sobre nóscontatolíngua | ENGLISH Portuguese
sobre nóscontato língua • ENGLISH Portuguese

Receita de Risoto de Tomate com Muçarela de Búfala

26 Março 2014 Receitas Passagem Gastronômica - Receita de Risoto de Tomate com Muçarela de Búfala e Manjericão

A receita de hoje é um dos meus risotos favoritos: risoto de tomate com muçarela de búfala. Já postei algumas outras receitas de risoto aqui no blog (de camarão com aspargos e de abóbora com sálvia para quem quiser conferir), e acho sempre uma ótima opção de prato. Além de ser super reconfortante é uma ótima opção para quando você teve um dia cansativo e precisa de algo com muitos carboidratos pra te alegrar.

O risoto tem um passo-a-passo fixo para sua preparação, e geralmente o que muda são apenas os ingredientes específicos de cada sabor que você prepara, como camarão, aspargos, e etc. Apesar de ser importante seguir esse passo-a-passo, quando faltar alguma coisa na sua despensa, não se desespere e use o bom senso pra substituir ou mesmo deixar de colocar aquele ingrediente que não tem, porque na maioria das vezes o risoto sai gostoso mesmo assim (mas evite fazer alterações quando estiver cozinhando para outras pessoas, pois se der errado o estresse é muito maior).

A última dica que queria dar antes de partir para a receita é falar sobre o caldo de legumes ou frango. Tente sempre dar preferência para o caldo fresco ao invés do de cubinho, pois além de ser infinitamente mais saudável ele é também mais saboroso, o que deixa o prato mais gostoso. Aliás, tem receita de caldo neste link. Vamos à receita (serve 2 pessoas)!

Receita de Risoto de Tomate com Muçarela de Búfala
Ingredientes
  • ½ cebola picada
  • 1 xícara  e ½ de chá de arroz arbóreo
  • ½ taça de vinho branco seco
  • 1 l de caldo de legume ou frango ou 1 tablete de caldo de galinha ou legume dissolvido em 1 l de água
  • 1 lata de tomate pelado picado sem o líquido
  • ½ colher de chá de extrato de tomate (opcional)
  • 50-80 g de mussarela de búfala picada
  • 3 colheres de sopa de parmesão ralado
  • azeite, sal e pimenta do reino a gosto
  • folhas de manjericão
Preparo
  1. Coloque o caldo de legumes ou de frango para esquentar em uma panela.
  2. Leve uma panela ao fogo médio com o azeite e assim que esquentar coloque a cebola e mexa até que ela fique transparente. Em seguida adicione o arroz e refogue por cerca de 1 minuto. Adicione o vinho branco e mexa até que evapore.
  3. Coloque cerca de 2 conchas de caldo no arroz e mexa constantemente à medida que o arroz absorve o caldo. Em seguida, adicione o tomate pelado picado com mais 2 conchas de caldo na panela. Continue repetindo o processo, ou seja, adicione 2 conchas de caldo e mexa até que o arroz tenha absorvido quase todo o líquido, adicione mais caldo e assim sucessivamente até que chegue no ponto.
  4. Particularmente eu gosto que este risoto fique bem vermelhinho e com bastante gosto de tomate, por isso, gosto de adicionar um pouco de extrato de tomate durante o processo de cozimento. Eu usei cerca de ½ colher de chá, mas sugiro ir adicionando o extrato aos poucos até chegar na cor que você desejar.
  5. O ponto do arroz deve estar al dente, ou seja, quando você morde ele está macio mas tem um pouquinho de resistência no meio. Quando estiver no ponto e a maior parte do caldo já tiver reduzido (cuidado para não deixar ressecar, pois o risoto deve ficar cremoso) acrescente a mussarela de búfala picada. A quantidade de mussarela também varia do gosto de cada um, por isso coloque cerca de 50 g no começo e vá adicionando mais se desejar. Mexa o risoto até a mussarela começar a derreter e aí adicione o parmesão. Quando todo o queijo estiver derretido tempere com sal e pimenta à gosto e desligue o fogo.
  6. Corte as folhas de manjericão com uma tesoura ou com a faca, jogue na panela e mexa. Tampe a panela e deixe descansar por cerca de 3 minutos antes de servir.
  7. Decore com folhas de manjericão e parmesão ralado!
http://passagemgastronomica.com.br/2014/03/receita-de-risoto-de-tomate-com-mussarela-de-bufala-e-manjericao/

Passagem Gastronômica - Receita de Risoto de Tomate com Muçarela de Búfala e Manjericão Passagem Gastronômica - Receita de Risoto de Tomate com Muçarela de Búfala e Manjericão Passagem Gastronômica - Receita de Risoto de Tomate com Muçarela de Búfala e Manjericão

Deixar um Comentário

4

Hanna Michaelis

Maio 23, 2015

Ficou bem legal, muito bom.

Patricia Cochoni

Maio 25, 2015

Obrigada Hanna!
= )

Thaís

Março 9, 2016

Gente que delícia ! ótima ideia

Patricia Cochoni

Março 9, 2016

É super fácil de fazer essa receita Thaís. Depois me conta como ficou quando preparar.
Bjos