sobre nóscontatolíngua | ENGLISH Portuguese
sobre nóscontato língua • ENGLISH Portuguese

Torta de Maçã – Parte 2: Recheio

23 Outubro 2013 Receitas Passagem Gastronômica - Receita de Torta de Maça

Essa é a segunda parte da receita da Torta de Maçã. Não deixem de conferir a Parte 1 que traz a receita e o modo de preparo da base da torta.

Torta de Maçã – Parte 2: Recheio
Ingredientes
  • Recheio
  • 6 maçãs médias
  • 100 g de açúcar refinado
  • fava de baunilha ou essência de baunilha
  • 50 g de manteiga (opcional)
  • raspas e suco de meio limão (de preferência siciliano)
  • canela à gosto (opcional)
  • Decoração
  • 3-4 maçãs
  • manteiga
  • mel (opcional)
  • canela à gosto (opcional)
Preparo
  1. Recheio
  2. Descasque a maçã e retire o caroço. Corte metade das maçãs em cubos de cerca de 2 a 3 cm. Em uma panela coloque a manteiga e os cubos de maçã em fogo médio. Retire as sementes da baunilha e adicione juntamente com a fava na panela, ou ao invés da baunilha fresca pode adicionar a essência. Adicione também o suco de limão e as raspas, juntamente com metade do açúcar.
  3. Corte um círculo com papel manteiga do mesmo diâmetro da panela e faça um pequeno buraco no meio para permitir a saída do vapor. Coloque o papel diretamente sobre as maçãs. De vez em quando mexa a panela para que todos os cubos cozinhem homogeneamente.
  4. Enquanto as maçãs cozinham corte o restante das maçãs em cubos do mesmo tamanho. Se preferir pode cortar todas as maçãs de uma vez só no começo, colocando um pouco de limão para que não escureçam. As maçãs são inseridas em etapas distintas para que você obtenha texturas diferentes no recheio.
  5. Quando as maçãs na panela estiverem começando a quebrar e ficarem macias adicione o restante das maçãs e do açúcar. Recoloque o círculo de papel manteiga sobre as maçãs. Assim que as últimas maçãs que foram colocadas estiverem macias retire do fogo. Espalhe o recheio sobre uma forma seca e limpa para que esfrie mais rápido e pare o cozimento.
  6. Depois que estiver esfriado um pouco, coloque o recheio na massa de torta já assada.
  7. Decoração
  8. Preaqueça o forno à 225C.
  9. Descasque as maçãs e retire o caroço. Utilizando um fatiador, corte as maçãs bem finas e ajeite sobre o recheio em círculos (um círculo na parte de fora e outro mais central), cada pedaço levemente sobrepondo o outro até que o círculo inteiro esteja formado. Cubra toda a superfície até que o recheio não esteja mais visível.
  10. Derreta um pouco de manteiga e adicione canela à gosto. Pincele a mistura sobre as maçãs e leve ao forno por cerca de 10 minutos ou até que as maçãs estejam douradas. Quanto mais douradas mais crocantes as maçãs estarão.
  11. Saindo do forno, você pode pincelar mel (previamente aquecido para amolecer) sobre as maçãs, adicionando mais canela se desejar.
http://passagemgastronomica.com.br/2013/10/torta-de-maca-parte-2-recheio/

Deixar um Comentário

4

Bah

Novembro 6, 2013

Hmmm deve ter ficado uma delícia! Só faltou uma fotinho de dentro, como ela fica cortada!

Kisu!

Patricia Cochoni

Novembro 8, 2013

Hahahha pensei a mesma coisa! Lembrei que não tinha tirado só depois que já tínhamos devorado praticamente a torta toda…rsrs. Vou tentar nas esquecer das próximas vezes…rsrs. Beijinhos

ledi

Maio 12, 2016

Esta torta de maça é divina.
Estou fazendo pela segunda vez espero que fique melhor ou tão boa quanto a primeira.
Obrigada.

Patricia Cochoni

Maio 16, 2016

Que bom que você gostou!! Os sabores são simples, mas gostosos.
= )
Beijos