sobre nóscontatolíngua | ENGLISH Portuguese
sobre nóscontato língua • ENGLISH Portuguese

Carnaval – Receitas Leves, por Virgínia Chaves

05 Março 2014 Receitas Receita de Legumes Grelhados com Ricota e Castanhas

Estamos no meio do carnaval e por isso resolvi fazer um post pensando em quem exagerou (ou ainda está exagerando) na bebida, comidas processadas e nada saudáveis.

Dicas básicas:

– Líquidos: A água é a melhor companheira, mas também vale água de coco e sucos naturais. Se estiver consumindo bebida alcóolica, vale a pena ir intercalando com a água para hidratar sempre! A água junto com o suco de 1 limão espremido diminui a acidez causada pelo álcool no estômago e ajuda a aliviar os sintomas da ressaca.

– Alimentação: Sei que é difícil evitar besteiras na rua durante essa época, mas dê preferência aos alimentos mais saudáveis e evite frituras. Se puder, coma antes de sair de casa alguma coisa leve. Programe-se e leve alguns lanchinhos para salvar durante a folia. Cenourinhas, banana, maça e até um wraps com legumes e hommus são uma boa pedida.

– Dia seguinte: Tenha sempre no seu prato os verdes escuros, como rúcula, brócolis. couve e espinafre. Além de ajudarem a eliminar toxinas são os melhores alimentos para aliviar a ressaca. Evite alimentos pesados e industrializados e troque o café por chás, como o de hortelã. Além de muita água!

Para quem quiser fazer uma comidinha gostosa para comer antes de sair ou quando chegar da festa vão aí três receitas bem legais. E para quem aproveitou o feriadão para descansar e relaxar pode tirar um tempinho e fazer também.

Salada Crocante com Pão Sírio – 01 porção

Ingredientes:
½ pepino cru
1 tomate
½ cebola roxa
Azeite
Ervas frescas (salsinha, coentro, manjericão, hortelã)
Sal e pimenta a gosto

Preparo:
Corte os pepinos e os tomates (sem pele e sem semente) em cubos. Reserve. Corte as cebolas em rodelas e deixe de molho em água quente por 10 minutos. Depois, misture todos os ingredientes e tempere com sal, pimenta, azeite e ervas a gosto. Sirva com pão sírio torrado.

Receita de Salada Crocante com Pão Sírio blue-thin-divider

Penne com Aspargos, Azeitonas e Tomate Cereja – 01 porção

Ingredientes:
70gr penne integral (prefira o sem glúten ou de arroz)
70gr tomate cereja
70gr aspargos frescos cortado na metade
40gr azeitonas pretas
10gr alho picado
Queijo de cabra a gosto (opcional)
Azeite
Manjericão
Sal e pimenta a gosto

Preparo:
Cozinhe a massa até ficar al dente. Reserve. Em uma frigideira, aqueça metade do azeite e doure o alho. Junte o aspargo e deixe grelhar até ficar al dente. Junte as azeitonas e o tomate cereja. Coloque o manjericão e regue com o restante do azeite. Acerte o sal e misture com a massa. Se quiser pode colocar queijo de cabra por cima na hora de servir. Fica uma delícia.

Receita de Penne com Aspargos, Azeitonas e Tomate Cereja blue-thin-divider

Legumes Grelhados com Ricota e Castanhas – 01 porção

Ingredientes:
80gr abobrinha em rodelas
150gr berinjela em rodelas
80gr cenoura em rodelas
30gr alho poro em rodelas
50gr tomate cereja
60gr ricota amassada
20gr castanha de caju ou do pará picada
Azeite
Salsinha e manjericão frescos
Sal e pimenta a gosto

Preparo:
Em uma chapa bem quente ou em uma frigideira coloque um fio de azeite e grelhe todos os legumes, um de cada vez. Salpique sal e reserve. Não se esqueça de deixar a berinjela com sal antes de grelhar para que não escureça. Em uma frigideira, coloque um pouco de azeite e doure o alho poro e o tomate cereja, misture bem. Desligue o fogo e junte manjericão fresco. Acerte o sal. Tempere a ricota com salsinha, azeite e sal. Reserve. Faça camadas com os legumes e por cima coloque a ricota e a castanha picada. Esses legumes são ótimos para acompanhar um peixe assado. Também podemos comer junto com uma salada de folhas ou de quinoa. Às vezes dá um pouco de trabalho para se programar e preparar nossa comida, mas vale a pena.
Para mim tudo é uma questão de equilíbrio.

Exagerou na comida e bebida um dia? Tente melhorar no outro e assim por diante.

Não deixe de curtir a festa, os amigos e tudo mais que o carnaval proporciona, se não conseguir fazer as receitas agora, faça pós folia!!

Beijos, Vi

Deixar um Comentário