sobre nóscontatolíngua | ENGLISH Portuguese
sobre nóscontato língua • ENGLISH Portuguese

Receita de Bolo de Mel com Especiarias

27 Junho 2014 Receitas Passagem Gastronômica - Receita de Bolo de Mel com Especiarias - Deb Perelman - The Smitten Kitchen Blog

Eu nunca fui dessas pessoas que acham que sobremesa tem estação. Sempre tomei sorvete no inverno, comi suflê quente no verão e sempre feliz com as minhas escolhas gastronômicas que não discriminavam inverno do verão. Mas acho que foi com o esse bolo de mel da Deb Perelman que realmente cheguei à conclusão que existem doces que são infinitamente mais gostosos em uma determinada época do ano. Por algum motivo inexplicável, eu estava com vontade de comer bolo de mel. Inexplicável porque eu nunca gostei de pão de mel ou algo que o valha. Comecei a fazer algumas pesquisas no google e me deparei com essa receita de bolo de mel com especiarias no blog Smitten Kitchen que além de mel, levava whisky e várias especiarias em sua lista de ingredientes.

Eu fiquei simplesmente apaixonada pela beleza da massa enquanto preparava. Antes de assar o bolo ela estava com uma cor caramelo e uma consistência lisa e robusta. Depois de assado, o bolo ficou bem bonito e cresceu exatamente como deveria. Mas após algumas mordidas percebi que apesar de gostoso o bolo não combinava com o calor excepcional que estava fazendo em Londres. O bolo pedia uma tarde de outono ou inverno quando tudo que você precisa é um doce mais pesado e que combine com uma bela xícara de chá ou café.

Por isso, diria que este bolo – apesar de ser muito gostoso independente da época do ano – é muito melhor numa temporada mais fria, porque ele é bem pesado. Uma coisa que tentarei da próxima vez é diminuir um pouco a quantidade de mel ou usar um tipo mais suave pois ele fica bem marcado no bolo.

Utilizei forminhas menores para assar o bolo, diferentemente da Deb que assou em uma forma retangular e mais alta. Talvez seja apenas impressão, mas tenho a sensação que assar em uma forma com maior quantidade deixa o centro do bolo mais molhadinho do que nas forminhas menores. Aliás, vale falar que essa receita rende bastante massa, e talvez seja necessário mais de uma forma para assá-lo.

Enfim, este bolo é bem gostoso e divertido de fazer. Para quem quiser ver a receita original da Deb para este bolo clique aqui (você vai notar que fiz pequenas substituições).

Receita de Bolo de Mel com Especiarias
Ingredientes
  • 3 xícaras e 1/2 de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 4 colheres de chá de canela em pó
  • 1/2 colher de chá de cravo em pó*
  • 1/4 colher de chá de noz-moscada ralada
  • 1 xícara de chá de óleo
  • 1 xícara de chá de mel
  • 1 xícara e 1/2 de açúcar granulado
  • 1/2 xícara de açúcar mascavo
  • 3 ovos grandes à temperatura ambiente
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
  • 1 xícara de chá de café ou chá forte morno
  • 1/2 xícara de suco de laranja fresco
  • 1/4 xícara de whisky
  • *Obs: Caso não encontre o cravo em pó, coloque alguns cravos em um saquinho e bata com um rolo repetidamente até ele quebrar bastante. Aí peneire para tirar os pedaços maiores e use o que passou pela peneira.
Preparo
  1. Em uma vasilha grande misture a farinha, o fermento, o bicarbonato de sódio, o sal, a canela e o cravo em pó. Faça um buraco no centro e adicione o óleo, mel, os dois tipos de açúcar, ovos, baunilha, o suco de laranja, whisky e café ou chá.
  2. Utilizando um batedor de arame ou uma batedeira em velocidade baixa misture todos os ingredientes, tendo cuidado para que a mistura fique lisa e tudo bem misturados. A massa é bem grossa.
  3. Coloque a massa em uma assadeira untada com manteiga e farinha - complete cerca de 3/4 da forma para que o bolo tenha espaço para crescer. Asse em um forno preaquecido à 180C até que espete um palitinho em seu centro e ele saia limpo. O tempo vai depender da forma que você estiver utilizando.
  4. Quando estiver pronto, retire do forno e espere esfriar antes de desenformar.
http://passagemgastronomica.com.br/2014/06/receita-de-bolo-de-mel-com-especiarias-da-deb-perelman-do-blog-the-smitten-kitchen/

Passagem Gastronômica - Receita de Bolo de Mel com Especiarias - Deb Perelman - The Smitten Kitchen Blog Passagem Gastronômica - Receita de Bolo de Mel com Especiarias - Deb Perelman - The Smitten Kitchen Blog Passagem Gastronômica - Receita de Bolo de Mel com Especiarias - Deb Perelman - The Smitten Kitchen Blog Passagem Gastronômica - Receita de Bolo de Mel com Especiarias - Deb Perelman - The Smitten Kitchen Blog Passagem Gastronômica - Receita de Bolo de Mel com Especiarias - Deb Perelman - The Smitten Kitchen Blog Passagem Gastronômica - Receita de Bolo de Mel com Especiarias - Deb Perelman - The Smitten Kitchen Blog

Deixar um Comentário

2

Luciene

Junho 9, 2016

Não tenho whisky,posso substituir por outra coisa? Beijos

Patricia Cochoni

Junho 9, 2016

Oi Luciene! Pode sim! Você pode colocar qualquer bebida/licor que gostar. Conhaque, licor de laranja…dizem que cachaça também fica gostoso (mas ainda nao testei). Depois me conta como ficou. = )