sobre nóscontatolíngua | ENGLISH Portuguese
sobre nóscontato língua • ENGLISH Portuguese

Receita de Risoto de Cogumelos

06 Maio 2014 Receitas Passagem Gastronômica - Risoto de Cogumelos com Lascas de Parmesão

A receita de risoto de cogumelos de hoje é um dos meus pratos favoritos! Eu amo risoto por ser uma comida reconfortante e uma ótima opção para quando você teve um dia cansativo e precisa de algo com muitos carboidratos pra te alegrar. É também uma ótima alternativa para jantar em casa com os amigos, podendo o risoto ser o prato principal ou acompanhamento.

O risoto tem um passo-a-passo fixo para sua preparação e o que costuma mudar são apenas os ingredientes específicos de cada sabor que você prepara como camarão e aspargos, abóbora, e etc. Apesar de ser importante seguir esse passo-a-passo, quando de última hora perceber que falta um ingrediente não se desespere e use o bom senso pra substituir ou mesmo deixar de colocar aquele ingrediente que não tem, porque na maioria das vezes o risoto sai gostoso mesmo assim (mas evite fazer alterações quando estiver cozinhando para outras pessoas, pois se der errado o estresse é muito maior).

A última dica que queria dar antes de partir pra receita é falar sobre o caldo de legumes ou frango. Tente sempre dar preferência pra usar o caldo fresco ao invés do de cubinho, pois além de ser infinitamente mais saudável ele é mais saboroso. Para quem tiver interesse em aprender a fazer o caldo de legume ou de frango, passei uma receita bem fácil neste link.

Bom a receita de hoje é risoto de cogumelos portobello com lascas de parmesão que foi inspirada em um prato que comi no Cantinho do Alvillez, um delicioso restaurante em Lisboa. Aliás, essa receita é suficiente para 2 pessoas.

Receita de Risoto de Cogumelos
Ingredientes
  • ½ cebola picada
  • 1 xícara e ½ de chá de arroz arbóreo
  • ½ taça de vinho branco seco
  • 1 litro de caldo de legume ou frango
  • ½ colher de chá de alho picado
  • 150 g de cogumelos Portobello
  • 3 fatias de bacon
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 3 colheres de sopa de parmesão ralado
  • azeite, sal e pimenta do reino a gosto
  • tomilho ou salsinha picada a gosto
  • lascas de parmesão e folhas de manjericão para decorar
Preparo
  1. Corte os cogumelos em fatias não muito finas. Leve uma frigideira ao fogo com um pouco de azeite e saltei os cogumelos até que estejam mais macios. Adicione sal, mais um pouco de azeite e o alho picado. Assim que o alho estiver cozido coloque algumas folhinhas de tomilho ou de salsinha picada. Reserve.
  2. Coloque o caldo de legumes ou de frango para esquentar em uma panela.
  3. Leve uma panela ao fogo médio com o azeite. Dê preferência a panelas mais largas pois assim o risoto fica mais espalhado e cozinha mais uniformemente e mais rápido. Assim que a panela esquentar coloque a cebola e mexa até que ela fique transparente. Em seguida adicione o arroz e refogue por cerca de 1 minuto. Adicione o vinho branco e mexa até que evapore.
  4. Coloque cerca de 2 conchas de caldo no arroz e mexa constantemente à medida que o arroz absorve o caldo. Continue repetindo o processo, ou seja adicione 2 conchas de caldo e mexa até que o arroz tenha absorvido quase todo o líquido e assim sucessivamente até que chegue no ponto. O ponto do arroz é al dente, ou seja, quando você morde ele está macio mas tem um pouquinho de resistência no meio.
  5. Enquanto cozinha o risoto aproveite para cortar o bacon em pedaços menores e fritar em uma frigideira antiaderente sem óleo até que fiquem bem dourados.
  6. Quando o risoto estiver no ponto junte os cogumelos e adicione mais 2 conchas de caldo para incorporá-los ao risoto. Quando a maior parte do caldo estiver reduzida (cuidado para não deixar ressecar, pois o risoto deve ficar cremoso) acrescente o queijo parmesão e a manteiga. Mexa bem e tempere com sal e pimenta a gosto e desligue o fogo. Tampe e deixe descansar por cerca de 3 minutos antes de servir.
  7. Sirva o risoto em um prato com os pedaços de bacon espalhados por cima. Decore com folhas de rúcula e lascas de parmesão.
http://passagemgastronomica.com.br/2014/05/receita-de-risoto-de-cogumelos-portobello-com-lascas-de-parmesao/

Passagem Gastronômica - Risoto de Cogumelos com Lascas de Parmesão Passagem Gastronômica - Risoto de Cogumelos com Lascas de Parmesão Passagem Gastronômica - Risoto de Cogumelos com Lascas de Parmesão Passagem Gastronômica - Risoto de Cogumelos com Lascas de Parmesão Passagem Gastronômica - Risoto de Cogumelos com Lascas de Parmesão

Deixar um Comentário