sobre nóscontatolíngua | ENGLISH Portuguese
sobre nóscontato língua • ENGLISH Portuguese

Receita de Brigadeirão

25 Junho 2014 Receitas
Passagem Gastronômica - Receita de Brigadeirão

Ontem coloquei algumas fotos no instagram (@passagemgastronomica) de um brigadeirão que fiz para receber uns amigos em casa e foi muito comentado. Essa receita de brigadeirão é uma receita que a minha vó sempre faz e é sucesso garantido na mesa de almoço. A textura é bem cremosa e ao mesmo tempo a consistência é firme como a de um pudim. É uma sobremesa de chocolate que não é muito doce e por isso não é pesada e nem enjoativa. O brigadeirão costuma ficar melhor no dia seguinte, pois assim ele tem tempo pra ficar bem geladinho e um pouquinho mais firme. Por isso, se tiver tempo faça à noite e sirva no dia seguinte.

A minha avó costuma servir o brigadeirão com uma caldinha bem simples de chocolate, mas eu acabei servindo puro e ficou bem gostoso. Algumas pessoas sugeriram servir com creme de baunilha ou chantilly. Qual o acompanhamento preferido de vocês?

Receita de Brigadeirão
Ingredientes
  • 3 ovos
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de leite integral (utilize como medida a lata de leite condensado)
  • 1 lata de creme de leite sem soro*
  • 1 xícara de chá quase cheia de chocolate Dois Frades ou cacau em pó*
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • * Obs: 1. Para quem mora em Londres pode utilizar 2 latas (170g cada) de Extra Thick Cream da Nestlé (Carnation) sem o soro. 2. Se utilizar cacau em pó com uma concentração maior de cacau pode utilizar cerca de 3/4 de xícara de chá.
Preparo
  1. Bata todos os ingredientes no liquidificador - a mistura fica bem líquida - e coloque em uma forma com furo no meio untada com manteiga (a forma de pudim funciona muito bem nessa receita). Como a minha forma é cheia de detalhes ela costuma grudar com mais frequência, por isso untei duas vezes. Passei uma camada de manteiga na forma, levei à geladeira e deixei por alguns minutos. Quando a manteiga ficou mais firme repeti o processo.
  2. O brigadeirão deverá cozinhar em banho-maria. Para isso utilize uma forma ou mesmo uma panela larga com papel toalha no fundo - para evitar a transmissão de calor direto para a forma - e nela coloque a forma com o brigadeirão. Eu deixo pra colocar a água quando as duas já estão dentro do forno pois acho mais fácil, mas você pode colocar antes de levar pro forno também. A água do banho-maria deve estar quente e deve atingir a 1/2 ou 2/3 da altura da forma com o brigadeirão.
  3. Leve ao forno preaquecido à 180C. Depois de 10 minutos de cozimento ou quando uma casquinha se formou sobre a superfície do brigadeirão, coloque papel alumínio sobre ele apenas para que o topo não fique cozido demais devido à maior exposição ao calor. Cheque de vez em quando e aproveite pra colocar mais água no banho-maria se o nível diminuir.
  4. Quando o brigadeirão estiver quase pronto, tire o papel alumínio do topo para que ele fique mais coradinho na parte de cima. O brigadeirão estará pronto quando você tocar o topo e ele estiver relativamente firme, com a consistência de um pudim assado. No meu forno demorou quase 1 hora para ficar pronto. Retire do forno e espere esfriar antes de levar para a geladeira.
  5. Deixe na geladeira até que ele esteja bem gelado, o que levou cerca de 6 horas no meu caso. Mas como mencionei antes, prefiro deixar para servir no dia seguinte, pois assim ele fica mais geladinho e gostoso. Quando for desenformar, passe uma faquinha com cuidado nas laterais e ao redor do furo do centro. Segurando a forma, passe-a sobre a chama de um fogão para esquentar levemente e ajudar a desenformar. Em seguida, coloque o prato em que for servir por cima e segurando ambos vire de uma vez. Se mesmo assim não sair repita o processo para ajudar a desenformar.
  6. Sirva puro ou com o acompanhamento que mais gostar!
http://passagemgastronomica.com.br/2014/06/receita-de-brigadeirao/

Passagem Gastronômica - Receita de Brigadeirão Passagem Gastronômica - Receita de Brigadeirão Passagem Gastronômica - Receita de Brigadeirão

Deixar um Comentário

12

tihare jacobs

Junho 25, 2014

Oi! Vc acha que funciona se eu fizer com leite de amêndoas?
Tks!

Patricia Cochoni

Junho 27, 2014

Tihare fiz uma breve pesquisa na internet e aparentemente não existiria problema em substituir por leite de amêndoas. Só li duas ressalvas que é necessário prestar atenção: 1. Usar o leite de amêndoas talvez altera o tempo de cozimento (ficaria pronto mais rápido); 2. Em caso de pudim talvez seja necessário colocar um pouquinho de maisena para engrossar quando se usa leite de amêndoas. Mas considerando que nesta receita vai leite condensado e ovo – que ajudam a engrossar – a princípio não acho que haveria necessidade de usar maisena. Vale tentar. Aliás, depois você me conta como ficou? Beijos

Rosana

Junho 26, 2014

Gente que escandalo esse pudim. Eu quero!

Patricia Cochoni

Junho 27, 2014

Ro, precisamos marcar alguma coisa e eu levo pra você experimentar! É muitooo bom!

Marina La Gatta

Julho 31, 2014

Xuxuuu, vou receber uns amigos aqui em casa e vou testar essa receitinha!!! To com medo na hora de desenformar, pq minha forma é tipo a sua!! se for sucesso te mando uma foto ehehehe
beijosss sds!

Patricia Cochoni

Agosto 6, 2014

Uhhhhh certeza que vai ser um sucesso! Depois me manda foto sim!!
Saudades de você!!
Beijinhos

Renata

Julho 24, 2015

Oi Patricia!
Pode me dizer a marca da forma que vc usou?
Acessei um blog de uma pessoa que falou super bem dessas formas (era igual a sua), mas não quis me dizer a marca… não entendi, mas pedi várias vezes sem sucesso.
Se puder me informar, agradeço.
E a calda de chocolate? É facinha? Estou me aventurando pela cozinha e escolhi sua receita de Brigadeirão para supreender minha família (tenho 14 anos). Se for rapidinha e puder me passar… obrigada! : )

Patricia Cochoni

Agosto 6, 2015

Oi Regina,

Mandei email pra você mas não sei se recebeu. A marca da forma é a Nordic Ware. É uma marca americana mas vende em vários países. Já a caldinha de chocolate ensinei neste post http://www.passagemgastronomica.com.br/2014/03/receita-facilima-de-calda-de-chocolate/

Depois me conta como ficou!

Beijos

Regina

Julho 29, 2015

Oi Patricia!
Pode, por favor, me dizer rapidinho como faz a calda?
E se for possível a marca desta forma do pudim?
OBRIGADA!

Patricia Cochoni

Agosto 6, 2015

Oi Regina, recebeu meu email?
= )

Daiana

Setembro 13, 2015

Oi tudo bem adorei sua receita ela é uma delicia, mas sou muito detalhista e me incomodei muito com o seu PADRE sendo que o correto é FRADE

Patricia Cochoni

Setembro 29, 2015

Obrigada Daiana! Já arrumei no blog.
= )