sobre nóscontatolíngua | ENGLISH Portuguese
sobre nóscontato língua • ENGLISH Portuguese

Receita de Pão

07 Novembro 2013 Receitas Passagem Gastronômica - Receita de Pão

Esta receita de pão é fácil e deliciosa. Por não levar fermento, não é necessário trabalhar muito a massa, o que economiza tempo na hora do preparo. A textura do pão é bem macia, e você pode combinar com os ingredientes que gostar.

Receita de Pão
Ingredientes
  • 500 g de farinha para pão*
  • 10 g de bicarbonato de sódio
  • 10 g de cremor de tártaro
  • 5 g de sal
  • 30 g de manteiga (à temperatura ambiente)
  • 10 g de açúcar
  • 250 g de iogurte
  • 75 ml de leite
  • * Como algumas pessoas estavam com dificuldades de encontrar certos ingredientes da receita conversei com meu professor e ele disse que nessa receita específica é possível fazer algumas substituições. 1. Substituir as 10g de bicarbonato mais as 10g de cremor de tártaro por 20 g de fermento químico em pó. 2. Utilizar a farinha comum no lugar da de pão, pois como a massa não é trabalhada durante muito tempo não haverá muita diferença no produto final.
Preparo
  1. Misture todos os ingredientes secos e peneire dentre de um recipiente. Adicione a manteiga em pequenos pedaços e esfregue entre as palmas das mãos juntamente com a farinha, até não sentir mais nenhum pedaço de manteiga.
  2. Combine o leite com o iogurte. No recipiente da mistura da farinha com manteiga abra um buraco no meio e despeje a mistura dos dois líquidos. Misture até obter uma massa. Por causa da consistência os dedos vão ficando cheios de massa. Quando o acúmulo for grande, lave e seque bem as mãos e continue. Sei que parece besteira pois você ainda continuará misturando, mas quanto mais massa tiver mais ainda irá atrair.
  3. Assim que obter uma massa transfira para uma bancada limpa e seca. Trabalhe a massa até que ela fique mais homogênea, mas não há a necessidade de trabalhar muito (para essa, massa, de 3 a 5 minutos de sova é suficiente). Se a bancada estiver grudando coloque um pouco de farinha mas controle a quantidade para não ressecar a massa. Aliás, cuidado para não sovar demais pois isso pode desenvolver demais o glutén, o que não é desejável nessa receita.
  4. Nessa etapa você pode adicionar algum ingrediente para dar sabor ao pão como azeitonas, tomate seco e ervas. Eu adicionei uvas-passas que ficam uma delícia com esse pão. Antes de usá-las coloque de molho na água quente por cerca de 40 minutos, retirando o excesso de líquido após esse tempo, elas ficarão mais úmidas e saborosas. Aliás, a proporção que deve ser utilizada é 10 g do ingrediente desejado para cada 100 g de massa. Se optar pelo recheio, misture o ingrediente escolhido enquanto sova a massa na bancada.
  5. Deixe a massa em formato de bola. Coloque em cima de uma assadeira com papel manteiga e pressione o topo levemente para baixo achatando-o. Com a ajuda de uma peneira salpique farinha no topo e faça um corte central no topo no formato de uma cruz, em quase praticamente toda a superfície. O corte entra cerca de 1.5 cm na massa.
  6. Deixe a massa descansar por cerca de 20 minutos ou até que cresça (o tempo varia muito, dependendo da temperatura da cozinha bem como do quanto a massa foi sovada).
  7. Preaqueça o forno a 180C, e enquanto o forno esquenta coloque uma forma vazia na grade inferior à grade que utilizará para assar o pão. Ferva cerca de 300 ml de água. Assim que colocar o pão na grade de cima, jogue a água fervendo na forma vazia que já estava no forno na grade inferior e feche rapidamente, o que vai criar vapor instantâneo (muito cuidado para não se queimar com o vapor). O vapor é super importante pois ele retarda a formação da casca do pão, fazendo com que o pão tenha mais tempo para crescer e ajudando também a deixar a casca mais crocante.
  8. O pão demora entre 30-40 minutos para ficar pronto. Como varia de forno para forno, para saber se está pronto, cheque se ele está dourado e se quando bate no fundo ele produz um som oco.
http://passagemgastronomica.com.br/2013/11/receita-facil-e-pratica-de-pao/

Deixar um Comentário

2

Bah

Novembro 12, 2013

Uau, me parece bom… Com um chazinho então rs

KIsu!

Patricia Cochoni

Novembro 18, 2013

Agora com esse frio nada melhor do que chá e chocolate quente né…rsrs.