sobre nóscontatolíngua | ENGLISH Portuguese
sobre nóscontato língua • ENGLISH Portuguese

Torta de Maçã – Parte 1: Massa da Torta

21 Outubro 2013 Receitas Passagem Gastronômica - Receita de Torta de Maça

Semana passada na Le Cordon Bleu aprendi diversas tortas de frutas. Uma delas foi a torta de maçã, que fica bem gostosa e leve pois não leva leite ou creme no recheio. É uma ótima sugestão como sobremesa, acompanhada de sorvete de baunilha ou para comer com café ou chá.

Vou dividir a receita em dois posts pra facilitar. Neste primeiro post vou passar a receita da massa utilizada para essa torta, que pode ser usada também com outros recheios. As instruções do preparo ficaram longas porque tentei dar a maior quantidade de detalhes possível. Mas a massa não demora pra fazer e seguindo as dicas que passei fica bem mais fácil acertar. Para visualizar a forma do preparo do recheio é só clicar aqui.

Torta de Maçã – Parte 1: Massa da Torta
Ingredientes
  • 125 g de manteiga
  • 50 g de açúcar refinado
  • 50 g de ovo
  • 200 g de farinha
  • 2 g de sal
  • raspas de meio limão siciliano
  • essência de baunilha
  • farinha para polvilhar
  • *OBS: Todas os ingredientes devem estar à temperatura ambiente.
Preparo
  1. Coloque a manteiga em um recipiente junto com o açúcar. Bata a mistura até que os dois ingredientes fiquem bem incorporados. Quebre o ovo e bata levemente para que a gema se misture à clara e adicione à mistura de manteiga e açúcar. Vá adicionando em pequenas etapas, misturando cada parte do ovo antes de adicionar mais. Sempre raspe o excesso que grudar na lateral do recipiente, juntando à parte principal da mistura.
  2. Adicione a baunilha e as raspas de limão ao recipiente e misture. Peneire a farinha e o sal e vá adicionando à mistura gradualmente. Assim que obter uma massa homogênea, passe para uma bancada limpa e seca, que não esteja quente. Sove delicadamente a massa até que fique com a textura e coloração homogênea e macia.
  3. Coloque a massa sobre um papel filme, deixando em um formato circular e achatado (como um disco mais grosso) antes de cobrir completamente para facilitar o manuseio mais tarde. Cubra totalmente com o papel filme e leve à geladeira por cerca de 30 minutos.
  4. Passado os 30 minutos, preaqueça o forno à 190C. Tire a massa da geladeira e sove delicadamente por cerca de 10 segundos para que ela fique maleável, moldando para que volte ao formato anterior (circular e achatado). Polvilhe a bancada com farinha e com um rolo vá abrindo a massa. Se sentir que a massa começa a grudar vá polvilhando mais farinha, tomando o cuidado para não exagerar na quantidade para não deixar a massa seca. Para manter o formato redondo vá virando a massa em semi círculos a cada vez que passar o rolo. Continue passando o rolo até atingir uma espessura em torno de 0.5 cm.
  5. Com um pincel, retire o excesso de farinha e coloque a massa na forma de torta, que deve ser de fundo falso e com cerca de 20 cm de diâmetro e 5 cm de altura. Coloque a massa no fundo da forma, e ajeite a massa nas laterais delicadamente, pressionando levemente a massa contra toda a superfície. Deixe as sobras de massa ultrapassarem as laterais superiores, sobrando do lado de fora da forma. Leve à geladeira por cerca de 5 minutos. Retire da geladeira e passe o rolo pelo topo da superfície, cortando o excesso de massa, ou utilize uma faca para tirar o excesso de massa (a massa deve terminar no topo da forma).
  6. A massa será assada em duas fases, sendo que na primeira será necessário usar feijões crus para fazer peso sobre a massa para ela não subir e ficar mais crocante. Para que os feijões não grudem na massa coloque uma folha de papel manteiga entre os dois, ou coloque uma camada de papel filme que seja resistente ao calor e possa ser levada ao forno (cheque nas informações da embalagem do produto).
  7. Com o forno preaquecido à 190C, coloque a forma para assar por cerca de 15 minutos. O tempo vai depender de cada forno, mas assim que as laterais estiverem começando a dourar a primeira fase está pronta. Retire a forma do forno e retire os feijões e o papel manteiga. Volte para o forno por mais 10 minutos ou até que o fundo da torta esteja assado, sem estar macio ao toque ou levemente úmido. Retire do forno e deixe esfriar à temperatura ambiente.
http://passagemgastronomica.com.br/2013/10/torta-de-maca-parte-1-massa-da-torta/

Deixar um Comentário

2

Bah

Novembro 6, 2013

Que delícia vc dividir uma receita de um lugar super conceituado Paty! Adorei!

Kisu!

Patricia Cochoni

Novembro 8, 2013

Vou tentar colocar mais receitas da Cordon Bleu aqui. É que tem umas que são impraticáveis pois o nível de manteiga é absurdo…hahahaha. Obrigada pelo elogio!! Beijos e um ótimo fim de semana!