sobre nóscontatolíngua | ENGLISH Portuguese
sobre nóscontato língua • ENGLISH Portuguese

Receitas com Abacate, por Virgínia Chaves

28 Abril 2014 Receitas Receitas com Abacate

As duas frutas são da mesma família. O avocado possui 5x menos água do que o abacate, o que torna sua polpa mais consistente. É menor, com a casca mais dura e concentra mais propriedades nutricionais. Mas o abacate, que muitas vezes é mais fácil e barato de encontrar, também é excelente e deve sim fazer parte da nossa alimentação.

No Brasil, infelizmente estas frutas têm fama de gordurosas e a maioria das pessoas que estão fazendo dieta passam longe delas. Realmente é uma fruta bem calórica, uma fatia de 100gr tem aproximadamente 160 calorias, e isso se deve a grande quantidade de gordura. Mas essa gordura é boa e ajuda na redução do colesterol e triglicérides, auxiliando na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares. São ricas em minerais como: ferro, potássio, magnésio e cálcio.

Além disso, as frutas são fonte de vitamina E, que é conhecida por ser um poderoso antioxidante que age inibindo a formação de radicais livres, ajudando a diminuir os sinais de envelhecimento. A pele fica mais bonita e os cabelos mais fortes e com brilho.

Devido ao seu alto teor de fibras, promove maior saciedade e ajuda no funcionamento do intestino e é aí que ela ajuda você a emagrecer.

Esqueça a combinação abacate+açúcar! Use a fruta com salada, quinoa, sanduíches, sushis, vitaminas e sobremesas do bem (Lembram-se da Mousse de Abacacau?). Uma fatia por dia é mais do que suficiente, guarde o restante na geladeira, com o caroço e filme plástico, assim retarda a oxidação. Aliás, encontrei essa figura que ensina como tirar a polpa do abacate de uma forma fácil e prática.

Receitas com Abacate

Eu adoro e consumo quase que diariamente, a Guacamole sempre foi minha queridinha mas ultimamente minha receita favorita é essa:

Guacamole

Ingredientes:
6 avocados ou abacates
1 pimentão amarelo
1 cebola roxa
1 salsão
Coentro fresco
Alface americana
Sementes de abóbora
Suco de limão, azeite, sal e pimenta a gosto

Preparo:
Corte a cebola, o pimentão e o salsão em cubinhos. Corte em pedaços maiores 2 avocados e misture com os legumes já cortados. Em um processador bata os outros avocados com suco de limão, azeite, sal a pimenta e junte aos legumes. Misture bem. Acrescente alface americana picada finamente, coentro e sementes de abóbora. Acerte o sal e o suco de limão e sirva em seguida.

Essa salada fica ótima para acompanhar um franguinho grelhado, salmão defumado, passar em torradinhas ou para montar um sanduíche.

blue-thin-divider

Outra opção bem bacana é o Tartar de Abacate que fica ótimo como entrada e é facílimo de fazer.

Tartar de Abacate

Ingredientes:
100gr abacate ou avocado
20gr tomate sem semente
Hortelã
Suco de limão
Sal e azeite

Preparo:
Cortar o abate e o tomate em cubos. Em um recipiente colocar os ingredientes já picados, temperar com suco de limão (mais ou menos ½) hortelã, sal e pouco azeite. Misturar delicadamente e servir.

Acho que o mito do abacate já diminuiu muito. Vamos aproveitar mais o sabor riquíssimo dessa fruta e todos os benefícios que ela nos traz.
Beijos, Vi

Deixar um Comentário

2

Bah

Maio 6, 2014

Não gosto deInfelizmente não gosto de avocado ou abacate desde pequena.. não como de jeito nenhum.. experimentei outra vez guaca mole, mas sei lá… fiquei com aquilo entalado na garganta… Gostei do método descrito de como cortar.

Kisu!

Patricia Cochoni

Maio 7, 2014

Eu odiava abacate com salgado quando era pequena mas hoje adoro!! Mas tem coisa que a gente não gosta desde criança e nunca muda né?! Rsrs.
Beijos