sobre nóscontatolíngua | ENGLISH Portuguese
sobre nóscontato língua • ENGLISH Portuguese

Receita de Merengue Italiano

10 Janeiro 2014 Receitas Passagem Gastronômica - Receita de Merengue Italiano

O merengue italiano é o meu tipo de merengue favorito pois é bem docinho e cremoso. Essa receita de merengue italiano que aprendi na Le Cordon Bleu é fácil de fazer, e fica bem parecido com a consistência do marshmallow. Ele pode ser utilizado como base para diferentes receitas, como macarons e mousses, além de cobertura de bolos e tortas.

Seguir as dicas abaixo ajuda muito a obter um bom resultado quando fizer o merengue.

1. Claras: As claras devem estar à temperatura ambiente e não podem conter resquícios da gema.

2. Utensílios: Todos os utensílios a serem utilizados devem estar bem secos e limpos, sem qualquer resíduo de gordura.

3. Cristalização: Quando estiver preparando a calda é importante evitar a cristalização do açúcar. Para isso, passe um pincel com água com frequência ao redor do interior da panela que não está coberto com a calda.

4. Temperatura: Se você não possuir um termômetro de uso culinário pode também utilizar o seguinte truque para saber se a calda atingiu cerca de 110C. Com uma colher pegue um pouco da calda e jogue dentro de um copo com água à temperatura ambiente. Você conseguirá formar bolinhas moles com a calda mas o formato se dissipará com facilidade. Já à 120C será possível forma uma bola mais resistente, mas que quando pressionada ficará chata.

Receita de Merengue Italiano
Ingredientes
  • 120 g de clara
  • 240 de açúcar
  • 80 ml de água
Preparo
  1. Em uma panela coloque a água e o açúcar e leve ao fogo médio. Enquanto isso já deixe as claras na vasilha da batedeira, mas ainda sem bater. A mistura da panela começará a se transformar em um calda transparente e quando atingir cerca de 110C ligue a batedeira e comece a bater as claras na velocidade média. É importante que as claras já estejam bem aeradas quando você colocar a calda. Vale mencionar que se fizer uma quantidade reduzida da receita as claras (em menor quantidade) vão aerar mais rápido, por isso, pode ligar a batedeira quando a calda atingir uma temperatura maior.
  2. Continue batendo as claras em velocidade média até a calda atingir cerca de 120C. Quando atingir a esta temperatura, diminua a velocidade da batedeira e adicione a calda às claras devagar, tomando o cuidado para não tocar as pás da batedeira. Quando acabar de colocar a calda aumente a velocidade de volta para média. Se não tiver uma batedeira planetária ou Kitchen Aid, gire a vasilha, ou as pás da batedeira, para que a mistura bata como um todo.
  3. Continue batendo até que a mistura chegue à temperatura ambiente, e está pronto para usar!
http://passagemgastronomica.com.br/2014/01/receita-de-merengue-italiano/

Passagem Gastronômica - Receita de Merengue Italiano

Deixar um Comentário