sobre nóscontatolíngua | ENGLISH Portuguese
sobre nóscontato língua • ENGLISH Portuguese

Receita Deliciosa de Macarons de Chocolate

13 Fevereiro 2014 Receitas Passagem Gastronômica - Receita de Macarons

Diferentes são as histórias que apontam para a origem do macaron, dentre elas a que eu mais gosto é a de que ele foi inventado na Itália e introduzido na culinária francesa por volta do século 16, quando Catherine De’ Medici se casou com o rei Henrique II. Verdadeira ou não, indiscutível é a fama deste delicioso doce, que de alguns anos pra cá ganhou popularidade no Brasil.

São inúmeros os métodos e receitas que existem para se fazer macaron. Na Le Cordon Bleu aprendemos dois métodos distintos, o francês e o italiano, ambos deliciosos mas que apresentam pequenas diferenças no produto final. O método francês resulta em um macaron um pouco mais rústico na parte externa, mas que teoricamente apresenta uma maior diferença de textura entre a parte externa e a interna. O método italiano, por outro lado, deixa a casquinha externa mais lisa e uniforme, mas em compensação não apresenta tanta diferença de textura como na receita francesa.

Independente da receita utilizada, os macarons ficam bem melhores no dia seguinte do dia que foram assados. Isso acontece porque após rechear e juntar as duas metades, a casca absorve umidade do recheio e fica mais molhadinho e saboroso. Eu costumo colocar os macarons em uma vasilha com tampa e levo para a geladeira por 24 horas antes de comer.Outro ponto importante sobre o macaron é não alterar a receita da casquinha, mexendo apenas no recheio. A proporção de ingredientes da casquinha é bem precisa, e qualquer alteração pode fazer com que a receita dê errado.

A receita que vou passar hoje é utilizando o método francês!

Algumas dicas sobre os ingredientes que são importantes:

1. Todos os ingredientes devem estar à temperatura ambiente.

2. Todos os utensílios a serem utilizados devem estar bem secos e limpos, sem qualquer resíduo de gordura.

3. As claras não podem conter qualquer resquício de gema.

Receita deliciosa de Macarons de Chocolate
Ingredientes
  • 125g de açúcar de confeiteiro
  • 65g de farinha de amêndoas
  • 60g de claras
  • 12 g de açúcar refinado
  • 10 g de cacau em pó
Preparo
  1. Peneire os ingredientes secos de 2 à 3 vezes pra ter certeza que não existem caroços. Na última peneirada não force o que não passou pela peneira.
  2. Num recipiente grande, e de preferência redondo, bata as claras até que fiquem bem aeradas. Em seguida, comece a adicionar o açúcar refinado gradualmente até formarem picos firmes de merengue. Inclua os ingredientes secos em duas etapas, mexendo com extrema delicadeza, mas se certificando que todos os ingredientes estão bem incorporados.
  3. Coloque a mistura num saco de confeiteiro, tomando cuidado para não encher demais, e utilize um bico de confeiteiro redondo (sugiro utilizar o de número 8). Em uma forma rasa e de preferência sem lateral, coloque um tapete de silicone ou mesmo papel manteiga (lembrando de colocar um imã sobre o papel manteiga se for usá-lo, para que a folha não võe no forno sobre os docinhos). Faça bolinhas mais ou menos do tamanho de uma tampinha de refrigerante, deixando cerca de 5 cm de espaço entre eles para que o ar circule entre os macarons. Aliás, duas dicas ajudam na hora de fazer as bolinhas: 1. Segure o saco de confeiteiro de forma que fique à 90 graus da forma; 2. Faça a sequência de bolinhas rapidamente, pois se demorar entre uma e outra as bolinhas acabam ficando mais diferentes entre si.
  4. Assim que encher a forma, bata levemente na bancada da pia em cima de um pano de prato. Isso faz com que suma aquela marquinha que o bico de confeiteiro deixa no meio das bolinhas e também evita formação de bolhas de ar. Deixe a forma à temperatura ambiente por cerca de 30 minutos ou até que forme uma casquinha por fora e você sinta que está seco ao tocá-lo. Em seguida, leve ao forno pré aquecido à 130/140C por cerca de 13 minutos ou até que sinta que estão firmes e tenham crescido levemente em altura. Quando saírem do forno, retire o papel manteiga/tapete de silicone da forma e coloque numa bancada até que esfriem completamente.
  5. Depois de frios, separe as casquinhas em pares de tamanhos parecido e recheie com cerca de 1/2 colher de sopa do recheio escolhido, com a ajuda de um saco de confeiteiro. Pode utilizar ganache, geléia de frutas ou mesmo merengue italiano como recheio! (postei uma receita de merengue aqui).
http://passagemgastronomica.com.br/2014/02/receita-deliciosa-de-macarons-de-chocolate/

Passagem Gastronômica - Receita de Macarons Passagem Gastronômica - Receita de Macarons Passagem Gastronômica - Receita de Macarons

Deixar um Comentário

8

Brigadeiros e barcelona

Fevereiro 15, 2014

Eu, que já adoro o instagram, vim conferir o blog! To amando! As dicas, as fotos, as viagens, as comidas! Vou salvar tudo para as minhas próximas!
Quanto ao macaron, eu acho MUITO difícil de fazer! Eu praticamente destruí minha cozinha tentando…rs. Mas como sou metade brasileira e não desisto nunca, vou testar sua receita :)
Bjs!

Patricia Cochoni

Fevereiro 24, 2014

Oi querida!! Tudo bem? Fico super feliz com os elogios!! Muito obrigada!!
Então o ruim de macaron é que ele é influenciado por tantos fatores né?! O forno, a umidade da cozinha…acho que tudo isso influência. Bom me avisa se deu certo!! Boa sorte!! = )

Patrícia Eid

Fevereiro 27, 2014

Hummmm… Vou tentar fazer!!!!!!

Patricia Cochoni

Março 18, 2014

Uhhhh Patty brilhando na cozinha!! Saudades de você!!

Bah

Fevereiro 27, 2014

EU já fiz uma vez e não ficaram tão lindas, acho que o tempo no forno foi pequeno (fiquei com medo de queimar e virar suspiro), mas eu peguei uma receita tão cheia de regrinhas, que fiquei mesmo com medo. Vou testar essa.

Kisu!

Patricia Cochoni

Março 18, 2014

Querida depois você me conta se deu certo?! Infelizmente tem várias coisas que influenciam no Macaron dar certo como umidade, ingredientes. Mas o importante é não desistir…rsrs. Beijinhos

ganhar mais curtidas

Abril 10, 2014

Uma delicia, fiquei ate com vontade, obrigado^^

Patricia Cochoni

Abril 15, 2014

Que bom que gostou! Depois se fizer a receita me conta como ficou!
= )