor com o espinafre ou todos os resíduos voltarão para as folhas. Aproveite também para descartar as folhas que estão muito amareladas ou murchas demais.

2. Tirar o cabo

A primeira coisa que aprendi na escola quando falamos sobre espinafre foi tirar o cabo. Ele tem uma textura mais fibrosa e não muito agradável e por isso deve ser retirado. Essa tarefa acaba tomando algum tempo pois como o espinafre não rende muito você tem que preparar uma quantidade grande de folhas. Por isso, quem estiver sem tempo e quiser pular essa etapa não se preocupe que não vai alterar o sabor em si, apenas a textura. Para tirar o cabo junte as duas partes da folha na frente e puxe o cabo para baixo até o final. Pra quem quiser economizar tempo vale sempre comprar folhas de espinafre maiores, pois assim você tem um número menor de folhas para tirar o cabo.

Passagem Gastronômica - Como Preparar Espinafre Passagem Gastronômica - Como Preparar Espinafre Passagem Gastronômica - Como Preparar Espinafre Passagem Gastronômica - Como Preparar Espinafre

3. Congelar

Uma coisa que costumo fazer em casa é deixar o espinafre semi-preparado para usar em um dia que estou com menos tempo. Para congelar o espinafre primeiramente execute as etapas 1 e 2 mencionadas acima. Em seguida encha uma panela com água e sal e leve para o fogo, e aproveite para preparar uma vasilha com água e gelo.

Assim que a água começar a ferver coloque todas as folhas de espinafre. Quando elas começarem a ficar um verde mais intenso e escuro, o que vai acontecer em segundos, escorra e coloque na vasilha com água e gelo para parar o cozimento. Assim que ele esfriar escorra, esprema para tirar o máximo de água, faça uma bolinha, passe plástico filme e leve ao congelador. Quando for usar é só tirar do congelador algumas horas antes ou deixar na geladeira da noite pro dia.

4. Cozinhar

Existem diferentes técnicas para cozinhar o espinafre, sendo uma delas a que expliquei acima de ferver e escorrer o espinafre. Outra maneira é cozinhar em uma frigideira com azeite ou manteiga (às vezes gosto de colocar alho picadinho também) até que ele fique numa tonalidade verde mais intenso.

Se usar a frigideira não encha com muito espinafre, caso contrário acumula muito água e cozinha desigualmente. O ideal é fazer em mais de uma leva se tiver muita quantidade. Enquanto cozinha adicione sal, pimenta e um pouco de noz-moscada que combina muito bem com espinafre. Ao final do cozimento costumo passar para um escorredor pressionando um pouco para descartar o excesso de líquido.

Vale falar que se você estiver usando folhas bem pequenas de espinafre talvez não seja necessário cozinhá-las se for colocá-las em um molho ou algo que esteja quente, já que o cozimento ocorre muito rápido com as folhas pequenas.

Deixar um Comentário

2

Samara

Setembro 4, 2016

Adorei a dica! Amo espinafre, mas só como fora de casa por não saber preparar. Rs
Agora acho que consigo, muito obrigada! Lindo blog!!!

Patricia Cochoni

Setembro 5, 2016

Obrigada Samara! Tb amo espinafre e acho que vai bem com tudo. Se tiver qualquer duvida me avisa. Beijos