sobre nóscontatolíngua | ENGLISH Portuguese
sobre nóscontato língua • ENGLISH Portuguese

A Melhor Receita de Frango Assado!

11 Dezembro 2013 Receitas Passagem Gastronômica - Receita de Frango assado

Nós adoramos as receitas do Heston Blumenthal, então resolvemos fazer um frango assado baseado na receita dele. Ficou muito bom, e apesar de dar um pouco mais de trabalho do que as receitas tradicionais, acho que vale a pena, pois o frango fica muito saboroso, macio e molhadinho! É a melhor receita de frango assado que já encontrei!

Vamos à receita! Vou quebrar em duas partes: 1) o frango em si, e 2) um molhinho ótimo que você pode fazer para acompanhar. A receita da batata assada (que também é ótima) vai ficar para um próximo post.

Receita de Frango Assado
Ingredientes
    Para o frango:
  • Solução de água com sal 6% (60g de sal para cada litro de água; você vai precisar de uns 3-5l de água)
  • 1.5-2kg de frango
  • 1 limão
  • 1 ramo de tomilho
  • 100g de manteiga sem sal (à temperatura ambiente)
  • 30ml de vinho branco seco
  • Para o molho:
  • 20ml vinho branco seco
  • 250ml caldo de galinha
  • 1 colher de chá de mostarda Dijon
Preparo
  1. Você deve começar o preparo do frango no dia anterior ao que for assá-lo. Remova as amarras do frango (se tiver) e coloque-o em um recipiente grande o suficiente para cobrir o frango. Coloque a mistura de água e sal no recipiente até que o frango esteja completamente coberto, cubra com um filme plástico e coloque na geladeira. Deixe durante a noite.
  2. No dia seguinte, remova o frango da mistura, lave-o sob água corrente para retirar o excesso de sal e seque-o bem com papel toalha. Remova o osso da sorte do frango e coloque o frango em uma bandeja de metal.
  3. Pré-aqueça o forno a 100C. Pegue o limão, faça alguns furos na casca dele, para poder soltar o suco, e coloque-o na cavidade do frango, junto com metade do seu tomilho. Pegue um pedacinho de manteiga e esfregue por toda a extensão da pele do frango. Coloque no forno, e deixe por 3 a 4 horas, até que a parte mais grossa do peito esteja a 75C.
  4. Quando chegar na temperatura, remova o frango do forno e deixe descansar por 45 minutos. Aumente a temperatura do forno para 250C ou sua temperatura máxima.
  5. Enquanto o frango descansa, coloque a manteiga em uma panela e derreta, adicionando o vinho e o resto do tomilho. Deixe a mistura ferver e retire do fogo. Você vai usar essa mistura para molhar o frango antes e durante o próximo cozimento.
  6. Depois que o frango tiver descansado, coloque-o no forno por mais ou menos 10 minutos, ou até que esteja dourado. Vá colocando a mistura de manteiga em cima dele aos poucos. Quando estiver dourado, retire do forno e coloque em uma grade para descansar (enquanto você prepara o molho). Na hora de servir, tempere com sal e pimenta à gosto (mas experimente antes, pois a carne já deve estar salgada da mistura).
  7. Quando o frango estiver pronto, coloque-o na grade (mencionado acima) e coloque a bandeja que ele estava assando sobre uma boca de forno, no fogo médio, para fazer o molho. Adicione o vinho para soltar e incorporar a gordura ao molho. Adicione o caldo de galinha, e reduza até que fique com a consistência de molho.
  8. Peneire o molho em uma panela de molho pequena. Antes de servir, misture a mostarda e esquente o molho. Tempere com sal e pimenta a gosto.
http://passagemgastronomica.com.br/2013/12/a-melhor-receita-de-frango-assado/

Passagem Gastronômica - Receita de Frango assado

Deixar um Comentário