sobre nóscontatolíngua | ENGLISH Portuguese
sobre nóscontato língua • ENGLISH Portuguese

Roteiro de Viagem em Madrid, Espanha

16 Janeiro 2014 Viagens Passagem Gastronômica - Roteiro de Madrid - Espanha

São inúmeros os motivos para visitar a linda capital Espanhola. Uma cidade vibrante que possui opções e atrações para diferentes gostos: arte, monumentos históricos, vida noturna agitada, além da arquitetura maravilhosa e diversas opções de restaurantes.

Como mencionei no primeiro post que fiz sobre a minha viagem pela Espanha, sugiro ficar em Madrid por no mínimo 3 dias para conseguir conhecer as principais atrações na cidade.Para quem quiser sugestão de como combinar os passeios que fiz em Madrid, sugiro seguir a seguinte ordem: começar pela Gran Vía chegando à Plaza de España. De lá visite o Templo de Debod, siga até o Palacio Real de Madrid e a Catedral de la Almudena. Vá até o Mercado de San Miguel e depois visite a Plaza Mayor e por fim a Puerta del Sol. No outro dia combinamos o Museo del Prado com o Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía.

1. Palacio Real de Madrid

O Palácio Real de Madrid não é a residência oficial da família real, e por isso uma grande parte dos seus inúmeros cômodos ficam abertos ao público. A construção do Palácio foi um projeto idealizado por Philip V que inicialmente deveria ter quatro vezes o tamanho que vemos hoje, mas após sua morte o projeto foi reduzido. Além da construção imponente, a decoração dos principais quartos são impressionantes tendo cada um estilo diferente. Com certeza é a atração mais interessante que visitamos em Madrid. O horário de visita do Palácio pode ser visto neste link.

Quando visitar o Palácio, aproveite para passear pelos Jardins de Sabatini localizado em uma de suas fachadas. Não é necessário comprar ingresso para entrar nos jardins.

Passagem Gastronômica - Palacio Real de Madrid - Roteiro de Madrid - Espanha Passagem Gastronômica - Palacio Real de Madrid - Roteiro de Madrid - Espanha Passagem Gastronômica - Palacio Real de Madrid - Roteiro de Madrid - Espanha

2. Catedral de la Almudena

A Catedral de la Almudena fica em frente ao Palacio Real de Madrid e é a sede episcopal da cidade. A história conta que o rei Alfonso VI encontrou em 1085 uma imagem da Virgem dentro das muralhas da cidade que havia ali sido escondida por volta do ano 712, anteriormente à invasão árabe. Nomeada como almuidana, que em árabe significa muralha da cidade, é a imagem mais antiga de Madrid, e tem sido padroeira da cidade deste então, juntamente com San Isidro.

Além da visita à igreja, é possível comprar ingresso para conhecer o museu da catedral que exibe objetos importantes na história da igreja. O mais interessante do museu é que é possível subir ao topo da catedral e admirar uma linda vista da cidade. Para saber o horário de abertura da Catedral acesse este link.

Passagem Gastronômica - Catedral de la Almudena - Roteiro de Madrid - Espanha Passagem Gastronômica - Catedral de la Almudena - Roteiro de Madrid - Espanha Passagem Gastronômica - Catedral de la Almudena - Roteiro de Madrid - Espanha Passagem Gastronômica - Catedral de la Almudena - Roteiro de Madrid - Espanha Passagem Gastronômica - Catedral de la Almudena - Roteiro de Madrid - Espanha

3. Museo del Prado

O museu mais importante da Espanha é o Museo del Prado que reúne uma vasta coleção das principais obras produzidas por artistas espanhóis, bem como de artistas de outros países da Europa. A quantidade de obras é enorme e por isso você pode gastar dias apreciando todas as obras do museu. Além disso, o museu costuma ter ótimas exibições temporárias que valem a pena visitar, para checar quais estão em exposição visite o site do Prado.

É bem importante comprar os ingressos com antecedência pois a fila para a bilheteria é bem grande. Para comprar os ingressos antecipadamente acesse este link, e para informações sobre os horários de funcionamento confira aqui.

Passagem Gastronômica - Museo del Prado - Roteiro de Madrid - Espanha

4. Templo de Debod

Este templo egípcio foi montado no Parque del Oeste por volta de 1968. Trata-se de um verdadeiro templo construído no Egito no século segundo a.c. em Devod, que foi enviado bloco por bloco para Madrid como forma de agradecimento ao governo Espanhol pela ajuda na preservação dos templos de Abu Simbel. É possível visitar a parte interna do templo durante os seguintes horários, mas o mais interessante é apreciar pelo lado de fora.

Passagem Gastronômica - Parque del Oeste - Roteiro de Madrid - Espanha Passagem Gastronômica - Templo de Debod - Roteiro de Madrid - Espanha

5. Mercado de San Miguel

O mercado de San Miguel é um dos principais mercados gastronômicos da cidade onde é possível encontrar típicos produtos espanhóis como tapas, presunto cru e paella. O mercado é bem movimentado, e a idéia é comer nos balcões das lojas. Vale a pena conhecer e experimentar os produtos servidos por lá. Para mais informações acesse o site do mercado.

