sobre nóscontatolíngua | ENGLISH Portuguese
sobre nóscontato língua • ENGLISH Portuguese

Receita de Porco Recheado com Ameixas Secas

29 Maio 2014 Receitas Passagem Gastronômica - Receita de Porco Recheado com Ameixa Seca

Semana passada aprendi uma receita fácil e bem gostosa na Le Cordon Bleu e achei legal para dividir com vocês. É uma versão diferente do filé de porco que estamos acostumados a fazer no Brasil e fica bem bonita, sendo uma ótima opção para fazer para os amigos. Essa receita de porco recheado com ameixas secas rende para 2 pessoas.

Receita de Porco Recheado com Ameixas Secas
Ingredientes
  • 350g de filé de porco
  • 5 ameixas secas sem caroço
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • sal e pimenta-do-reino
  • barbante para cozinha
Preparo
  1. Utilize uma peça de filé de porco que seja relativamente da mesma espessura por todo o seu comprimento (se houver um lado mais fino, corte a ponta para igualar). Limpe aquela película acinzentada que costuma vir em cima da carne e o excesso de gordura, mas não tire toda a gordura para evitar que ele resseque enquanto cozinha.
  2. Com uma faca, faça uma incisão até o centro da carne em toda a extensão do filé, deixando apenas cerca de 1 cm em cada extremidade. Tempere o interior da carne com sal e pimenta.
  3. Corte as ameixas secas em pedaços menores. Se não encontrar ameixas secas pode substituir por tâmara ou mesmo figo seco. Recheie a cavidade que criou no porco com as ameixas, mas cuidado para não encher demais, pois é preciso fechar a peça antes de cozinhar.
  4. Amarre a peça com o barbante para que ela mantenha a forma e para que as ameixas não saiam do lugar. Tirei algumas fotos para tentar explicar o passo a passo, mas não fica tão fácil de entender. Por isso, segue o link deste vídeo que explica bem direitinho como fazer.
  5. Tempere a carne com sal e pimenta e esquente uma frigideira com azeite para dourar a carne. A frigideira tem que estar bem quente para que a carne doure sem perder muito líquido. Vá virando a carne assim que cada lado dourar, e quando toda a peça estiver selada coloque a manteiga e assim que derreter retire do fogo.
  6. Transfira a carne para uma forma, bem como qualquer líquido que tenha sobrado na frigideira. Leve ao forno preaquecido à 180°C por 5 minutos e transcorrido este tempo vire a carne para quem ambos os lados cozinhem igualmente, deixando mais 5 minutos no forno.
  7. Quanto maior for a peça de filé, mais tempo será necessário para que ela cozinhe no forno. Minha sugestão é cortar uma pequena fatia na extremidade para ver se está bem cozido, lembrando que o meio deve ficar levemente rosado. Se estiver muito vermelho, volte ao forno e depois de algum tempo faço o teste novamente.
  8. Assim que a carne estiver pronta, retire do forno e deixe descansar por cerca de 10 minutos. Em seguida corte o barbante e corte a carne em pedaços de espessura de cerca de 2 cm.
http://passagemgastronomica.com.br/2014/05/receita-de-porco-recheado-com-ameixas-secas/

Passagem Gastronômica - Receita de Porco Recheado com Ameixa Seca Passagem Gastronômica - Receita de Porco Recheado com Ameixa Seca Passagem Gastronômica - Receita de Porco Recheado com Ameixa Seca Passagem Gastronômica - Receita de Porco Recheado com Ameixa Seca

Deixar um Comentário