sobre nóscontatolíngua | ENGLISH Portuguese
sobre nóscontato língua • ENGLISH Portuguese

Biomassa de Banana Verde, por Virgínia Chaves

10 Fevereiro 2014 Receitas Receita de Biomassa de Banana Verde

A Biomassa de banana verde é a queridinha das receitas funcionais, um super alimento com baixo valor calórico e uma versatilidade incrível. Como não tem um gosto específico, podemos usar em diversas receitas, tanto doces quanto salgadas. Além de contribuir para a saúde do intestino, tem muitos outros efeitos benéficos para o organismo, como combate ao colesterol e controle do sobrepeso.

O preparo não tem segredos. Você pode fazer uma quantidade grande para já ter um estoque para quando precisar. Depois de pronta, pode deixar na geladeira por até 4 dias ou congelar por até 3 meses em porções individuais. Na hora de usar, deixe na geladeira de um dia para o outro e depois misture a biomassa com um pouco de água em uma panela e aqueça para que volte á sua consistência cremosa.

Biomassa

Ingredientes:
10 bananas verdes inteiras (tem que ser verde mesmo, de preferência orgânicas – essa quantidade é uma sugestão, pode fazer mais se preferir)

Preparo:
Corte as bananas pela ponta, sem deixar aparecer a polpa, coloque na panela de pressão e cubra com água quente. Leve a panela ao fogo e depois que começar a chiar, deixe 8 minutos. Apague o fogo e deixe que as bananas fiquem nesse vapor por pelo menos mais 20 minutos. Tire as bananas uma a uma da panela, retirando sua casca e já colocando a polpa no liquidificador. Importante que ainda estejam quentes quando bater. Adicione água suficiente para ajudar a bater (NÃO use a água da cocção). Como a massa é pesada, é preciso ir batendo aos poucos para não queimar o liquidificador.

A textura fica parecida com um purê e a cor varia de banana para banana, mas isso não altera em nada no produto final. Lembrando que podemos usar qualquer banana, eu gosto da prata.

Eu geralmente uso a Biomassa para encorpar molhos, substituindo o creme de leite por exemplo. Fica ótimo usar também em sucos, bolos, tortas e uma infinidade de receitas, use sua criatividade. Como falei, a Biomassa não tem sabor, então use e abuse nas preparações.

A minha receita favorita é a Ganache de Chocolate – sem glúten, sem açúcar e sem lactose. Podemos usar para comer com frutas frescas, grelhadas, secas, usar como recheio ou cobertura de bolos, na tapioca, com panquecas. Fica deliciosa e super nutritiva.

blue-thin-divider

Ganache de Chocolate

Ingredientes:
100g chocolate amargo (sem glúten e sem lactose)
100ml de leite de coco (quer fazer o seu?)
1 a 2 colheres de biomassa de banana verde
1/2 xícara de água

Preparo:
Esquente a biomassa com a água para que volte á sua consistência e cozinhe até ficar um creme. Bata o creme de biomassa no liquidificador com o leite de coco. Derreta os chocolates em pedaços pequenos, em banho-maria, com o creme de banana verde e leite de coco. Pronto! Leve à geladeira para endurecer, mas pode ser servida quente também.

Receita de Ganache com Biomassa de Banana Verde blue-thin-divider

Leite de Coco

Para quem quiser fazer o seu próprio leite de coco, segue a receita! Aliás, deixe de molho por pelo menos 3 horas!

Ingredientes:
100gr coco ralado (sem açúcar)
300ml água fervendo

Preparo:
Depois, bata no liquidificador por 2 minutos. Coe com uma peneira fina ou pano para sair todo o caldo. E pronto. Guarde em uma garrafinha de vidro na geladeira.

Bom, acho que é isso. Espero que consigam incluir a Biomassa no dia a dia e melhorem ainda mais o valor nutritivo das suas preparações, buscando o equilíbrio sempre.

Beijos, Vi

Deixar um Comentário

4

Bah

Fevereiro 27, 2014

Ai que delícia de receita Pati! (Tô um pouco sumida pq aconteceram diversas coisas, entre elas que eu voltei de vez pro Brasil, mas depois eu explico melhor isso). Adorei essa ideia.

Kisu!

Patricia Cochoni

Março 18, 2014

Espero que esteja tudo bem aí no Brasil! Uma pena que não conseguimos nos encontrar em Londres antes de você ir embora!! Aproveita o sol eterno aí do Brasil!! Beijos

Alessandra

Junho 5, 2015

A minha biomassa endureceu depois de pronta! Fica assim mesmo?

Patricia Cochoni

Junho 7, 2015

Oi Ale,
A Biomassa costuma ficar mais durinha depois de pronta mesmo. Se achar que ela está numa consistência muito grossa quando for utilizar é só colocar na panela com um pouco de água até ela ficar na consistência que você quiser.
Beijos