sobre nóscontatolíngua | ENGLISH Portuguese
sobre nóscontato língua • ENGLISH Portuguese

Receita de Torta Folhada com Creme de Confeiteiro

22 Novembro 2013 Receitas Torta folhada com creme patisserie e frutas

Essa receita de torta folhada com creme de confeiteiro é muito gostosa, e uma ótima opção como sobremesa, que pode ser acompanhada de sorvete num dia quente.

O principal item desta receita é o Crème Pâtissière (Creme de Confeiteiro) que ensinei neste post. Além dele, você irá utilizar como base a massa folhada. Existem boas marcas de massa folhadas já prontas no supermercado, ou se preferir, você pode preparar sua própria em casa. Para quem for utilizar a massa já pronta, verifique as instruções da embalagem.

Quem quiser a receita da massa folhada é só me pedir que ensino com o maior prazer.

Receita de Torta Folhada com Creme de Confeiteiro
Ingredientes
  • Creme de Confeiteiro
  • Massa Folhada
  • Gema
  • Frutas
  • Geléia de Damasco (opcional)
Preparo
  1. Abra a massa folhada numa espessura de cerca de 1.5 mm e aproximadamente no tamanho de uma folha A4. Pode jogar um pouco de farinha na bancada para facilitar, mas lembre-se de tirar o excesso para não ressecar a massa. Coloque em uma assadeira com papel manteiga embaixo, cubra com papel filme levemente e leve à geladeira.
  2. Depois de 15 minutos, tire da geladeira e corte a massa em um retângulo de cerca de 30 cm de altura por 13 de largura (você pode variar o tamanho de acordo com o seu gosto, mas se fizer maior tome cuidado para ter creme suficiente para recheá-la). Com o excesso da massa corte 2 tiras de 3 cm de largura da mesma altura que cortou o retângulo inicial.
  3. Com a massa na forma sobre um papel manteiga, faça furos com um garfo pela superfície do retângulo maior. Passe levemente uma mistura de gema com água com um pincél nas laterais deste retângulo para colar as faixas de 3 cm. Pressione levemente as laterais externas com os dedos juntando as duas camadas, e aplique uma segunda camada bem leve da mistura de gema e água nas faixinhas. Se colocar muito pode comprometer o crescimento da massa no forno.
  4. Leve ao forno pré-aquecido à 180C por cerca de 35 minutos. Como o tempo varia muito de forno para forno, cheque com frequência. Se durante o cozimento a parte do meio começar a levantar muito, espere até ter passado cerca de 15 minutos de forno, abra e faça um corte no meio por toda a altura da massa e pressione, fazendo com que ela murche (não tente isso antes dos 15 minutos, pois pode prejudicar o crescimento da massa). Isso é necessário pois o meio precisa estar baixo para colocar o recheio.
  5. Quando tiver crescido e dourado, tire do forno e retire a massa da forma para parar o cozimento. Use o papel manteiga que estava por baixo para ajudar a retirar a massa. Deixe esfriar cerca de 10 minutos antes de aplicar o creme.
  6. Coloque o creme na região mais baixa da torta, com o auxílio de um saco de confeiteiro (se não possuir um, pode utilizar uma colher). Lembrando que após colocar as frutas, a parte central deve estar da mesma altura das laterais, por isso a quantidade do recheio que utilizar vai depender do quanto sua massa cresceu e da grossura das frutas que utilizar.
  7. Em seguida coloque as frutas por cima do creme da forma que desejar. Se quiser dar um brilho nas frutas (o que também ajuda com a conservação) aplique geléia para brilho com um pincél por cima das frutas. Eu gosto de usar geléia de damasco dissolvida em um pouco de água pois possui um gosto bem suave, não atrapalhando o sabor dos outros ingredientes. De qualquer forma, no google você encontra diferentes receitas e opções para geléia de brilho.
http://passagemgastronomica.com.br/2013/11/receita-de-torta-folhada-com-creme-de-confeiteiro-e-frutas/

Torta folhada com creme patisserie e frutas Torta folhada com creme patisserie e frutas

Deixar um Comentário

2

Anonymous

Novembro 25, 2013

Oi Patricia!Tudo bem? Sempre que posso leio seus posts e adoro muito! A torta é linda e parece deliciosa! Poderia me ensinar a receita da massa folhada? Não gosto de comprar massa pronta, mas até hoje não achei uma receita boa. Beijos! Ariane.

Patricia Cochoni

Novembro 25, 2013

Oi Ariane, tudo bem? Poxa muito obrigada pelos elogios! Fico feliz que goste do blog! Você poderia me enviar um comentário com seu email (não se preocupa que não publico)? Aí te mando a receita da massa. Beijinhos