Passagem Gastronômica - Mercado de San Miguel - Roteiro de Madrid - Espanha Passagem Gastronômica - Mercado de San Miguel - Roteiro de Madrid - Espanha

6. Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía

Definitivamente a obra que faz valer a visita a este museu é o quadro Guernica pintado por Pablo Picasso em 1937 em alusão ao bombardeio da cidades basca Guernica durante a guerra civil Espanhola. Na verdade esta foi a única obra que justificou nossa ida ao Reina Sofía, pois não gostamos muito do acervo de arte moderna do museu. Uma vantagem deste museu é que ele fica aberto até às 21:00 em alguns dias (mais detalhes sobre horários aqui), e por isso pode ser uma opção para quem queira fazer algo cultural depois que as demais atrações tendem a estar fechadas.

7. Plaza de España

Esta praça localizada no início da Gran Vía é famosa pelo monumento dedicado à Miguel de Servantes e sua obra Dom Quixote. Como fica numa região bem central vale a pena passar para ver o monumento.

Passagem Gastronômica - Plaza de España - Roteiro de Madrid - Espanha Passagem Gastronômica - Plaza de España - Roteiro de Madrid - Espanha

8. Plaza Mayor e Puerta del Sol

Essa são duas praças importantes na cidade de Madrid. A Plaza Mayor é famosa por sua arquitetura e por acontecimentos históricos que ali ocorreram como a beatificação do Santo padroeiro da cidade, touradas e execuções durante a época da inquisição espanhola. Já a Puerta del Sol é conhecida por ser o local onde as pessoas fazem a contagem da virada do ano, além de ser o marco zero de todas as estradas da Espanha.

Nos dias que visitamos achamos que ambas as praças acabaram ficando ofuscadas pela horda de turistas, vendedores ambulantes e artistas de ruas que encontramos por lá. De qualquer forma, como são bem centrais e próximas é interessante passar nas duas para conhecer.

Passagem Gastronômica - Plaza Mayor - Roteiro de Madrid - Espanha Passagem Gastronômica - Puerta del Sol - Roteiro de Madrid - Espanha

9. Gran Vía

Além de ser uma das principais ruas comerciais de Madrid, a Gran Vía possui prédios interessantes do ponto de vista arquitetônico. A Gran Vía foi concebida como um projeto para ligar a Calle de Alcalá à Plaza de España, o que permitiu a concepção de vários projetos arquitetônicos a serem ali executados.

blue-thin-divider

Comidas em Madrid

Quem procura o que comer em Madrid não deixe de ler nosso post sobre a Casa Lucio e sobre a Chocolateria San Gines.

Outra sugestão é o restaurante de carnes La Vaquita Argentina que serve carnes bem saborosas e um dos melhores croquetes que já comemos na vida!

blue-thin-divider

Outras Opções

Como ficamos pouco tempo na cidade não consegui fazer alguns passeios que havia pesquisado. Apesar de não ter visitado e não conseguir dar uma opinião sobre eles, parecem interessantes para quem tiver mais tempo em Madrid e quiser algumas sugestões. São eles:

1. Biblioteca Nacional de España – Além de estar localizado em um belo edifício, é possível fazer uma visita guiada pela biblioteca que deve ser obrigatoriamente agendada de acordo com as instruções do site.

2. Real Basílica de San Francisco el Grande – Uma das basílicas mais bonitas de Madrid é famosa por seu duomo que é o maior da Espanha e o quarto maior do mundo. A basílica está aberta das 8 às 12:30 (tente chegar entre 10:30 e 12:30 quando não está havendo missa e pode-se visitar o museu) de segunda à sábado, e das 16 às 18h de terça à sábado (evite também visitar nas sextas e sábados ao final da tarde quando ocorrem casamentos na basílica podendo estar inacessível).

3. Convento de las Descalzas Reales – Este convento construído por volta do século 16 é um dos prédios mais bens conservados de Madrid, onde até hoje vivem freiras e franciscanos. Existe um número limitado de visitas por dia, que são necessariamente guiadas dentro dos horários permitidos, por isso é indispensável chegar cedo e ter paciência para esperar na fila.

4. Museu Thyssen-Bornemisza – O museu exibe uma extensa coleção de obras do século 13 ao 20, englobando obras do renascimento, barroco e romantismo. Mais informações sobre o museu podem ser encontradas aqui.

5. Parque del Retiro – Este foi o primeiro grande parque de Madrid que pertencia à família real sendo posteriormente aberto ao público. O site do parque mostra as atrações que podem ser encontradas por lá.

6. Real Jardim Botânico de Madrid – O Jardim Botânico de Madrid possui diversas espécies de plantas, árvores e flores provenientes de diversos países do mundo. Para saber sobre o horário de funcionamento acesse o site oficial do Jardim Botânico.

Deixar um Comentário