sobre nóscontatolíngua | ENGLISH Portuguese
sobre nóscontato língua • ENGLISH Portuguese

Segunda sem Carne, por Virgínia Chaves

24 Fevereiro 2014 Receitas Receita de Curry de Legumes com Leite de Coco e Couscous Marroquino

A Campanha Segunda Sem Carne surgiu para conscientizar as pessoas sobre os impactos que o uso da carne tem sobre nossa alimentação, sobre o meio ambiente, a saúde humana e os animais. E propõe tirar a carne do nosso prato pelo menos uma vez na semana, possibilitando a descoberta de novos sabores e ingredientes.

E por que tirar a carne na segunda-feira? A resposta é que nós, brasileiros, temos o hábito de aumentar o consumo da carne aos fins de semana e no início da semana nosso corpo pede por alguma coisa mais leve. Aqui no Reino Unido a campanha é encabeçada pelo ex-Beatle Paul McCartney e é fácil encontrar muitas opções prontas, saudáveis e frescas sem carne para consumir diariamente.

Confesso que gosto de um bom Hambúrguer ou um churrasco bem feito, mas raramente consumo carne durante a semana. Para o dia a dia procuro fazer pratos mais elaborados e saborosos com variedades de legumes, verduras, cogumelos e grãos. Fico bem mais satisfeita e com certeza mais leve.

E por isso, hoje vou passar 02 receitas que são ótimas alternativas para fazer na segunda ou em qualquer outro dia que você queira comer alguma coisa mais leve.

Estrogonofe de Legumes e Cogumelos

Ingredientes:
½ talo de alho poró em rodelas finas
1 cenoura média em cubinhos
10 vagens francesas em rodelas
1 abobrinha pequena em cubinhos
1 tomate médio sem pele e sem sementes em cubinhos
1 bandeja de cogumelos paris frescos (ou shimeji) em lâminas
1 c.sopa biomassa de banana verde (receita da biomassa aqui)
2 fatias média de tofu
1 c.sopa azeite
1 xíc água
1 c.chá suco de limão
2 c.sopa de molho de tomate caseiro
Sal e pimenta

Preparo:
Em um liquidificador bata o tofu, a água e a biomassa até formar um creme (que vai substituir o creme de leite). Reserve. Cozinhe a cenoura e a vagem, já picadas, no vapor até que fiquem al dente. Aqueça o azeite em uma panela refogue o alho poró. Adicione a abobrinha e o tomate e refogue por uns 5 minutos. Junte a cenoura, a vagem e os cogumelos e refogue por mais 5 minutos. Depois, adicione o molho de tomate caseiro e o creme de tofu, misture bem e deixe cozinhar um pouquinho para os sabores se misturarem. Não esqueça de acertar o sal. Ervas frescas, como salsinha e manjericão são muito bem vindas.

Receita de Estrogonofe de Legumes e Cogumelos

blue-thin-divider

Curry de Legumes com Leite de Coco e Couscous Marroquino

Ingredientes:
50gr couscous marroquino
50gr mandioquinha em cubinhos
50gr cenoura em cubinhos
50gr abobrinha em cubinhos
30gr vagem francesa em rodelas
20gr cebola roxa em meia lua
10ml suco de limão siciliano
30ml leite de coco (se tiver caseiro, melhor ainda)
1 c.sopa biomassa de banana verde (receita da biomassa aqui)
2 c.sopa azeite
Curry a gosto
Sal e pimenta a gosto

Preparo:
Hidrate o couscous marroquino com água quente e tempere com sal, 1 c.sopa de azeite e suco do limão siciliano. Reserve. Em uma frigideira, aqueça o azeite e doure a cebola, junte os legumes e refogue bem. Não vamos cozinhar antes para que fiquem bem al dente. Depois, junte o curry. Coloque um pouquinho só e misture. Se achar que precisa de mais, então adicione um pouco. O curry é bem picante e marcante, por isso é bom ir devagar e acertando ao seu paladar. Misture bem e adicione o leite de coco e a biomassa. Deixe cozinhar em fogo baixo por 2 minutos para ficar um molho homogêneo. Para quem quer evitar o Couscous, por causa do glúten, pode substituir por Quinoa ou Arroz Basmati.

Como eu sempre falo, o equilíbrio é a base da alimentação. Buscar novos sabores é sempre muito bom para variar o cardápio e fugir do óbvio.

Beijos, Vi

Deixar um Comentário

4

Carolina Santos - Sua Casa Sua Festa

Fevereiro 25, 2014

Adorei essas ideias, sou 1/2 vegetariana (porque ainda como peixe) hehehehe, e já virei adepta da segunda sem carne! Receitas deliciosas que provam que não precisamos abrir mão do sabor só porque tiramos a proteína animal da nossa dieta!

Patricia Cochoni

Fevereiro 26, 2014

Carol que bom que gostou das sugestões da Vi. Realmente bate um despespero em pensar em tirar carne da alimentação, pois o cardápio brasileiro tem muita carne. Por isso, também gostei bastante dessas opções que a Vi trouxe que são bem saborosas. Além disso, é bem legal o lado ambiental desta campanha. = )

Bah

Fevereiro 27, 2014

Super saudável :) Gostei da ideia!

Tinha que ser Sir Paul

Kisu!

Patricia Cochoni

Março 20, 2014

Eu também sou fã dele!! Rsrsrs.
= )
Beijos