sobre nóscontatolíngua | ENGLISH Portuguese
sobre nóscontato língua • ENGLISH Portuguese

Roteiro de Viagem pela Malásia

26 Fevereiro 2014 Viagens Malásia - ilha de Langkawi

Quem nos acompanha no Instagram (@passagemgastronomica) já viu algumas fotos da viagem para Malásia esse final de semana. Passamos apenas 4 dias entre a capital, Kuala Lumpur, e uma das maravilhosas ilhas de lá chamada Langkawi. Como o post ficou muito grande, dividi o roteiro de viagem pela Malásia em pequenos sub-temas para ficar mais organizado e prático para achar as informações. Em seguida, vou fazer post com dicas sobre Kuala Lumpur e Langkawi separadamente.

Os diversos destinos na Malásia

Quando estava pesquisando onde iríamos na Malásia, fiquei enlouquecida com a quantidade de praias paradisíacas espalhadas pela costa leste e oeste do país. Por isso, dá pra ficar muito tempo no país apenas aproveitando os lugares lindos que ela tem. Além das belas paisagens, a Malásia é muito interessante pela mistura de diferentes etnias e religiões convivendo no mesmo espaço.

Uma ilha que queria muito ter conhecido é Penang, que não fica longe de Kuala Lumpur, e que apesar de não ser tão famosa pelas praias tem um forte lado histórico e paisagens lindas. Além disso, sugiro dar uma olhada nesta matéria da Cnn que traz uma lista das melhores praias da Malásia.

Não menospreze a logística

Uma dica que vale a pena mencionar é pesar bastante a questão logística quando programar uma viagem pela Malásia. Por ser um destino tão distante para a maioria das pessoas, queremos aproveitar para conhecer o maior número de cidades possíveis, e acabamos não levando em consideração todo o trânsito envolvido.Para se ter uma idéia, nós fizemos duas cidades e a logística foi bem cansativa. Esperemos quase 7 horas entre nossa chegada no aeroporto de Kuala Lumpur e nosso vôo para Langwaki. No retorno de Langkawi para Kuala Lumpur, demoramos cerca de 6 horas entre fazer check-out no hotel de Langkawi e check-in no hotel de Kuala Lumpur (com um vôo de 50 minutos). Por isso sugiro que planejem o roteiro com a logística em mente, para evitar passar grande parte da viagem em trânsito, pois as vezes vale mais a pena conhecer e aproveitar poucos locais do que passar rapidinho em vários.

Um pouco sobre a história e cultura do país

Acho interessante falar um pouquinho sobre o país pra ter um contexto do local antes de visitar. A Malásia foi colonizado por diferentes países, com destaque para o domínio Britânico que durou mais de 100 anos, acabando em 1957, que foi quando a Inglaterra reconheceu a independência da Malásia. O país é uma mistura de diferentes etnias, sendo as principais a malaia, a chinesa e a indiana. Mais da metade do país é de religião muçulmana, mas na Malásia você encontra manifestações de hinduismo e budismo. O governo é uma monarquia parlamentar, mas a escolha do primeiro ministro ocorre, até onde consegui compreender, pelos estados que possuem regime hereditário de transferência do poder.

Dicas para os visitantes

Apesar da Malásia ser um destino bem turístico, não deve-se menosprezar a influência da cultura muçulmana durante a viagem. O país é bem conservador, principalmente nas áreas rurais e em algumas ilhas com menor frequência de turistas, e por isso recomenda-se evitar o uso de roupas muito curtas e decotadas e demonstração de carinho em público, principalmente por casais do mesmo sexo, já que infelizmente grande parte da comunidade muçulmana condena o homossexualismo. Evite também falar mal da família real ou mesmo do governo local em público.

Devo dizer que mesmo em Kuala Lumpur, que é mais liberal, me senti desconfortável em alguns bairros mais conservadores, com algumas pessoas nos encarando constantemente. Por isso, tente respeitar as dicas acima mesmo na capital do país.

Passagem Gastronômica - Ilha de Langkawi - Malásia
Passagem Gastronômica - Kuala Lumpur - Malásia
Passagem Gastronômica - Street Food - Kuala Lumpur - Malásia
Passagem Gastronômica - Batu Caves - Kuala Lumpur - Malásia Passagem Gastronômica - Batu Caves - Kuala Lumpur - Malásia Passagem Gastronômica - Ilha de Langkawi - Malásia

Deixar um Comentário

7

Patricia Eid

Fevereiro 27, 2014

Fotos lindas! Quero muito conhecer!

Patricia Cochoni

Março 18, 2014

Patty você precisar vir pra Ásia!! Com certeza ir amar!!

Bah

Fevereiro 27, 2014

Lindo demais esse lugar. Super interessante e tem uma paisagem de tirar o fôlego :)

KIsu!

Patricia Cochoni

Março 18, 2014

Fiquei encantada com as praias da Malásia!! Tem tantas ilhas lindas que fica difícil escolher! = )

kala

Agosto 18, 2016

obrigada pela dica sobre logística. Gostaria de saber se, após a sua viagem, voce tem alguma sugestao otimizar a logistica.

Patricia Cochoni

Agosto 18, 2016

Magina! Vc poderia dar mais detalhes sobre sua pergunta?! Obrigada!! Beijos